5 dietas desintoxicantes e saudáveis que você vai adorar!

11 de junho de 2017
A ideia de fazer uma dieta desintoxicante é manter um corpo saudável, por isso, uma vez finalizada, é conveniente continuar com uma alimentação equilibrada para não perder os benefícios obtidos.

O corpo vai acumulando todos os nossos excessos de comida, a falta de exercício, o álcool do final de semana, os sentimentos negativos… e por isso adoece ou “manda a conta”, como se diz popularmente.

Para que aquilo que nos faz mal seja eliminado do organismo podemos fazer o que se conhece como dietas desintoxicantes, ou detox.

Neste artigo contaremos como fazer isso de uma forma saudável.

O que são as dietas desintoxicantes?

dietas-desintoxicantes

O principal objetivo desta mudança na alimentação é limpar o organismo das toxinas que foram armazenadas com o passar do tempo.

Em condições normais isso não seria necessário, já que o corpo conta com um sistema natural de desintoxicação (através da urina, das fezes e da transpiração). Porém, a vida atual e, principalmente, nas cidades, nos leva a acumular elementos que precisam ser eliminados.

Por exemplo, muitas pessoas optam por fazer uma dieta detox depois das festas de fim de ano ou das férias, já que nesses momentos comem e bebem em excesso.

Porém, não é preciso ser tão radical ou só reservar duas épocas do ano para se desintoxicar.

As dietas desintoxicantes oferecem ao organismo os compostos necessários para expulsar as toxinas. Estes elementos naturais nos ajudam a eliminar com a urina ou com as fezes tudo aquilo que sobra e nos faz mal.

Este tipo de regime não é tão restritivo como pensamos. São permitidos a fibra e o potássio, assim como alimentos considerados “calóricos” mas que, ao mesmo tempo, desempenham sua função de depurativos.

Dentre os benefícios da dieta podemos destacar que vai nos ajudar a eliminar a retenção de líquidos, prevenir doenças e reduzir o inchaço do estômago.

Leia também: Dieta de 7 dias contra a retenção de líquidos

Tipos de dietas desintoxicantes

Na maioria dos casos estas dietas são feitas só em um dia ou um fim de semana. Durante estas horas é preciso comer unicamente o indicado e é necessário ficar em casa sem fazer exercício ou esforços.

Algumas opções de dietas depurativas são:

Dieta da toranja

toranja

A toranja é um poderoso queima-gorduras e desintoxicante, além de oferecer muita fibra e vitamina C. Para fazer esta dieta você deve passar um dia todo comendo toranja, seja em sucos ou em rodelas.

À tarde você pode combiná-la com um iogurte desnatado, e à noite comer uma salada de espinafre ou alface.

Dieta de fibras

A aveia será a protagonista principal durante seu fim de semana desintoxicante. Você pode consumi-la com leite ou iogurte desnatado, suco de laranja, em barrinhas de cereal ou acompanhada com frutos secos como as amêndoas.

À tarde adicione um pouco de fruta fresca (morango, maçã) e à noite uma sopa de cenoura, alho-poró e salsão.

Dieta da cenoura

cenoura

Um dia inteiro comendo cenoura não pode ser ruim. Melhor se estiver crua, para reduzir a ansiedade e o apetite ao mordê-la, mas você também pode desfrutar desta verdura em todas as suas apresentações.

Recomendamos fazer uma vitamina, um caldo, ralada ou tipo purê, com um pouco de suco de limão.

Antes de ir para a cama, termine o dia com uma infusão natural.

Dieta do tomate

É uma excelente opção para fumantes (ou quem acabou de parar de fumar) e para as mulheres que sofrem de celulite. Você comerá tomate em todas as suas formas durante um dia inteiro.

  • Ao levantar, um suco; para o café da manhã, dois tomates cortados em fatias.
  • Para o almoço, uma salada de tomate com brotos de soja e alface (temperada com azeite de oliva).
  • Para o lanche, um suco de tomate e hortelã, e para o jantar repita o menu do meio-dia.

Antes de deitar, tome um chá.

Dieta da alcachofra

alcachofra

Esta deliciosa verdura tem propriedades diuréticas e atua para eliminar as gorduras acumuladas, principalmente no abdômen. A dieta da alcachofra tem duração de um dia.

  • Para o café da manhã, coma uma fatia de pão integral com creme de alcachofra.
  • No almoço, corações de alcachofra grelhados e a noite uma tortilha de alcachofras.
  • No meio da manhã e no meio da tarde, coma um iogurte desnatado.

Visite também o artigo: Alcachofra, poderosa aliada contra toxinas

Posso fazer uma dieta desintoxicante “livre”?

Muitas pessoas não gostam muito da ideia de manter uma dieta, por mais que dure só um dia.

Talvez você tenha pensado em começar a comer de maneira mais saudável a partir de agora ou depois de ter passado por um fim de semana desintoxicante. Então recomendamos os seguintes alimentos, conhecidos por suas propriedades depurativas:

  • Frutas (abacaxi, morango, uva, kiwi, laranja, maçã, pera);
  • Verdura (salsão, aspargos, cebola, escarola);
  • Germinados (trigo, alfafa, soja);
  • Cereais integrais;
  • Carnes magras;
  • Peixes;
  • Iogurte.

O que acontece depois das dietas desintoxicantes? Esta é uma pergunta muito frequente.

A ideia é que uma vez finalizado o regime não tenha início uma alimentação hipercalórica. Pouco a pouco você pode ir aumentando as quantidades de alimentos que ingere e, dentro do possível, começar a comer mais frutas e verduras (lembre-se da lista anterior).

dietas-desintoxicantes

Por último, não se esqueça de fazer atividade física ou, pelo menos, sair para caminhar todos os dias. Beba água (2 litros diários) e evite os gases, os açúcares e as farinhas brancas.

Consuma infusões naturais e sucos ao invés de refrigerantes, escolha chá verde ao invés de café e prefira alimentos integrais aos refinados.

Desta maneira seu corpo estará menos intoxicado e gozará de uma saúde melhor.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com

Recomendados para você