Remédios complementares para torção de tornozelo

· 18 de maio de 2019
A torção pode ocorrer em qualquer parte do corpo, embora o tornozelo seja o local mais vulnerável. É onde geralmente se registra este tipo de contusão, que sem um tratamento adequado pode piorar.

Uma torção no tornozelo é uma reviravolta que pode acontecer a qualquer um, causada por movimentos repentinos como, por exemplo, ao correr, andar, aquecimento inadequado ou erros durante o exercício. Uma alternativa é melhorar um tornozelo torcido com remédios naturais complementares ao tratamento médico.

O primeiro sintoma de uma torção do tornozelo é uma dor forte. Isso acontece porque os ligamentos sofrem um esticamento que pode até danificar a articulação. Uma torção mal curada pode, com o tempo, gerar outras consequências.

Dicas e recomendações básicas em casos de torção de tornozelo

Curativo torção de tornozelo

Depois de uma distensão de ligamentos, a primeira coisa é evitar descansar o pé no chão, por isso você deve imobilizá-lo o máximo possível. É aconselhável liberá-lo de qualquer tipo de pressão e usar muletas antes de tentar andar.

Uma torção no tornozelo não deve ser encarada como algo simples, pois pode ser algo sério que demora a curar. Por isso, a primeira coisa a ter em mente é que é necessário descansar. Além disso, a perna deve ser elevada até a altura do coração para reduzir a inflamação e a dor.

Outra recomendação é mover os dedos dos pés, o que facilitará a recuperação e reduzirá a inflamação. Alongamento suave também é recomendado, então o tornozelo melhorará a circulação.

Talvez te interesse ler também: 6 dicas para prevenir e tratar torções de tornozelo

Remédios naturais para melhorar a torção de tornozelo

Entre os tratamentos que existem para curar uma torção de tornozelo estão os remédios naturais, complementares aos prescritos pelo médico. Se a lesão for leve, ela pode ser tratada em casa usando alguns remédios fáceis de preparar e fáceis de aplicar.

Se, ao contrário, a torção apresentar maior grau de complicação, o ideal é procurar um especialista em traumatologia para tratar a condição.

Gelo, o melhor aliado

Compressa de gelo no tornozelo

Entre os remédios caseiros que são conhecidos para melhorar uma torção se encontram os tratamentos com gelo. No momento da torção, um bloco de gelo ou gel é colocado para diminuir o inchaço.

Eles podem ser repetidos em sessões de 15 ou 20 minutos, a cada três ou quatro horas durante uma semana, isso dependerá da evolução da lesão e da dor produzida. No entanto, nunca deve ser aplicado diretamente sobre a pele para evitar queimaduras causadas pelo frio.

Sulfato de magnésio

Outra excelente opção é o sulfato de magnésio. É diluído em uma xícara de água quente de tamanho médio. Uma vez obtida uma temperatura quente, o pé lesionado é introduzido por 30 minutos, duas vezes ao dia, durante três ou quatro dias contínuos.

Para mais informações leia: 10 benefícios do óleo de magnésio

Os óleos naturais

Óleos essenciais para tratar torções

Para melhorar o tornozelo torcido e aliviar a dor e a inflamação, os óleos naturais são excelentes alternativas. Eles são remédios complementares que ajudam a reduzir a doença, agindo como um anti-inflamatório, analgésico e relaxante muscular.

Você pode encontrar os óleos naturais de mamona, coco, alho, cebola, açafrão, arnica ou azeitona, que são colocados na área com uma bandagem e deixados para agir por pelo menos meia hora. A aplicação deve ser feita durante o dia e mantida por até uma semana. Seu uso dependerá do avanço progressivo da lesão.

É importante saber como aplicar curativos, eles são usados ​​para manter a área do pé, dedos e tornozelos fixos, até o joelho. Eles nunca devem exercer pressão, dada a importância da boa circulação.

Cúrcuma e cebola

O açafrão em pó é misturado com limão. Uma vez obtida a pasta grossa, ela é colocada na área que sofreu a lesão. Além disso, também pode ser tomado com um copo de leite, duas vezes por dia para aliviar a dor.

Primeiramente, corte a cebola em pedaços e, em seguida, adicione sal para fazer uma pasta macia. Esta mistura é fixada com uma bandagem na área afetada e deixada para agir por duas horas. Por fim, pode ser repetido quantas vezes forem necessárias para maximizar o seu efeito anti-inflamatório.

Arnica e azeite de oliva

Arnica para melhorar torção de tornozelo

A arnica é uma planta que é preparada em óleo para reduzir a inflamação das contusões. As gotas são colocadas na parte afetada do pé, em seguida ele é massageado e deixado em repouso por cerca de cinco horas.

O azeite de oliva pode ser misturado com uma gema de ovo e colocado na área lesada. A pomada é coberta com algodão e coberta por um curativo, deixando por dois dias.

Além disso, outra possibilidade é colocar várias gotas deste óleo previamente aquecido na área afetada. Em seguida, massageie suavemente, uma prática que pode ser repetida até quatro vezes por dia.

Por fim, se aprendermos a melhorar um tornozelo torcido usando remédios naturais complementares, conseguiremos uma recuperação mais rápida.

Usá-los nas áreas afetadas é simples, econômico, mas acima de tudo muito eficaz. Contanto que combinemos com os tratamentos indicados pelo médico.