Como manter uma alimentação saudável depois do verão
Manter uma alimentação saudável depois do verão costuma ser difícil, pois nessa estação as pessoas ingerem maior quantidade de alimentos frescos como frutas e verduras.
Mas ao retornar das férias, a maioria das pessoas costuma abandonar os hábitos saudáveis de alimentação. O resultado costuma ser um repentino ganho de peso que ronda os três aos cinco quilos.
Deve-se somar a isso o fato de que durante o outono e o inverno nossa alimentação é baseada no consumo de alimentos compostos por um número maior de calorias.
Em seguida, veremos algumas dicas para manter uma dieta cotidiana saudável e equilibrada depois do verão.
Retomar uma alimentação saudável depois do verão gradualmente
Para começar a cuidar da alimentação é conveniente somar uma porção de frutas e verdura por dia. Trata-se de não fazer mudanças bruscas que sejam improdutivas.
Se você estiver acostumado a consumir alimentos ricos em gorduras, estes não devem ser eliminados, mas sim consumidos em quantidades menores. Também pode-se escolher substitutos que contenham uma proporção mais baixa de gorduras saturadas, como as amêndoas e as nozes.
A melhor forma de voltar aos hábitos alimentares depois do verão é retomar a dividir as refeições diárias em porções. Deve-se realizar seis refeições: café da manhã, almoço, lanche, jantar e lanchar duas vezes entre as refeições principais.
Isso facilita o metabolismo das gorduras e ativa o metabolismo em geral. Pular as refeições, paradoxalmente, leva a um ganho de peso, já que o corpo não dispõe dos açúcares essenciais para funcionar.
Uma das características do ano de trabalho é a falta de tempo. Planejar semanalmente e seguir um programa detalhado das compras para um período determinado resulta em uma diminuição no improviso na hora das refeições. A organização do cardápio diário ajuda a manter a regularidade no consumo de alimentos saudáveis.
Leia também: Os melhores alimentos para diminuir o apetite
A seleção de nutrientes que consumimos
Se fazemos uma boa seleção de alimentos é possível manter uma alimentação saudável depois do verão e, por sua vez, desfrutar das refeições, sem incorrer em excessos. É fundamental comer de forma moderada.
Para realizar uma dieta equilibrada é necessária a combinação de diferentes tipos de nutrientes. Destacamos, como sempre, a importância das frutas.
Os carboidratos, as proteínas e as gorduras proporcionam 90% do peso seco de nossa alimentação saudável depois do verão. Também o total de sua energia, medida em calorias. Cada grama de carboidratos ou proteínas contém 4 calorias e cada grama de gordura, 9 calorias.
Mas, estes nutrientes se distinguem pela velocidade com a qual se consome a energia: os carboidratos são os mais rápidos e as gorduras os mais lentos.
O índice glicêmico nos indica quanto o açúcar aumenta no sangue depois de ingerir um alimento que contém carboidratos.
Os cozimentos que combinam gorduras e/ou proteínas tornam o esvaziamento do estômago mais lento e o açúcar vai sendo absorvido lentamente. Por isso, os níveis de açúcar da receita são menores.
Veja também: Como aumentar a produção natural de colágeno
Frutas, verduras e líquidos
Deve-se consumir frutas e verduras em quantidade. Os alimentos de origem vegetal não contêm colesterol.
É conveniente ingerir as frutas com casca porque ali se encontra o maior conteúdo de fibra.
Esta fibra se digere lentamente e oferece pouquíssimas calorias. Além disso, tem o benefício de dar saciedade e ajudar a reduzir o colesterol.
Fazer atividade física favorecerá a levar um estilo de vida saudável e acompanhará os hábitos de alimentação saudável depois do verão.
O acúmulo de atividades sedentárias, além de ser nocivo para a saúde por causar um ganho de gorduras no sangue, causa nervosismo e ansiedade.
Assim, é fundamental beber muito líquido. As pessoas adultas precisam beber pelo menos 1,5 litros de líquidos por dia, ou mais se praticarem esportes.
Durante o verão a tendência é consumir refrigerantes e álcool em excesso. Por isso, é recomendável que no fim do verão se consuma mais água. A água é um nutriente essencial para o nosso organismo.
A água constitui quase 70% de nosso peso corporal. Dentre suas funções estão as de manter o volume sanguíneo, transportar nutrientes e oxigênio.
Além disso, regulam a temperatura do corpo e reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Consumir a menor quantidade de gorduras saturadas e de produtos industriais, por exemplo, é um bom começo para retomar uma dieta equilibrada.
Em suma, preparar um plano integral que inclua um programa de alimentação e atividade física é a base de um estilo de vida saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Comunidad de Madrid. Mide tu salud. Sobrepeso y obesidad. NUTRIENTES CALÓRICOS DE LOS ALIMENTOS. Ficha 12. https://www.comunidad.madrid/sites/default/files/doc/sanidad/alim/ficha_12.pdf
- Hábitos alimentarios saludables. (2008). El derecho a la información. Ministerio de Sanidad y Consumo. Instituto Nacional de Consumo. España. [En línea] Disponible en: http://www.fuci.es/wp-content/uploads/2012/11/habitos-alimentos-saludables-20081.pdf
- OMS. La actividad física en los adultos. Niveles recomendados de actividad física para la salud de 18 a 64 años.
- Promoción del consumo de frutas y verduras. Ministerio de Salud. República de Colombia. [En línea] Disponible en: https://www.minsalud.gov.co/sites/rid/Lists/BibliotecaDigital/RIDE/VS/PP/ENT/abece-frutas-y-verduras.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.