Pés planos, o que são e como tratá-los?

13 de setembro de 2019
Os pés planos podem ser tratados caso produzam dor. Uma das medidas mais utilizadas para corrigi-los são as palmilhas personalizadas.

Diz-se que uma pessoa tem os pés planos ou chatos quando, estando de pé, a planta do pé inteira fica em contato com o chão. Ou seja, o pé carece de curva ou arco plantar. É a doença contrária aos pés cavos.

Trata-se de uma característica muito frequente. Estima-se que 20% da população mundial a apresenta. Além disso, é uma afecção que, normalmente, não causa dor e que pode se desenvolver tanto na infância quanto com o passar dos anos.

No entanto, pode causar um alinhamento inadequado das pernas, e isso provoca problemas tanto nos tornozelos como nos joelhos. Por isso, neste artigo explicamos as causas e tratamentos dessa condição.

Como os pés planos se formam?

Na infância, ter os pés planos é normal, já que o arco do pé é formado durante esta etapa. Contudo, em algumas pessoas, o arco nunca chega a se desenvolver. Isso não tem motivo para ser ruim nem problemático.

Os pés chatos também podem ir se formando com o passar dos anos. Neste caso, costuma afetar somente um dos pés. Ademais, pode ocorrer tanto por envelhecimento, como por um uso excessivo, lesões ou doença. Qualquer uma destas situações provoca dano nos tendões, que são os que ‘sustentam’ o arco.

Por outro lado, existem certos fatores que aumentam o risco de ter pés chatos. Entre eles destacam-se, aparte do envelhecimento e das lesões como já mencionamos: a obesidade, a diabetes e a artrite reumatoide.

Ande em um chão duro

De fato, um estudo realizado pela Universidade do Chile, afirma que:

«O estado nutricional está associado com aumentos na prevalência de pé plano em crianças. Na população infantil de 6 a 10 anos de idade, a obesidade está associada com a alteração morfológica do pé».

Por isso, é importante cuidar da alimentação, especialmente das crianças. A obesidade pode afetar o desenvolvimento de seu esqueleto e de seus músculos.

Quais sintomas aparecem?

Grande parte das pessoas que tem os pés planos não tem nenhum sintoma. No entanto, alguns sentem dor, que pode aparecer na zona interna da perna. Inclusive, ao provocar um mau alinhamento, a dor pode afetar o tornozelo ou o joelho.

Os pés chatos, além disso, se associam com os joelhos rotacionados para dentro, ou joelho valgo. Esta doença recebe o nome de genu valgo. É um problema tanto esquelético quanto estético.

Ademais, outros sintomas são o cansaço e a sensação de pesado nas pernas. Pode custar mais caminhar. Em alguns casos, até a coluna pode ser afetada.

Talvez goste de ler ademais: Artrose de tornozelo

Quais tratamentos existem?

Nos casos em que existe dor, existe uma série de tratamentos que podem melhorar a situação, como por exemplo:

  • Exercícios de alongamento: servem para aqueles casos nos quais o tendão de Aquiles é mais curto do que o normal.
  • Calçado com um suporte estrutural: ajuda a aliviar a dor e fica ainda mais confortável do que os sapatos com pouco suporte.
  • Dispositivos ortopédicos: são suportes para o arco. Alguns são vendidos sem receita, mas também podem ser desenhados sob medida. Em suma, são palmilhas personalizadas que se ajustam ao contorno do pé e reduzem os sintomas.
Palmilha para pé plano

No caso das crianças, o ideal é tentar corrigir os pés com certos exercícios. No entanto, a partir dos 4 anos costuma-se usar palmilhas que ajudam a melhorar o alinhamento do pé.

Inclusive, pode-se realizar cirurgia. Contudo, isso costuma estar reservado para os casos mais complicados. Ainda, costuma ser realizada naquelas pessoas que também têm uma ruptura de tendão, por exemplo.

Além disso, no caso dos atletas, a fisioterapia pode ser efetiva. Isso acontece, visto que muitos casos de pés planos são produzidos por lesões por sobrecarga ao correr ou ao realizar outros exercícios de forma errada. Os fisioterapeutas e treinadores podem evitar o problema ajudando a melhorar a técnica.

Talvez te interesse ler ademais: Tratamento para fortalecer ligamentos e tendões do joelho

Concluindo

Ter os pés planos é algo frequente que não costuma provocar incômodos nem problemas maiores. No entanto, nos casos em que sim ocorre uma moléstia, existem diferentes formas de tratamento que podem ajudar. O importante é procurar um médico ante qualquer dúvida.

Além disso, recomenda-se perder peso para evitar a obesidade. A dor pode ser tratada com medicamentos, ainda que o ideal seja realizar exercícios de alongamento e fisioterapia.

  • Flexible Flatfoot in Children – OrthoInfo – AAOS. (n.d.). Retrieved July 29, 2019, from https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases–conditions/flexible-flatfoot-in-children/
  • Pies planos – familydoctor.org. (n.d.). Retrieved July 29, 2019, from https://es.familydoctor.org/condicion/pie-plano/
  • Pies planos. 7 claves para entender qué significa esta patología | Blog Podoactiva. (n.d.). Retrieved July 29, 2019, from https://www.podoactiva.com/es/blog/pies-planos-7-claves-para-entender-que-significa-esta-patologia
  • Pie plano, ¿cuáles son sus causas y su tratamiento? (n.d.). Retrieved July 29, 2019, from https://clinicamartingomez.es/pie-plano-causas-y-tratamiento/