Dicas para decorar seu salão de beleza

· 26 de fevereiro de 2019
Se você tiver um salão de beleza e quiser que pareça atrativo e profissional, não pode perder os conselhos que traremos a seguir. Descubra-os!

Para um cliente, um salão de beleza é um local para se obter uma melhora estética e, indiretamente, também é o local onde o cliente se permite baixar a guardar, distrair-se de suas preocupações e inquietudes diárias e se mimar um pouco.

Por outro lado, para o encarregado, o salão é um local de encontro e de interação com outras pessoas, onde não só se presta um serviço, como também se convive com um ponto de vista humano.

Com relação a isso, podemos deduzir que, a dedicação que é colocada na decoração revelará grande parte do compromisso que se quer ter com os clientes, assim como nossa visão de empresa.

Logo que, é evidente que estas são variáveis interdependentes que valem a pena serem atendidas e mantidas com o tempo. A seguir repassaremos as características que deve ter todo bom salão de beleza.

Salão de beleza decorado

Características do bom salão de beleza

  • Limpeza e ordem. Não só pela higiene e segurança, como também para trazer conforto para o cliente.
  • Unidade. Todos os elementos presentes no espaço devem combinar perfeitamente para gerar um ambiente harmonioso e, portanto, agradável para todos. Isso se consegue por meio da determinação e a realização consequente de uma temática em particular. Por exemplo, um salão de beleza com um estilo moderno não deve incluir uma televisão do século XX, porque vai parecer estranho.
  • Mobiliário funcional. Temos que procurar que seja adequado para o espaço e que também permita dispor dele com facilidade para que assim tanto o encarregado quanto o cliente se sintam confortáveis.
  • Zonas de circulação. Ainda que pareça óbvio, temos que lembrar sempre que temos que deixar espaço suficiente para que as pessoas possam circular pelo salão sem tropeçar ou ter que se desviar de obstáculos.
  • Iluminação. Além da luz natural proveniente do exterior e a típica lâmpada do teto que já está no local, é necessário adicionar mais iluminação para que o encarregado possa visualizar corretamente seu trabalho sem ter que forçar tanto a vista. Isso se traduz em lâmpadas auxiliares nas zonas de trabalho: no lavador de cabelo, área do espelho em frente a cadeira de corte, mesa de manicure/pedicure e também na mesa da recepção.

Pode te interessar: 7 ideias de decoração fáceis, bonitas e econômicas

O que devemos levar em consideração na hora de decorar?

Assim como mencionamos anteriormente, a ordem e a limpeza são fundamentais em todos os cantos do salão. No entanto, existem áreas nas quais temos que colocar ainda mais esmero, como é o caso da fachada, da vitrine e das estantes de produtos. Estes três devem estar sempre bem apresentados para poder atrair a atenção dos clientes.

A fachada é a parte externa do salão que convida as pessoas a entrar, por isso que é imprescindível que a exposição de produtos e serviços esteja bem preparada. Uma boa fachada deve transmitir profissionalidade, criatividade e beleza para conseguir com que as pessoas depositem sua confiança nas mãos dos empregados.

O segredo está em colocar tudo em um mesmo nível para que a visão percorra todos os elementos de forma rápida e fácil, assim como manter um balanço entre acessórios e elementos obrigatórios (como as ofertas e a lista de preços).

Confira também: Decoração de interiores: truques surpreendentes

Salão de beleza bem decorado

Ideias para decorar seu salão de beleza

  • Fachada. Coloque acessórios elegantes (de dimensões proporcionais) para não criar competição visual entre os elementos obrigatórios e a decoração.
  • Estantes. Distribua os produtos de maneira organizada, sem preencher o espaço por completo para não abarrotar as estantes.
  • Vitrines. Coloque sempre uma base de papel ou pano de uma cor para que o olho os localize de forma fácil.
  • Marcos dos espelhos. Opte por aqueles que tenham um desenho ornamental chamativo que se ajuste ao resto da decoração. Por exemplo, um espelho com um marco barroco cor de bronze ou dourado em um salão de beleza onde a cor predominante seja o branco ficará estupendo.
  • Paleta de cores. Recomendam-se os tons neutros combinados com metálicos ou pastéis. As cores fortes tendem a enjoar com facilidade.
  • Sala de espera. Aproveite este espaço para colocar uma planta de interior, um par de revistas atuais e outros elementos decorativos.
  • Cartazes. Nem sempre é necessário rechear todas as paredes com eles. Com somente um par em um canto é mais do que suficiente.

Uma vez repassado todos estes aspectos, podemos começar a decorar o salão de beleza de acordo com nossas preferências. Sempre é recomendado buscar mais de três referentes visuais e anotar a predileta para adaptá-la às suas preferências.

Esta técnica também possibilita estruturar melhor a decoração. Nos permite perceber se mantivemos um só estilo ou se reunimos várias ideias que, quando combinadas, não funcionaram totalmente.

Los 11 salones de belleza más bellos | AD. (n.d.). Retrieved January 26, 2019, from https://www.revistaad.es/lugares/galerias/salones-de-belleza-que-son-bonitos/7597
Cómo decorar un salón de belleza | Cuida tu dinero. (n.d.). Retrieved January 26, 2019, from https://www.cuidatudinero.com/13098344/como-decorar-un-salon-de-belleza
20 tips de decoración profesional para tu centro de estética. (n.d.). Retrieved January 26, 2019, from https://www.flowww.net/es/blog/20-tips-de-decoracion-para-tu-centro-de-estetica