8 dicas para melhorar a função dos rins de forma natural

· 26 de fevereiro de 2018
Aumentar o consumo de água e promover a transpiração pode ajudar a melhorar a função dos rins, pois nos ajuda a prevenir infecções e a purificar o corpo das toxinas.

Saiba como melhorar a função dos rins, órgãos delicados que sofrem as consequências de uma dieta pobre, estresse, emoções negativas, etc.

Devemos cuidar deles para evitar distúrbios graves, especialmente se temos um histórico familiar ou pessoal de doenças renais.

Descubra neste artigo 8 dicas para melhorar a função dos rins com alimentação, remédios naturais e algumas dicas simples. 

Dicas para cuidar e melhorar a função dos rins

1. Beba água

Beber água

Beber água ao longo do dia é o tratamento mais simples, econômico e natural para cuidar dos nossos rins e prevenir pedras, inflamações e infecções.

No entanto, devemos garantir que seja uma água com baixo teor de sódio, pois, de outra forma, pode ser prejudicial.

  • Beba, pelo menos, um litro e meio de água, dividido em vários copos sempre fora das refeições, especialmente em jejum.

2. Controle o consumo de sal

Uma pequena quantidade de sal por dia é bom para a saúde, desde que não seja sal refinado (pode ser sal marinho, sal do Himalaia, etc.).

No entanto, o problema é que nós o consumimos em excesso, tanto para temperar os pratos quanto ingerindo o adicionado aos alimentos pré-cozidos.

Além disso, geralmente consumimos o sal comum ou sal de mesa, que é somente cloreto de sódio e não contém o equilíbrio de minerais e oligoelementos de que nosso corpo precisa.

  • Quando consumimos sal comum em excesso, os rins são obrigados a reter mais água para poder eliminá-lo, o que provoca um desequilíbrio dos líquidos no corpo.
  • Por sua vez, há um aumento na pressão arterial.

3. Reduza o consumo de laticínios

Laticínios

O sal não é o único alimento que prejudica a saúde dos rins.

O leite e os laticínios aumentam a eliminação de cálcio através da urina, o que pode favorecer o aparecimento de cálculos renais, especialmente se bebemos pouca água e temos uma predisposição genética para sofrer de pedras nos rins.

  • As pessoas que consomem laticínios para obter mais cálcio devem ter em conta que o mineral presente nesses alimentos não é assimilado corretamente e, a longo prazo, pode prejudicar os rins.

4. O açúcar também os afeta

Os rins, juntamente com os pulmões, são responsáveis ​​por equilibrar o pH do sangue. No entanto, ao consumir açúcar, aumentamos a acidez do organismo, o que provoca uma sobrecarga nos rins.

  • Embora o sal sempre tenha sido mencionado como o principal culpado dos problemas renais, devemos saber que o açúcar também tem uma influência muito negativa.
  • Podemos procurar alternativas saudáveis, como estévia ou açúcar de coco.

5. Ativar a transpiração

Homem suando

Toda vez que transpiramos, aliviamos a sobrecarga dos rins, pois promovemos uma forma alternativa de eliminar líquidos e toxinas do nosso corpo.

Nesse sentido, o aumento da transpiração pode ser uma excelente terapia para melhorar a função dos rins.

Como podemos aumentar a transpiração?

  • Exercício físico de média ou alta intensidade.
  • Sauna seca e úmida.
  • Consumo de especiarias picantes, como pimenta caiena ou gengibre.

6. Tratamentos depurativos

Uma ou duas vezes por ano, especialmente nas mudanças de estações, é muito benéfico fazer algum tipo de tratamento de purificação para facilitar a eliminação de toxinas e melhorar a função dos rins e do fígado.

Para fazer uma depuração renal, podemos usar os seguintes remédios:

  • Caldos de alho e cebola
  • Sucos verdes de pera, aipo e maçã
  • Infusões de dente-de-leão, bardana e cavalinha (ou rabo de cavalo)

7. Medo, o pior inimigo

Mulher sentindo medo

As emoções negativas também afetam o funcionamento de nossos órgãos. Da mesma forma que a raiva prejudica o fígado, ou a tristeza danifica os pulmões, no caso dos rins, o principal culpado é o medo.

  • Para superar nossos medos mais profundos, podemos usar os florais de Bach.
  • Um terapeuta profissional pode analisar nossa personalidade e recomendar algumas essências florais para enfrentar a vida com mais coragem e otimismo.

8. Terapia de calor

Os rins, como o fígado, se beneficiam se aplicarmos calor local através de uma bolsa de água quente ou uma manta elétrica.

É muito importante evitar o frio e as correntes de ar que afetam o meio das costas, pois podem agravar algumas doenças renais.