Como controlar a hipertensão com dieta?

8 de novembro de 2019
A pressão alta é um inimigo mortal da saúde das pessoas. Portanto, hoje vamos explicar como controlá-la com a dieta.

A pressão alta é um dos problemas de saúde mais comuns na sociedade do século XXI. Trata-se de uma condição que, em grande medida, é influenciada pelos alimentos. Portanto, é possível controlar a hipertensão com dieta.

Controle da hipertensão

 

A hipertensão é uma condição de saúde caracterizada por pressão sanguínea alta.

A pressão alta, como demonstrado por uma variedade de pesquisas científicas, é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares.

Além disso, a hipertensão está diretamente relacionada à doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e outras doenças cardíacas.

Sendo assim, é importante evitá-la, bem como controlar a hipertensão quando já sofremos com ela, pois coloca nossa saúde e nossas vidas em sério risco.

Controlar a hipertensão com dieta

Frutos secos para controlar a pressão

Além dos benefícios de uma dieta saudável para perda de peso, o que você come diariamente pode ajudá-lo a controlar a pressão alta.

No entanto, devemos lembrar que as informações que oferecemos neste artigo são gerais. A primeira e mais importante recomendação que lhe daremos é a seguinte: consulte um nutricionista. Afinal, é a pessoa mais adequada para indicar uma dieta oportuna de acordo com suas necessidades e seu estado de saúde.

Dito isto, forneceremos uma série de recomendações que podem ajudá-lo a controlar a hipertensão de maneira muito eficaz.

Leia também: Como eliminar o sal acumulado no seu corpo

Controlar a hipertensão com dieta: orientações gerais

Primeiramente, oferecemos algumas dicas que qualquer pessoa pode aplicar para evitar e controlar a hipertensão. Posteriormente, indicaremos os detalhes de uma dieta específica para pacientes hipertensos.

  • Prefira alimentos que são naturalmente baixos em gordura. É o caso de frutas, vegetais ou grãos integrais, entre outros.
  • Acostume-se a ler os rótulos dos produtos que compra: preste atenção aos níveis de gordura saturada.
  • Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, pois eles representam um fator de risco para o desenvolvimento de pressão alta. Entre eles se encontram, por exemplo, queijos duros, gemas de ovos, creme de leite, leite integral, manteiga, sorvete e carnes gordurosas.
  • Escolha proteínas magras. É o caso de frango sem pele, carne magra, soja e produtos lácteos desnatados.
  • Ao ir ao supermercado e ler os rótulos, preste atenção especial aos produtos que incluem a palavra “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado”. Não compre esses alimentos, pois eles têm grandes quantidades de gorduras trans e saturadas.
  • Evite produtos processados, tanto quanto possível.
  • Diminua ao máximo os alimentos fritos.
  • Reduza a ingestão de produtos já preparados, mas de venda comercial. Nessa linha estão as rosquinhas, biscoitos, pães embalados e assim por diante. Não importa se são doces ou salgados: eles estão cheios de gorduras saturadas.
  • Tenha muito cuidado com a preparação de alimentos. Para obter proteínas mais saudáveis, alimentos como frango, carne e peixe devem ser previamente fervidos e depois levados ao forno.
  • Evite fritar a comida, bem como adicionar molhos e temperos cheios de gordura.
  • Elimine a ingestão de fast food.

Dieta DASH para controlar a hipertensão

Médico controlando a pressão sanguínea

Já demos a você uma extensa lista de dicas que podem ajudá-lo a controlar a hipertensão e evitá-la se, felizmente, você não a tiver. Agora é hora de apresentar uma dieta projetada especificamente para controlar a hipertensão: a dieta DASH.

A sigla DASH (do inglês “Dietary Approach to Stop Hypertension”) significa Abordagens Dietéticas para deter a Hipertensão. Trata-se de uma dieta cujo princípio fundamental é deter a hipertensão. Isso é conseguido, geralmente após algumas semanas, aplicando todos os seus conceitos.

Descubra: 5 modos de eliminar o excesso de sal e gordura do organismo

Princípios da dieta DASH

Ela foi projetada precisamente para superar problemas com pressão alta. Entretanto, é claro que é necessária a consulta com um nutricionista para fornecer mais detalhes:

  • Reduza a ingestão de sódio (sal) para menos de 2,3 miligramas por dia. A ingestão ideal de sal por dia é de 1,5 miligramas.
  • É necessário ter em mente o seguinte: nas etiquetas dos produtos nem sempre encontrará a palavra sal, mas sódio.
  • Diminua a ingestão total de gordura para apenas 27% das calorias diárias e menos de 6% de gordura saturada.
  • Prefira laticínios com pouca gordura, uma vez que foi confirmado que isso ajuda a reduzir a pressão arterial.
  • Tente escolher apenas gorduras monoinsaturadas, presentes no azeite de oliva, por exemplo.
  • Tente comer grãos integrais em vez de produtos refinados.
  • Inclua verduras e frutas em sua dieta diária, pois a contribuição de fibras e potássio o ajudará a baixar sua pressão arterial.
  • Coma frutos secos diariamente.
  • Reduza o consumo de proteínas para menos de 18% do total de calorias diárias.
  • Inclua 30 gramas de fibra por dia.

E tenha em conta que a consulta e controles com o seu médico são fundamentais para a sua saúde.