Dicas sobre como vestir em uma entrevista de emprego
Tanto a roupa como os acessórios, o penteado e a maquiagem não só alteram a percepção pública, mas também condicionam o comportamento da pessoa. A indumentária associada a uma profissão específica faz com que aqueles que a usam se concentrem mais e sejam mais produtivos no trabalho. O simbolismo e a experiência física de vestir certas roupas influenciam os processos psicológicos de uma pessoa.
Nesse artigo, vamos dar alguns conselhos sobre o que vestir em uma entrevista de emprego, já que a primeira impressão é a que fica e você terá uma única oportunidade de passar uma boa imagem.
Portanto, em primeiro lugar, é importante saber qual é o tipo de entrevista que você vai e a vaga desejada. Sua imagem será definida por uma combinação de roupas, acessórios e atitude. Além disso, é importante se sentir confortável e transmitir segurança para o entrevistador.
Dicas gerais para ir a uma entrevista de emprego
Antes de entrar em detalhes, essas dicas valem tanto para homens quanto para mulheres. Por mais básico que pareça, em muitas ocasiões, é fácil se esquecer de alguma coisa e acabar passando uma imagem negativa.
- Analise o tipo de vestimenta. Sempre é melhor optar por algo mais formal, que dará a impressão de que você leva seu trabalho a sério.
- Tome um banho e vá bem perfumado.
- Penteie e arrume o seu cabelo.
- Cuide de suas unhas para que elas estejam aparadas e limpas. Se quiser passar esmalte, use um tom claro e pouco chamativo.
- Os dentes devem estar limpos, sem resíduos de comida. Mantenha seu hálito fresco. É recomendável usar um enxaguante bucal mais ou menos uma hora antes da entrevista.
- Preste atenção no estado da sua roupa. Ela não pode estar rasgada, suja ou com manchas. Prepare-a com antecedência e verifique bem as condições de limpeza e uso das peças.
- Leve cópias do seu currículo. Esse detalhe indica que você é uma pessoa precavida, preparada e segura.
- Não use óculos de sol no momento da entrevista, nem os leve na cabeça.
Confira essas 8 roupas que ajudarão a estilizar o corpo
O que vestir para uma entrevista de emprego (mulheres)
Para as mulheres, as opções são mais amplas dependendo da empresa e da vaga desejada. Por esse motivo, o principal é se adaptar ao estilo, seja formal ou informal. Sinta-se confortável e jamais tente parecer outra pessoa. Seja sempre você mesma e comporte-se da maneira mais natural possível.
- Se for usar uma calça, prefira um modelo de cor escura.
- Saias ou vestidos devem chegar até a altura dos joelhos.
- As melhores blusas são aquelas de cor lisa ou com estampa simples.
- Use roupas confortáveis e do tamanho correto. Roupas largas fazem você parecer maior e roupas justas são mais casuais.
- Os sapatos podem ser altos ou baixos, mas sempre fechados. Isso passa uma ideia de profissionalismo. É importante não usar saltos mais altos do que seis centímetros.
- Evite decotes profundos e transparências.
- Não use perfumes fortes, que possam incomodar as outras pessoas.
- Sua maquiagem deve ser sutil.
- Não use bolsas grandes.
Recomendamos levar em conta essas Dicas para criar os melhores looks para o trabalho
O que vestir para uma entrevista de emprego (homens)
A vestimenta masculina é mais simples, já que basta usar um terno com um bom corte. De acordo com o tipo de entrevista, é possível usar apenas uma camisa com gravata. Da mesma forma, use sempre cores neutras, nunca chamativas.
- Evite usar jeans.
- Usar camisas de manga longa, mesmo no verão, transmite mais profissionalismo.
- Preste atenção às meias. Elas devem cobrir a sua panturrilha e devem ser de uma cor que combine com a roupa.
- Os sapatos devem ser de cores neutras e escuras, e devem estar bem lustrados.
Lembre-se de que a roupa acompanha a postura, os gestos e a simpatia em uma entrevista de emprego. Todos esses atributos fazem com que a pessoa se sinta mais segura e profissional. Siga essas dicas e não se esqueça de sorrir e ter uma atitude positiva. Boa sorte em sua próxima entrevista de emprego!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.