Dieta da cerveja: dieta saudável?

É possível beber cerveja e perder peso, desde que não tenha álcool e a dieta seja variada e hipocalórica.
Dieta da cerveja: dieta saudável?

Última atualização: 03 Fevereiro, 2021

Como todas as bebidas alcoólicas, a cerveja carrega uma má reputação que é amplamente justificada. Agora, e quanto à dieta da cerveja? Pode ser tão benéfica quanto se propõe ou é uma opção que deve ser melhor estudada antes de ser adotada?

Especialistas em saúde indicam que beber álcool diariamente não é recomendado para a saúde. Nem mesmo quando feito com moderação. Porém, há quem acredite que certos benefícios poderiam ser obtidos ignorando essas duas orientações e recorrendo à dieta da cerveja.

Devido ao seu teor alcoólico, não é recomendável fazer um alto consumo de cerveja, muito menos no dia a dia. No entanto, o consumo moderado de cerveja pode ser aceitável, desde que não seja alcoólica. Vamos ver mais sobre o assunto abaixo.

A barriga de cerveja é apenas um mito

Praticamente todo mundo associa o consumo de cerveja a um aumento na circunferência abdominal

Praticamente todo mundo associa o consumo de cerveja a um aumento na circunferência abdominal, que é popularmente conhecida como “barriga de cerveja”. Na verdade, um estudo científico publicado na revista Diabetología relaciona o consumo de álcool a um risco aumentado de obesidade e diabetes.

Por outro lado, o consumo excessivo de cerveja gera gases. Assim, o consumo de bebidas carbonatadas não é recomendado para todos aqueles indivíduos que sofrem de problemas gastrointestinais.

Porém, apesar do consumo de álcool estar positivamente relacionado ao ganho de peso, é possível beber cerveja e manter a composição corporal. Desde que seja realizada uma alimentação equilibrada do ponto de vista calórico.

A dieta da cerveja

Quando mencionamos a expressão “dieta da cerveja”, não estamos nos referindo a um consumo alimentar à base de cerveja. Em vez disso, estamos indicando que você pode consumir cerveja quando estiver fazendo dieta para perder peso.

Como mencionamos, o consumo de cerveja sem álcool é possível dentro do quadro de dietas para perder peso.

A cerveja tem propriedades nutricionais

Em primeiro lugar, no meio de uma dieta pode-se beber uma certa quantidade de cerveja sem medo de engordar. Cada cerveja de apresentação padrão (33 centilitros) contém apenas 148 calorias. Se você optar pela apresentação sem álcool, consumirá apenas cerca de 68 calorias por cerveja.

Esta última é a mais recomendada. Não só porque contém menos calorias, mas também para evitar o consumo de álcool, que na verdade é a fonte da má fama da cerveja. Na verdade, o consumo de álcool está associado a um risco aumentado de doenças de vários tipos, de acordo com um estudo publicado em 2017.

Por sua vez, a cerveja é rica em minerais e vitaminas (principalmente as do complexo B).

Aspectos que você deve considerar na dieta da cerveja

Aspectos que você deve considerar na dieta da cerveja

Não é uma dieta em si

A cerveja não substitui nenhum alimento. No entanto, pode ser incluída na dieta. Lembre-se disso como uma bebida que contém vitaminas, minerais e antioxidantes.

Por exemplo, se você gosta de uma bebida, a cerveja sem álcool é muito mais benéfica para o seu corpo e muito mais baixa em gordura do que um refrigerante ou um suco pasteurizado comercial, que tem um alto teor de açúcar e fornece muitas calorias, até em suas apresentações lights.

Seu consumo deve ser moderado e não deve ser combinado com produtos hipercalóricos

O que é considerado moderado é um consumo diário de 2 ou 3 cervejas, no caso dos homens. E para as mulheres, entre 1 e 2. Uma ingestão maior do que a descrita pode não ser saudável.

Enfim, lembre-se de que o consumo de cerveja é muito mais calórico do que o consumo de água. Por isso, você deve ajustar a sua dieta alimentar para reduzir a energia fornecida por outros alimentos e, assim, criar um défice calórico que lhe permita perder peso.

Use-a como um hidratante após o exercício

Você sabia que a cerveja pode ser uma ótima opção para reidratar e reabastecer sais minerais após o exercício? Claro, sempre com moderação e, se possível, em sua versão sem álcool.

A cerveja tem maltodextrina, um tipo de carboidrato que favorece a recuperação de líquidos após a atividade física.

Você pode incluir cerveja sem álcool na sua dieta e perder peso

É possível incluir cerveja na dieta e perder peso. Desde que seja criado um déficit calórico, a perda de peso é garantida. No entanto, apesar de a “dieta da cerveja” funcionar, os especialistas não recomendam a ingestão dessa bebida. E muito menos da sua variedade com álcool.

Existem outros alimentos ricos em vitaminas de qualidade muito superior ao da cerveja. No entanto, você recorrer à cerveja se as bebidas com gás e com poder refrescante te agradam. Lembre-se de fazer isso com moderação, manter uma alimentação variada e saudável e evitar preparações alcoólicas.

It might interest you...
Truques mentais que te ajudarão a perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Truques mentais que te ajudarão a perder peso

Existem alguns truques mentais que você pode aplicar diariamente para perder peso de uma maneira mais efetiva. O mais importante é manter a consist...

 



  • He X., Rebholz CM., Daya N., Lazo M., Selvin E., Alcohol consumption and incident diabetes: the atherosclerosis risk in communities (ARIC) study. Diabetologia, 2019. 62 (5): 770-778.
  • Bishehsari F., Magno E., Swanson G., Desai V., Voigt RB., et al., Alcohol and gut derived inflammation. Alcohol Res, 2017. 38 (2): 163-171.