O que caracteriza a dieta asiática?

Quer saber mais sobre a dieta asiática? Descubra os seus benefícios e alguns pratos que você pode incorporar no seu dia a dia.
O que caracteriza a dieta asiática?

Última atualização: 12 Outubro, 2021

A dieta asiática é uma dieta tradicional típica dos países asiáticos. É considerada uma das mais saudáveis do mundo, já que a população que a ingere é mais longeva do que a que consome a dieta ocidental.

Os principais ingredientes da dieta asiática (que inclui pratos da Índia, Japão, China e Tailândia) são arroz, frutas e vegetais, frango, peixe, mariscos, macarrão de arroz e ovos. Nas preparações não há excesso de gorduras ou açúcares e os pratos costumam ser cozidos no vapor ou refogados.

A seguir, explicamos mais sobre seus benefícios, características e contraindicações. Portanto, se você quiser saber detalhes sobre a dieta asiática, continue lendo.

Benefícios da dieta asiática

A dieta asiática tem vários benefícios. Contamos alguns para que você entenda um pouco mais como essa diretriz alimentar pode prolongar sua vida e mantê-lo saudável e ativo.

1. Ajuda a perder peso

Em um estudo realizado com pessoas com sobrepeso por 28 dias, que mantiveram uma dieta à base de frutos do mar, leguminosas, frutas e algas marinhas, concluiu-se que houve perda de peso e melhora no perfil do colesterol. Nas pesquisas posteriores, os participantes estavam com uma melhor forma física. Os cientistas acreditam que o efeito obtido se deve à alteração da microbiota intestinal.

Em países como o Japão, apenas 3% da população feminina é obesa, segundo um estudo publicado no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition.

Excesso de peso controlado pela dieta asiática
O sobrepeso, a obesidade e o perfil perigoso do colesterol podem ser controlados com uma dieta asiática.

2. Garante uma maior longevidade

As Ilhas Okinawa são o lar dos idosos mais velhos do mundo. Acredita-se que seja devido à dieta, já que eles consomem mais carboidratos do que proteínas.

Estudos com ratos afirmam que a dieta japonesa, especificamente, aumenta a longevidade e diminui os problemas de aprendizado e memória. Outra pesquisa indica que o mesmo padrão está relacionado a uma terceira idade mais ativa e a uma melhor qualidade de vida.

Acredita-se que seja devido à maneira como os alimentos são cozidos. A maioria deles é comida crua ou cozida, para que vitaminas e minerais não sejam perdidos. Além disso, os pratos são pequenos e variados, em porções reduzidas.

Desvantagens da dieta asiática

Embora tenha benefícios significativos, a dieta asiática pode ter algumas desvantagens, como o seu alto teor de sal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer apenas 5 gramas de sal por dia.

A alta ingestão de sal leva a problemas como pressão alta e aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames.

A hipertensão é uma doença em que os vasos sanguíneos apresentam uma tensão persistentemente elevada. Isso pode causar danos às paredes dos mesmos.

Com o consumo excessivo de sal, o cérebro libera um hormônio chamado vasopressina, que ajuda a aumentar a pressão arterial. Gera-se um círculo vicioso que aumenta o risco de morte prematura e pior qualidade de vida.

Pratos que fazem parte da dieta asiática

Listamos alguns pratos populares e tradicionais da culinária asiática que você precisa conhecer. Anime-se a experimentá-los!

Dim sum (China)

O Dim sum é uma receita chinesa que pode ser feita com massa de trigo, arroz e tapioca. Eles são recheados com carne, vegetais, peixes ou frutos do mar.

Você também pode fazer misturas. Trata-se de uma massa recheada que pode ser cozida no vapor, frita, fervida ou grelhada.

Sukiyaki (Japão)

Sukiyaki é um prato japonês no estilo nabemono, o que significa que é cozido em panelas de barro ou ferro fundido. Este guisado é feito com tiras finas de carne cozida em molho de soja adoçado. Leva tofu, caldo de peixe e vegetais. Os ingredientes são deixados de molho em um ovo cru batido.

Pad thai (Tailândia)

Um macarrão de arroz refogado com ovos, tofu, carne ou frutos do mar, amendoim picado e vegetais. Levam molho de peixe e outros condimentos. É o prato nacional da Tailândia.

Ramen (Japão)

Ramen é um caldo feito de carne de porco, frango e vegetais. Tem molho de soja, alga kombu e katsuobushi. Geralmente é servido com carne de porco.

Bibimbap (Coréia)

Este prato é uma tigela de arroz com legumes e carne. Na hora de comer, deve-se misturar todos os ingredientes e acrescentar óleo de gergelim e gochujang.

Prato coreano Bibimbap
Os pratos da culinária coreana, como o bibimbap, combinam carboidratos e proteínas.

Frango Tandoori (Índia)

O frango Tandoori é um frango assado típico da culinária indiana. Era originalmente cozido em tandoors, que são fornos de barro em forma de sino.

O frango é marinado com iogurte e uma mistura de especiarias chamada garam masala, que inclui alho, gengibre, cominho, páprica e cúrcuma.

Pode interessar a você...
Quais são os benefícios da comida tailandesa?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Quais são os benefícios da comida tailandesa?

A comida tailandesa é um reflexo dos seus valores nutricionais e culturais e oferece diversos benefícios para a saúde. Saiba mais aqui!



  • Masaki Asano. Abdominal Fat in Individuals with Overweight Reduced by Consumption of a 1975 Japanese Diet: A Randomized Controlled Trial. Obesity (Silver Spring). 2019 Jun;27(6):899-907.
  • Masao Kanazawa. Criteria and classification of obesity in Japan and Asia-Oceania. 14 January 2003. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition
  • Kazushi Yamamoto. The Japanese diet from 1975 delays senescence and prolongs life span in SAMP8 mice. 2016 Jan;32(1):122-8. doi: 10.1016/j.nut.2015.07.002. Epub 2015 Jul 26.
  • Shu Zhang. The Japanese Dietary Pattern Is Associated with Longer Disability-Free Survival Time in the General Elderly Population in the Ohsaki Cohort 2006 Study. The Journal of Nutrition, Volume 149, Issue 7, July 2019, Pages 1245–1251.