10 dicas para amaciar sapatos de couro

Jornal, óleo e até mesmo uma batata podem ajudar a reduzir a rigidez dos sapatos de couro. Descubra outras dicas e as consequências de usar sapatos apertados para a saúde.
10 dicas para amaciar sapatos de couro

Última atualização: 06 Novembro, 2021

Você finalmente comprou aqueles sapatos de couro que tanto queria. Porém, depois de usá-los, começaram a aparecer bolhas que o levaram a jurar que não os usaria novamente. Então, é hora de amaciar esses sapatos de couro. Aqui estão alguns truques para fazer isso.

Quais problemas os sapatos apertados causam nos pés?

Embora possam parecer inofensivos, sapatos que parecem bonitos, mas são um pesadelo para andar, podem prejudicar muito a sua saúde. De um salto muito alto a um sapato frouxo ou apertado, os problemas logo aparecerão.

Estas são algumas das dificuldades com as quais você terá que lidar se decidir usar sapatos justos demais:

  • Instabilidade ao caminhar.
  • Deformidades do dedo do pé. Além de desenvolver bolhas, condições como dedo em martelo podem piorar.
  • Doenças nos pés, como joanetes, pés chatos, esporas ósseas ou metatarsalgia.
  • A longo prazo, desgaste da cartilagem dos dedos.

Dicas práticas para amaciar sapatos de couro

Como não queremos que os problemas nos pés apareçam ou piorem, o mais sensato é amaciar os sapatos de couro. Mostramos algumas dicas práticas para que você possa fazer isso sem maltratar o material.

1. Comece a usá-los aos poucos

Embora possa parecer óbvio, esta é uma das maneiras mais eficazes de se livrar da rigidez dos sapatos de couro. O uso gradual permite que se tornem macios e confortáveis.

Agora, usar sapatos apertados ao longo do dia pode ser uma verdadeira provação. Portanto, para evitar o aparecimento de bolhas, comece a usá-los por meio dia. Lembre-se de ter um par de sapatos extra para fazer a troca.

Claro, certifique-se de trocá-los assim que a dor nos pés começar, independentemente de ter cumprido ou não com o estabelecido. Em seguida, faça uma pausa de dois dias e continue a colocá-los por meio dia a cada dois dias.

Você não tem tempo ou sua rotina não permite que você faça essas mudanças? Experimente calçar os sapatos em casa à noite. Além disso, lembre-se de que se forem novos e você ainda estiver cogitando trocá-los, você só pode andar em tapetes.

Dor nos pés por causa dos sapatos de couro apertados
A dor nos pés devido ao uso de sapatos apertados pode levar a outras condições de saúde um pouco mais complicadas.

2. Use um par de meias e um secador de cabelo

O calor é conhecido por amaciar o couro, o que o torna um dos melhores truques para calçar o calçado sem dor. Certifique-se de seguir estas etapas:

  1. Coloque um par de meias grossas e, depois, os sapatos.
  2. Com o secador de cabelo, aqueça as áreas mais problemáticas por 20 a 30 segundos.
  3. Tente usar intensidade média e mantenha o secador em movimento. Desta forma, você evitará maltratar o material.
  4. Deixe seus sapatos até esfriar.

Outra recomendação em relação a este método é aplicar um pouco de condicionador de couro no calçado após terminar.

3. Experimente estiradores de sapatos

Além do calor, os estiradores também são muito eficazes. Embora sejam feitos de madeira ou metal, caracterizam-se por serem muito fáceis de colocar.

Alguns desses estiradores possuem sprays que facilitam o amolecimento do material. Basta colocá-los no lugar e deixá-los agir. As instruções dirão quanto tempo é apropriado.

4. Esfregue uma colher no material

Sim, uma das soluções para aqueles sapatos de couro apertados e problemáticos está na sua cozinha. Encontre uma colher e comece a esfregar para esticar as áreas problemáticas.

Lembre-se de que você não deve ser muito brusco, pois isso pode maltratar o couro. No entanto, a colher é perfeita porque imita o efeito dos pés no calçado sem ter que sofrer com bolhas terríveis.

5. Encha os sapatos com jornal

Esse truque pode ser antigo, mas isso não o torna menos eficaz. Pegue um jornal velho e amasse-o até ter o suficiente para escorregar para dentro do sapato. Em seguida, umedeça um pouco o jornal. Não encharque, pois pode causar estragos no calçado.

Por fim, coloque-o nos sapatos e deixe-os secar ao ar livre. Não se esqueça de tirar o jornal quando for calçar!

6. Experimente aplicar um pouco de óleo

Você sabia que o óleo amacia e nutre o couro do calçado? Portanto, essa dica não serve apenas para eliminar a rigidez, mas para obter uma aparência melhor.

Os óleos mais recomendados incluem óleo de vison, óleo de coco, óleo para pés e até sabão para selas. No entanto, verifique se os ingredientes não incluem óleo de rícino, alcatrão de pinheiro ou outros produtos prejudiciais ao couro.

Como o óleo deve ser aplicado? Muito fácil. Pegue um pano limpo e role-o em torno de dois dedos. Em seguida, aplique um pouco de óleo e esfregue nos sapatos em movimentos circulares.

7. Use uma batata descascada

Pode parecer ridículo, mas uma batata descascada é ótima para modelar a ponta do sapato. Para fazer isso, descasque a batata, lave, seque e coloque dentro dos sapatos durante a noite. Seguindo este conselho, você pode fazer com que seus sapatos pareçam menos apertados.

8. Use álcool isopropílico e vaselina

Caso você esteja pensando em substituir o álcool comum por um normal, saiba que essa não é uma boa ideia. Esclarecido isso, pegue uma bola de algodão, mergulhe-a em álcool isopropílico e aplique na superfície do calçado. Para um melhor acabamento, lembre-se de retirar os cadarços.

Em seguida, deixe secar por meia hora e aplique vaselina. Nesta etapa, você pode usar uma escova de dentes velha. Uma vez feito isso, deixe descansar durante a noite e seque com um pano. Se você achar que o sapato ainda está rígido, repita o procedimento.

9. Use um pouco de gelo

Esse é outro truque bem conhecido, embora possa ser menos eficaz em calçados de couro. Se você quiser experimentar, siga estas etapas:

  1. Pegue um saco que possa ser fechado novamente e encha-o parcialmente com água.
  2. Em seguida, feche-o e insira-o no sapato. Disponha-o de forma a pressionar os locais mais problemáticos.
  3. Por fim, coloque o sapato com o saco no freezer durante a noite. Quando a água congela, os sapatos se expandem.
Gelo para amaciar sapatos de couro
O gelo pode contribuir para amaciar os sapatos de couro, embora você deva tomar cuidado para preservar a integridade do calçado.

10. Consulte um profissional

Se você já experimentou de tudo e ainda assim seus sapatos não cedem, é hora de consultar um profissional. Eles têm as ferramentas e produtos necessários para amaciar o material. Além disso, considere levá-los a um especialista de confiança em couro de alta qualidade.

Como posso saber se meus sapatos não servem?

Um dos sinais inconfundíveis de que os sapatos estão apertados demais é a posição dos dedos dos pés. Quando o sapato está apertado, os dedos não ficam voltados para a frente, mas sim sobrepostos. Nos sapatos que servem bem, os dedos ficam voltados para a frente e cada um tem o seu espaço.

Calçados apertados podem causar sérios danos à saúde dos pés, como piora de condições pré-existentes (joanetes, pés chatos, esporas), e aumentam as chances de ocorrer um acidente.

Nesse sentido, se você tiver um calçado de couro apertado, tente seguir algumas das nossas dicas para esticar e amaciar o material.

Pode interessar a você...
5 truques para limpar uma jaqueta de couro
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 truques para limpar uma jaqueta de couro

Saiba como limpar uma jaqueta de couro, uma peça que não pode faltar no guarda-roupa daqueles que se preocupam com a moda.