Descubra a incrível dieta do limão e seus benefícios para a saúde

A vitamina C contida no limão estimula o funcionamento do sistema imunológico, o que é útil contra resfriados comuns.
Descubra a incrível dieta do limão e seus benefícios para a saúde

Última atualização: 10 Dezembro, 2020

Há uma nova dieta voltada para a perda de peso, a dieta do limão. É preciso dizer que, embora ainda haja muito a ser descoberto, não há evidências científicas suficientes para apoiar todos os benefícios que afirma proporcionar.

Embora seja sempre melhor optar por uma alimentação balanceada e saudável, de acordo com as necessidades do corpo, em momentos específicos, pode ser útil tomar como referência alguns modelos, como a dieta a seguir que vamos apresentar.

Dieta do limão

Limão para a dieta

A dieta do limão faz parte das “dietas milagrosas” que prometem agir rapidamente. Também pertence ao grupo das dietas detox graças à propriedades nutricionais dessa fruta e das propriedades que lhe são atribuídas no âmbito popular.

Não imagine que se trata de comer só limão. Não. Consiste em tomar um copo de limonada todas as manhãs por um tempo determinado. Mas também não é tão fácil. Não falamos da limonada comum. Referimo-nos à combinação de água morna com o suco de um limão espremido.

Claro, você deve acompanhar essa rotina com uma alimentação saudável e bastante exercício, caso contrário não será possível reduzir o peso corporal.

Benefícios da dieta do limão para o seu organismo

O limão é uma fruta muito valorizada pelo seu conteúdo de vitamina C. No entanto, especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição explicam que essa fruta não é apenas uma fonte dessa vitamina em particular; “é uma boa fonte de potássio e vitamina C, fornece o complexo de vitamina B, vitamina E, potássio, magnésio, cálcio e fósforo.”

Por todas estas razões, considera-se que o limão é capaz de proporcionar múltiplos benefícios à saúde. Além disso, no âmbito popular, é comum ouvir que seus ácidos ajudam a queimar gordura e, assim, promover a perda de peso com mais facilidade.

Ativa o sistema imunológico

Graças à vitamina C do limão , é possível fortalecer o sistema imunológico. Desse modo, as possibilidades de sofrer infecções virais serão reduzidas, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Pharmacy and Pharmacology.

Desintoxica

Como a dieta do limão é uma dieta detox, acredita-se que ela pode ajudar a limpar o organismo das toxinas acumuladas. Isso se deve principalmente ao aumento do volume de urina devido ao aumento da ingestão de líquidos.

Desinflama

O limão possui flavonoides, elementos químicos que ajudam a reduzir as inflamações e as dores, segundo um estudo publicado no ano de 2019.

Melhora a digestão

A água de limão ajudará a regular o processo de decomposição dos alimentos e, assim, permitirá melhorar o impulso digestivo. Por outro lado, regularia os problemas que você possa sofrer com o trato digestivo.

Ajuda a perder peso

Consumir um copo de água com limão com o estômago vazio estimula a sensação de saciedade. Isso não significa que você não vai querer comer, mas não vai sentir ansiedade de comer.

Gerenciar o mecanismo do apetite é essencial no planejamento de uma dieta que visa perder peso.

Ativa o sistema linfático

O sistema linfático está relacionado ao imunológico. Ambos são responsáveis por defender o organismo de qualquer doença. Graças às propriedades da água com limão, as toxinas são eliminadas de seu corpo e todas as glândulas, vasos e tecidos linfáticos atuarão de forma eficaz.

Reduz o colesterol

A fibra, os flavonoides e os polifenóis que o limão contém previnem os níveis altos do colesterol ruim (LDL). Além disso, sua capacidade antioxidante previne a oxidação da lipoproteína LDL, que está relacionada ao aumento do risco cardiovascular.

Fornece mais energia

Incluir a água com limão em sua dieta pode ser uma boa decisão para lutar contra o sedentarismo. Ao consumir essa bebida, você vai se sentir com mais energia para realizar as suas tarefas diárias. Essa contribuição de energia pode ser o que você precisa para começar a praticar esportes.

Pautas que deve seguir

Como com qualquer outra dieta, você deve seguir algumas indicações. Apesar de se tratar de tomar um copo de água morna com o suco de um limão, há alguns detalhes que devem ser considerados:

  • Faça a dieta por cinco dias, nem um dia a mais e nem um a menos.
  • Tome a infusão todos os dias junto com cada refeição.
  • Consuma muita água durante o dia todo. Você deve manter o nível hídrico que o organismo precisa. Dessa maneira, não reterá líquidos. Dois litros de água são suficientes.
  • Elimine as gorduras do seu cardápio. Ficam proibidas durante estes cinco dias as frituras, alimentos processados, os molhos, etc. Sua alimentação deve ser muito saudável para que a desintoxicação não seja afetada.
  • O primeiro dia é de jejum parcial. Pode ser o dia mais complicado, mas este será o sinal que indicará ao seu organismo que o consumo de calorias vai mudar. As atividades metabólicas serão novas e, consequentemente, os efeitos ainda maiores.

A dieta de limão, um regime parcialmente restritivo

A dieta do limão é caracterizada por incluir um copo de água com limão com o estômago vazio e por realizar algumas restrições alimentares relacionadas à limitação da ingestão de alimentos gordurosos.

Ela promete resultados milagrosos que não são respaldados pela comunidade científica. Os especialistas apoiam planos de dieta variados e equilibrados, juntamente com exercícios físicos regulares.

Porém, se você é a favor desse tipo de dieta, lembre-se de consultar o seu médico ou nutricionista antes de colocá-la em prática. Dessa forma, você minimizará seus efeitos colaterais.

Pode interessar a você...
3 dietas muito eficazes para perder peso
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 dietas muito eficazes para perder peso

Milagres não existem. Conheça três dietas eficazes para perder peso de maneira progressiva, saudável, equilibrada e sem sofrimentos.



  • Kim H., Jang M., Kim Y., Choi J., et al., Red ginseng and vitamin C increase immune cell activity and decrease lung inflammation induced by influenza A virus/H1N1 infection. J Pharm Pharmacol, 2016. 68: 406-20.
  • Farzaei MH., Singh AK., Kumar R., Croley CR., et al., Targeting inflmmation by flavonoids: novel therapeutic strategy for metabolic disorders. Int J Mol Sci, 2019.