Dicas simples para acabar com a celulite
A celulite se forma devido a uma obstrução do sangue nos vasos sanguíneos, isso dificulta a oxigenação dos tecidos e a eliminação das toxinas. Geralmente ocorre nos joelhos, pernas, braços, abdômen, cintura e glúteos.
Existem três tipos de celulite. São elas:
- A incipiente, que é superficial e pode ser combatida com mais facilidade;
- A flácida, que é um pouco mais difícil de corrigir e eliminar;
- A edematosa, mais grave, pois causa dor e inchaço e deve ser combatida através de tratamento médico.
Causas da celulite
- Fatores genéticos
- Problemas circulatórios
- Deficiência de órgãos como os rins e os pulmões
- Ansiedade
- Depressão
- Estresse
- Vida sedentária
Mudanças de hábitos para combater a celulite
Na hora de comer
O primeiro passo para acabar com a celulite é eliminar as gorduras ruins, o consumo de álcool e de bebidas gasosas e ao mesmo tempo aumentar o consumo de frutas e verduras.
Na hora de vestir
Mesmo que não prestemos muita atenção, as roupas que usamos podem ser responsáveis por boa parte das celulites que surgem no corpo; assim, é recomendável eliminar roupas muito apertadas e muito elásticas do guarda-roupa, pois dificultam a boa circulação do sangue.
Ou seja, na lista de roupas que podem prejudicar se encontram calças, cintos, roupas íntimas com costuras e elásticos, tudo que seja mais apertado.
Pratique exercícios
Praticar exercícios aeróbicos pelo menos três vezes por semana será fundamental para atingir esse objetivo.
Também é indispensável buscar por atividades tais como correr, nadar ou andar de bicicleta. A prática de exercícios não é boa apenas para a prevenção e eliminação da celulite, mas também para garantir o bom funcionamento dos órgãos do corpo.
Faça massagens nas regiões mais afetadas
A finalidade disso é estimular a boa circulação do sangue nos vasos sanguíneos. Assim, faça círculos com leves batidinhas, como se estivesse amassando a região.
Saiba mais: Benefícios das massagens no corpo
Cuide do peso
Lembre-se que a celulite se forma graças a gordura e a má circulação; logo, se ganhar muito peso a incidência de celulite será maior.
Do contrário, se perder peso, será mais fácil combatê-las com exercícios, cremes e uma boa alimentação.
Também é preciso se lembrar que os problemas que o excesso de peso pode trazer ao corpo e a saúde são muitos, por isso é preciso manter uma alimentação saudável e com bons hábitos de exercício.
Afaste-se do sal
O sal faz com que o organismo retenha líquidos, assim as toxinas ficam por mais tempo no corpo causando problemas como celulite, prisão de ventre, dentre outros.
Leia mais: O sal marinho é realmente benéfico?
Remédios caseiros para a celulite
Sabão de aveia e algas marinhas
Esses produtos podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais. Para utilizá-los basta banhar as regiões afetadas com o sabão de aveia, enxaguar e depois usar o sabão de algas marinhas.
Passe os dois fazendo movimentos circulares para estimular o bom funcionamento dos vasos sanguíneos.
Mamão
Amasse meio mamão e adicione aproximadamente quatro colheres de sopa de açúcar mascavo. Esse açúcar será essencial para hidratar e esfoliar a pele.
Em seguida, mexa tudo muito bem até obter uma pasta homogênea e aplique nas áreas afetadas pela celulite. O mamão ajudará a eliminar as células mortas e manter a pele mais firme.
Chá verde
Seremos bem breves ao mencionar os benefícios do chá verde. Nesse sentido, ele será vital para eliminar a celulite por ser antioxidante e diurético.
Dente de leão
A infusão de dente de leão é uma das mais recomendadas, pois melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar os líquidos e rejeitos do corpo.
Também purifica os rins, o que é recomendável em casos de retenção de líquidos e infecções urinárias. Por fim, essa infusão funciona como laxante suave, por isso alivia a prisão de ventre e os transtornos gástricos.
Limão
Além disso, é possível fazer uma simples infusão de limão para perder peso e eliminar a celulite. O limão ajuda a depurar o corpo e a eliminar a gordura concentrada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Afonso, J. M., Paulo, J., Cardoso de Mello Tucunduva, T., Bussamara Pinheiro, M. V., & Bagatin, E. (2010). Celulite: artigo de revisão. Surgical & Cosmetic Dermatology, 2(3).
- Klein, P. N. (2012). Nutrição na Prevenção e no Tratamento da Celulite. Trabalho de conclusão de curso de especialização lato sensu em estética–Faculdade Redentor, 4.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.