Remédios complementares para torção de tornozelo

Uma torção no tornozelo é uma reviravolta que pode acontecer a qualquer um, causada por movimentos repentinos como, por exemplo, ao correr, andar, aquecimento inadequado ou erros durante o exercício. Uma alternativa é melhorar um tornozelo torcido com remédios naturais complementares ao tratamento médico.
O primeiro sintoma de uma torção do tornozelo é uma dor forte. Isso acontece porque os ligamentos sofrem um esticamento que pode até danificar a articulação. Uma torção mal curada pode, com o tempo, gerar outras consequências.
Dicas e recomendações básicas em casos de torção de tornozelo
Depois de uma distensão de ligamentos, a primeira coisa é evitar descansar o pé no chão, por isso você deve imobilizá-lo o máximo possível. É aconselhável liberá-lo de qualquer tipo de pressão e usar muletas antes de tentar andar.
Uma torção no tornozelo não deve ser encarada como algo simples, pois pode ser algo sério que demora a curar. Por isso, a primeira coisa a ter em mente é que é necessário descansar. Além disso, a perna deve ser elevada até a altura do coração para reduzir a inflamação e a dor.
Outra recomendação é mover os dedos dos pés, o que facilitará a recuperação e reduzirá a inflamação. Alongamento suave também é recomendado, então o tornozelo melhorará a circulação.
Talvez te interesse ler também: 6 dicas para prevenir e tratar torções de tornozelo
Remédios naturais para melhorar a torção de tornozelo
Entre os tratamentos que existem para curar uma torção de tornozelo estão os remédios naturais, complementares aos prescritos pelo médico. Se a lesão for leve, ela pode ser tratada em casa usando alguns remédios fáceis de preparar e fáceis de aplicar.
Se, ao contrário, a torção apresentar maior grau de complicação, o ideal é procurar um especialista em traumatologia para tratar a condição.
Gelo, o melhor aliado
Entre os remédios caseiros que são conhecidos para melhorar uma torção se encontram os tratamentos com gelo. No momento da torção, um bloco de gelo ou gel é colocado para diminuir o inchaço.
Eles podem ser repetidos em sessões de 15 ou 20 minutos, a cada três ou quatro horas durante uma semana, isso dependerá da evolução da lesão e da dor produzida. No entanto, nunca deve ser aplicado diretamente sobre a pele para evitar queimaduras causadas pelo frio.
Sulfato de magnésio
Outra excelente opção é o sulfato de magnésio. É diluído em uma xícara de água quente de tamanho médio. Uma vez obtida uma temperatura quente, o pé lesionado é introduzido por 30 minutos, duas vezes ao dia, durante três ou quatro dias contínuos.
Para mais informações leia: 10 benefícios do óleo de magnésio
Os óleos naturais
Para melhorar o tornozelo torcido e aliviar a dor e a inflamação, os óleos naturais são excelentes alternativas. Eles são remédios complementares que ajudam a reduzir a doença, agindo como um anti-inflamatório, analgésico e relaxante muscular.
Você pode encontrar os óleos naturais de mamona, coco, alho, cebola, açafrão, arnica ou azeitona, que são colocados na área com uma bandagem e deixados para agir por pelo menos meia hora. A aplicação deve ser feita durante o dia e mantida por até uma semana. Seu uso dependerá do avanço progressivo da lesão.
É importante saber como aplicar curativos, eles são usados para manter a área do pé, dedos e tornozelos fixos, até o joelho. Eles nunca devem exercer pressão, dada a importância da boa circulação.
Cúrcuma e cebola
O açafrão em pó é misturado com limão. Uma vez obtida a pasta grossa, ela é colocada na área que sofreu a lesão. Além disso, também pode ser tomado com um copo de leite, duas vezes por dia para aliviar a dor.
Primeiramente, corte a cebola em pedaços e, em seguida, adicione sal para fazer uma pasta macia. Esta mistura é fixada com uma bandagem na área afetada e deixada para agir por duas horas. Por fim, pode ser repetido quantas vezes forem necessárias para maximizar o seu efeito anti-inflamatório.
Arnica e azeite de oliva
A arnica é uma planta que é preparada em óleo para reduzir a inflamação das contusões. As gotas são colocadas na parte afetada do pé, em seguida ele é massageado e deixado em repouso por cerca de cinco horas.
O azeite de oliva pode ser misturado com uma gema de ovo e colocado na área lesada. A pomada é coberta com algodão e coberta por um curativo, deixando por dois dias.
Além disso, outra possibilidade é colocar várias gotas deste óleo previamente aquecido na área afetada. Em seguida, massageie suavemente, uma prática que pode ser repetida até quatro vezes por dia.
Por fim, se aprendermos a melhorar um tornozelo torcido usando remédios naturais complementares, conseguiremos uma recuperação mais rápida.
Usá-los nas áreas afetadas é simples, econômico, mas acima de tudo muito eficaz. Contanto que combinemos com os tratamentos indicados pelo médico.
- Fernando Sánchez Ruano. Médico de Familia C. S. Callosa d’ En Sarrià. Esguince de tobillo, guía de actuación clínica. Extraído de: http://www.san.gva.es/documents/246911/251004/guiasap019esgtobillo.pdf
- José Emigdio Alberto Pérez Rojas, Ernesto Hernández Elizarraras. 2004. Guía atención al paciente con esguince. Extraído de: http://www.medigraphic.com/pdfs/imss/im-2004/im045j.pdf