Dicas para não ter sono durante o dia

Algumas pessoas cometem o erro de consumir muito café para ficarem alerta durante o dia, caindo em uma situação de dependência para obter resultados. Veja aqui algumas dicas para não ter sono nos momentos em que precisa de mais energia.

Se você estiver no trabalho e não pode ficar 5 minutos com os olhos abertos ou parar de bocejar de vez em quando, talvez você deva modificar alguns dos seus hábitos diários.

Neste artigo, daremos algumas dicas para evitar ter sono durante o dia. E eles não incluem beber café em abundância!

Podemos não ter sono o tempo todo?

Sem você perceber, suas pálpebras estão se fechando pouco a pouco e com elas falta coordenação e concentração. A melhor coisa nesses casos seria tirar uma soneca, mas nem sempre temos essa “sorte”.

Para evitar chegar a esta situação, seria melhor mudar ou adicionar alguns hábitos diários. Preste atenção se quiser saber algumas dicas para não ter sono durante o dia.

Recomendamos que você leia: 10 dicas para ter mais concentração

1. Água, água e mais água

Beber bastante água evita ter sono durante o dia

Quando você sente que está adormecendo no meio de uma reunião, a melhor coisa que você pode fazer é beber um copo cheio de água. Talvez o seu corpo estivesse entrando no modo de “hibernação” devido à falta de fluidos.

Por outro lado, recomendamos que, se, por exemplo, você voltar para casa depois do trabalho e ainda tem mais atividades ou eventos para fazer, tome um banho de água morna (o mais frio possível) para ativar a circulação e acordar. A água quente irá relaxá-lo mais. Se você não pode tomar um banho por enquanto, então lave seu rosto com água fria.

2. Durma bem à noite

Embora pareça óbvio, este conselho é essencial para evitar o sono durante o dia. Se você descansar o que é certo, você acordará relaxado e renovado. Essa é uma das melhores dicas para não ter sono durante o dia.

Dizem que o ideal é de 8 horas de sono seguido, no entanto, isso realmente depende de cada pessoa. Além disso, tente ir para a cama e sempre se levantar à mesma hora para o corpo se acostumar com isso.

Outra questão que você deve ter em conta: as “curas de sono” realizadas para um fim de semana, durante férias ou no feriado, são inúteis. A fadiga é cumulativa, mas o resto não é. Na verdade, pode ser contraproducente e gerar mais sono.

3. Abra as janelas

A luz solarajuda a não ter sono durante o dia

O cérebro é responsável por ativar ou desativar as funções de todos os órgãos e, portanto, é graças a ele que nos sentimos cansados. Uma boa maneira de evitá-lo é acondicionando os espaços que frequentamos para que a luz natural entre. 

É muito simples: quando a mente percebe a luz, sabe que ela deve realizar suas atividades. Pelo contrário, quando a luminosidade não é alta, é hora de relaxar, descansar e dormir. Se você não tiver uma janela perto do seu trabalho, tente iluminar com uma lâmpada branca para enganar o cérebro.

4. Coma uma maçã

Um dos erros mais comuns entre aqueles que desejam estar sem sono durante o dia é “encher-se” com xícaras de café. O problema é que eles se tornam muito dependentes dessa infusão e precisam de cada vez mais para obter resultados.

Você pode escolher outros alimentos para acordar, como a maçã. Tem tanta água que evita a desidratação e o fato de morder e mastigar faz com que o cérebro acorde. Além disso, é uma excelente opção para não consumir doces no meio da manhã e fazer um pouco de dieta. Uma das melhores dicas para não ter sono durante o dia.

5. Reduza os quilos

Mantenha um peso adequado para não ter sono durante o dia

Quando você está acima do peso, é normal sentir-se cansado, porque os quilos extras exercem mais pressão sobre o coração e os pulmões. Isso não significa que as pessoas magras são mais enérgicas, mas que as obesas se cansam mais rápido. Faça um grande favor ao seu corpo  e perca um pouco o peso.

Leia também: 5 dietas desintoxicantes e saudáveis que você vai adorar!

6. Manter uma discussão

Não estamos defendendo a violência ou algo do gênero, mas mesmo que não acredite, argumentando com alguém nos desperta. Pelo menos, converse “acaloradamente” com um colega sobre um assunto banal. Você pode falar sobre futebol, política, economia ou sobre o que você pensa.

O cérebro deve permanecer ativo para responder à outra pessoa e a “euforia” não desaparecerá em um minuto. Não procure lutas desnecessárias no escritório, apenas fale com aqueles que não pensam igual a você para que não tenha sono.

7. Ouça música

Ouvir música pode ajudar a não ter sono durante o dia

Certas melodias têm a capacidade de acordar automaticamente e mover timidamente os pés debaixo da mesa. A música ativa o cérebro de forma a melhorar a concentração, o humor e a memória. E, claro, não ter sono!

Se você não conseguir colocar o rádio no volume máximo, não se preocupe porque você sempre tem a capacidade de escolher um vídeo do YouTube em seu celular e aproveite-o com os fones (e sem que ninguém perceba).

8. Mova-se

Estar sentado na mesma posição por horas a fio resulta em letargia e sono. A melhor parte é que você pode evitá-lo. É tão simples como levantar-se do seu lugar de vez em quando e dar uma pequena caminhada ao redor do escritório. Em vez de enviar um e-mail para o seu colega de outro andar, você pode lhe dar a mensagem pessoalmente.

Que tal você deixar o prédio para o almoço e ir para o parque mais próximo? Ou se você tiver que realizar algum procedimento na rua, use as escadas em vez do elevador. Tudo isso servirá para ativar a circulação e acordar. Siga essas dicas para não ter sono durante o dia e aproveite o tempo!

Categorias: Bons hábitos Tags:
Recomendados para você