Dieta da laranja para emagrecer e ficar saudável
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Conhecemos muitas das propriedades que a laranja tem; esse cítrico repleto de vitamina C que impede que adoeçamos no inverno, por exemplo. Mas, além disso, essa deliciosa fruta tem a capacidade de nos ajudar a perder peso e de nos fazer sentir muito melhor. Conheça mais sobre a dieta da laranja.
Por que consumir laranja?
São tantos os benefícios das laranjas que não temos linhas suficientes para detalhá-los um por um. Com um sabor característico, intermediário entre o ácido e o doce, um aroma perfumado e uma cor que chama a atenção, a laranja é uma fruta muito valorizada.
Podemos dizer que é das mais “consentidas” do reino frutífero (se é que existe um reino frutífero), e isso se deve a várias razões. Não só por ser muito rica em vitaminas, mas porque ela também contribui com uma grande quantidade de benefícios para o nosso organismo.
Quer saber quais são as principais vantagens de comer laranjas? Responderemos essa pergunta a seguir:
Limpa as gengivas e a língua
O suco de laranja natural ajuda também a evitar a secura da boca, a desinflamar as gengivas (perfeito se tiver gengivite), a curar aftas e a ter uma boa saúde oral.
Também é possível esfregar o interior da casca da fruta depois de escovar os dentes ou aplicar a parte branca dos gomos para curar as erupções.
Elimina infecções na garganta
O suco de laranja limpa os resíduos tóxicos e as bactérias que se acumulam nas amígdalas, em particular, e na garganta em geral. Não coe o suco, para que assim a polpa possa lavar a garganta.
Aumenta as defesas
Com certeza essa é a propriedade mais conhecida das laranjas. “Coma laranjas assim você não vai ficar doente”, sua mãe já lhe disse até o cansaço. E tinha (ou tem) toda a razão. Isso se deve à vitamina C que a fruta oferece.
Já é sabido: um suco ou uma laranja por dia afasta a gripe, a tosse e a congestão nasal.
Descubra: 8 sintomas da deficiência de vitamina C
Limpa os intestinos
Pouco a pouco vamos entrando no assunto principal deste artigo, que é perder peso consumindo laranjas.
Bem, um dos motivos pelos quais esse cítrico serve para emagrecer é porque ele ajuda a eliminar todas as toxinas e o que se acumular nos seus intestinos, evitando a constipação, por exemplo.
Tome cuidado com as quantidades, porque elas podem causar o efeito contrário e você pode ter diarreia. O importante é que ela ajuda a remover os resíduos que “grudam” nas paredes do intestino.
Dieta da laranja
Agora sim, falaremos do que interessa, como emagrecer com a dieta da laranja. Você não tem que passar um mês comendo só essa fruta, mas precisa beber dois litros de suco de laranja diariamente (um litro em jejum e outro à tarde).
Sempre é preciso esperar meia hora para tomar o café da manhã e não beber a segunda porção, pelo menos, até duas horas depois do almoço ou da última ingestão.
Leia também: 5 mitos sobre o café da manhã saudável
Outro aspecto vital: o suco tem que ser recém-espremido, portanto, não o prepare de manhã para beber de tarde nem no lanche para o dia seguinte. Usando um bom espremedor, vai demorar cinco minutos para obter seu litro de suco preparado.
Segundo o tamanho da fruta e a quantidade de suco que tiver cada uma, um litro equivale a aproximadamente 16/18 laranjas. Aproveite o desconto por comprar muitos quilos! (Assim você não vai ter que ir no mercado todos os dias).
Nunca consuma suco de laranja enlatado ou engarrafado, por mais que o assegurem que ele é o mais natural do mundo.
E o que mais tenho que comer na dieta da laranja?
Não se trata unicamente de beber suco de laranja, mas também de levar uma dieta saudável e equilibrada, fazer esportes e manter bons hábitos para a sua saúde. No que se refere à alimentação, lembre-se:
- Coma muitas frutas e vegetais crus.
- Não se esqueça dos legumes.
- Consuma frutas secas.
- Prefira farinhas integrais.
- Não coma doces, sobremesas ou guloseimas.
- Não beba refrigerantes, café nem bebidas alcoólicas.
- Prefira o chá ao café.
Com relação ao exercício, procure cumprir com uma rotina de meia hora, duas ou três vezes por semana.
Pode sair para caminhar, andar de bicicleta, correr, levar o cachorro para passear, brincar com seus filhos, dançar, subir pelas escadas ou nadar. Não é necessário se inscrever em uma academia!
Por último, quanto aos hábitos saudáveis, não se esqueça de:
- Dormir 8 horas por dia (seguidas)
- Não fumar
- Eliminar o estresse
- Praticar a meditação, ioga, taichi ou o que quiser
- Reduzir as pressões e obrigações
Além de perder peso e de se sentir melhor, com essa dieta do suco de laranja você vai poder:
- Limpar o sangue
- Melhorar o trabalho do fígado
- Ter uma pele mais bonita
- Dissolver os resíduos do estômago
- Curar úlceras estomacais
- Prevenir ou curar infecções
- Cicatrizar feridas
- Tratar a pancreatite
- Melhorar a fluidez da bílis e o suco pancreático
- Combater a constipação
- Melhorar as hemorroidas
- Desinfetar e limpar o cólon
- Remover as mucosidades do corpo
- Fortalecer o sistema imunológico
- Reforçar a saúde dos rins
- Melhorar a capacidade das glândulas
- Tratar quistos, tumores, ulcerações
- Reduzir a inflamação da bexiga
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Astiazarán, I., and A. Martínez. “Alimentos, composición y propiedades de la naranja.” (2002): 300.
- Calderón, P. “Determinación de las propiedades antioxidantes de jugos de naranja comerciales sometidos a distintas condiciones de almacenamiento [Tesis para optar el título de Químico Biólogo].” Guatemala julio del (2007).
- Dominguez, M., J. M. Arias, and J. M. Pinillos. “Propiedades de zumo de naranja concentrado: conductividad, calor especifico, entalpia y viscosidad.” Refrigeraciön Frial 45 (1997): 35-39.
- Federación Española de Nutrición (FEN). La naranja.
- García, D. ¡Que se le van las vitaminas! Mitos y secretos que solo la ciencia puede resolver. Editorial Paidós.
- Morilla Cabezas, M. Beneficios psicológicos de la actividad física y el deporte. Diciembre 2001.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.