Dieta para melhorar o estado de ossos e articulações
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
No final do dia, você sente dor em seus ossos e articulações? Doem os joelhos ao subir escadas? Este incômodo fica mais intenso quando faz frio ou então durante a noite? Então você já sabe que seu problema é o mesmo sofrido por cerca de 20% da população. Artrite, desgaste, ou inclusive osteoporose.
O que podemos fazer? Em primeiro lugar, precisamos compreender que os problemas das articulações não são resolvidos facilmente. Devemos alterar alguns de nossos hábitos e sermos persistentes no plano que apresentaremos a seguir. Com estas dicas e com um tratamento médico adequado, você irá obter uma melhor qualidade de vida.
1. Qual é a melhor dieta para melhorar o estado de ossos e articulações fracas?
Para melhorar o estado de nossos ossos e articulações, devemos seguir dois planos muito concretos:
- Uma dieta depurativa: iniciaremos nosso tratamento caseiro eliminando as toxinas que degradam nossas células, que adoecem os tecidos e debilitam nossos sistemas até envelhecê-los. Este acúmulo de elementos danosos enfraquece, por exemplo, a cartilagem, e também causa a perda de massa óssea. Sabemos que as bebidas com gás e os alimentos ricos em gordura provocam a perda do cálcio, essencial para fortificar nossos ossos e dentes. Assim, o primeiro passo será iniciar uma dieta depurativa.
- Uma dieta reconstrutiva: qual é a finalidade de seguir uma dieta reconstrutiva? Obter nutrientes e enzimas essenciais que permitem reconstruir as cartilagens e favorecer a regeneração celular. Tecidos livres de toxinas, ricos em minerais e vitaminas adequadas, possibilitarão manter as articulações mais fortes e firmes.
Dieta depurativa para ossos e articulações
Seria muito adequado que seguíssemos esta dieta depurativa pelas manhãs. Você vai ingerir alimentos muito ricos em vitaminas e minerais, ideais para começar o dia. São propostas deliciosas, saudáveis e principalmente muito úteis para eliminar toxinas, evitar a retenção líquida e combater a prisão de ventre. Tome nota!
Leia também: Menus para aliviar a prisão de ventre que você vai gostar
Sugestões para o café da manhã
- Em jejum, começaremos o dia com um copo de água morna com limão. Também há outro remédio maravilhoso para depurar e melhorar as funções do fígado. Do que se trata? De uma colher de azeite de oliva com algumas gotas de suco de limão. Ao longo da semana você pode alternar as duas opções.
- Um prato com 15 uvas e duas fatias de abacaxi
- Chá verde
- Chá de boldo
- Uma taça de morangos com kiwi
- Suco de pêssego
- Leite de amêndoas
- Suco de nopal (cacto) com suco de laranja: esta combinação é tão saudável quanto maravilhosa. Nos permitirá obter inúmeros nutrientes e depurar nosso organismo ao mesmo tempo. Como devemos prepará-la? Muito fácil. Vamos precisar de uma folha de nopal de tamanho médio. Primeiro iremos fervê-la em 200 ml de água quente, até que fique bem macia. Depois iremos obter o suco de duas laranjas e bater no liquidificador junto com o nopal e com a água que usamos para fazer o cozimento. Devemos obter um suco bem homogêneo. Se o sabor for muito forte, você pode acrescentar um pouco de mel.
- Um copo de aveia com uma maçã verde
Propostas para o seu almoço
- Brócolis cozido no vapor
- Cenoura com arroz integral
- Berinjela ao forno
- Sanduíche de pão integral com abacate, mostarda e tomate
- Salada de repolho com pepino, abacaxi, espinafre e sementes de abóbora
- Suco de beterraba com maçã e um omelete com alho
- Salada de alface, abacaxi, brócolis cru em pedaços bem pequenos, abacate e amêndoas
Leia também: Deliciosa salada de maçã verde e salsão
Dieta reconstrutiva para os ossos e articulações
A dieta reconstrutiva pode ser seguida nos jantares ou nos almoços. A finalidade é simples: vamos regenerar a cartilagem e nutrir o organismo através de alimentos essenciais, com os quais poderemos fortalecer os ossos e articulações. Explicaremos a seguir como fazer isso:
- Lentilhas
- Bacalhau ao forno com tomate
- Grão de bico
- Sopa de cenoura
- Peito de frango com limão
- Ovos gratinados
- Tomates recheados com peito de peru
- Pão integral de centeio com um omelete com alho ou cebola
- Salmão ao forno com limão e molho de pimenta
- Sardinha
- Gelatina (a gelatina é maravilhosa para regenerar a cartilagem)
Para concluir, queremos lembrar que, assim como precisamos melhorar a nossa dieta incluindo alimentos depurativos e nutritivos, é essencial também que você melhore seus hábitos de vida. Evite bebidas com gás, comida industrializada e pré-cozida. Tente beber mais líquido ao longo do dia e aumente o consumo de frutas ricas em vitamina C.
O exercício deve ser moderado. Se você tiver problemas nos ossos e articulações, há situações em que os exercícios muito intensos podem causar mais problemas do que benefícios, por isso é melhor praticar atividades simples. Sair para caminhar pelas manhãs ou nadar três vezes por semana é, sem dúvida, o mais adequado nestes casos.
Cuidado também com toda a medicação que costuma tomar para aliviar suas dores articulares. Os anti-inflamatórios costumam prejudicar bastante a saúde do fígado, por isso tente combiná-los com remédios naturais. O chá de gengibre sempre oferece um bom resultado e pode ser uma ótima opção. Siga estes conselhos e melhore com eles a sua qualidade de vida, começando hoje mesmo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Shaw G., Barthel AL., Ross M., Wang B., et al., Vitamin C enriched gelatin supplementation before intermittent activity augments collagen synthesis. Am J Clin Nutr, 2017. 105 (1): 136-143.
- Jayachandran M., Chen J., Chung SSM., Xu B., A Critical review on the impacts of b glucans on gut microbiota and human health. J Nutr Biochem, 2018. 61: 101-110.
- Stokes T., Hector AJ., Morton RW., McGlory C., et al., Recent perspectives regarding the role of dietary protein for the promotion of muscle hypertrophy with resistance exercise training. Nutrients, 2018.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.