5 conselhos para prevenir o aparecimento de joanetes

15 Janeiro, 2020
Os joanetes são um problema muito doloroso que pode ser prevenido em alguns casos com simples conselhos. 

Os joanetes são um verdadeiro incômodo que pode afetar qualquer pessoa, como sugerem essas informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Se definem como um avolumamento que gera muita dor, pois provoca um deslocamento lateral do osso do dedão do pé, em sua base. Por este motivo, prevenir o aparecimento de joanetes é essencial caso queiramos nos mover tranquilamente todos os dias.

Aqui estão algumas dicas para evitar o aparecimento de joanetes e, assim, preveni-los a tempo. Lembre-se de que essa condição depende, acima de tudo, do nosso estilo de vida. Tome nota!

Conselhos para prevenir o aparecimento de joanetes

1. Não use sapatos que apertam

Já usou alguma vez sapatos que apertavam os pésOu que ficavam um pouco estreitos na ponta? Tenha muito cuidado com isso, já que está criando o caldo de cultivo perfeito para que os joanetes se formem.

Quando nosso pé se encontra apertado, tem que se adaptar ao sapato no qual está. Os dedos podem estar em posições desconfortáveis, se torcerem e isso pode fazer com que um joanete apareça quando menos esperamos. Além disso, a dor e o incômodo de nossos pés nos indicarão que algo não vai bem. 

O calçado deve ter um tamanho apropriado. Não deve ficar nem muito grande nem muito pequeno, para que nosso pé não se sinta apertado e isso cause problemas muito mais graves.

Veja também: Tem calos nos pés? Combata-os com esta solução 100% natural

2. Cuidado com os saltos altos

O que acontece quando usamos saltos altosTodo o peso do pé recai onde estão os dedos, deixando-os apertados entre si. Além disso, muitos saltos altos tem a ponta mais estreita, por isso, ainda que sejam do nosso tamanho, nosso pé, pelo menos nessa área, vai ficar apertado.

joanetes

Se você usa saltos altos com muita assiduidade, tem todas as chances de sofrer com os joanetes, como este vídeo afirma com base no estudo conduzido pela Clínica CEMTRO e pela Universidade Rey Juan Carlos de Madri.

No entanto, se você não puder abrir mão deles, recomendamos tentar escolher aqueles modelos que não tenham um salto muito alto. Se, além disso, ele for um pouco largo, melhor ainda.

3. Utilize palmilhas caso tenha os pés chatos

O terceiro conselho para prevenir o aparecimento de joanetes está destinado a todas aquelas pessoas que sofrem de pés chatos. Pois, quando se tem este tipo de pé e se caminha, uma sobrecarga aparece na área onde se forma o joanete. No entanto, existem modelos para evitar isso, de acordo com este estudo da Universidad del Desarrollo (Chile).

Temos que dizer que as palmilhas podem ser chatas e incômodas. No entanto, ajudarão os pés caso sofram com esta condição e evitará que possa desenvolver algum joanete. Um problema muito doloroso que é muito melhor prevenir.

4. Caminhe descalço

Para prevenir o aparecimento de joanetes é bom nem sempre ter os pés fechados em tênis ou sapatos de saltos altos. É necessário que eles possam respirar e se sentirem livres de qualquer pressão e incômodos que o uso do calçado e até mesmo o atrito com a meia possam causar.

Por isso, é bem positivo aproveitar que estamos na praia para caminhar, já que isso favorece muito nossos pés. Mas, principalmente, que em casa não fiquemos com o calçado da rua. Podemos andar descalços, somente com meias ou colocar sapatilhas confortáveis.

Leia também: 11 maneiras de se desfazer do mau cheiro nos pés

5. Escolher o calçado adequado

Se quisermos prevenir o aparecimento de joanetes de maneira adequada é necessário que a partir de agora invistamos em um calçado de qualidade. Este deve ser flexível, ser transpirável, não deve apertar e, se puder ser feito de materiais naturais, muitíssimo melhor.

Isso é sugerido por este estudo realizado pela Universidade de Barcelona.

joanetes

Se levarmos isso em consideração, além de todos os conselhos anteriores, nossa chance para terminar com joanetes em nossos pés será muita baixa. Não podemos nos esquecer que se houver alguém em nossa família que tem joanetes, nosso grau de prevenção tem que ser maior, ainda que em certas ocasiões não funcione.

Todos estes conselhos para prevenir os joanetes também ajudam no caso de já tê-los. Pois, continuamos tendo que usar sapatos e é melhor escolher aqueles que não nos machuquem e não apertem nosso joanete, para que assim sua dor não aumente.

Existe alguém na sua família que sofre com joanetes? Você sofre? Se não, aninamos você a ver se está cometendo alguma falha com relação ao calçado, para que a resolva o antes possível. A saúde dos seus pés está em jogo.

  • Castillo, J. M., Munuera, P. V, Domínguez, G., Salti, N., & Algaba, C. (2013). Prevalencia del juanete de sastre y quinto dedo adducto varo en el baile flamenco profesional. Revista Del Centro de Investigación Flamenco Telethusa.

  • Paya, C. (2001). Enfermedades transmisibles. Medwave. https://doi.org/10.5867/medwave.2001.05.3444.

  • Guzmán Robles, Ó., & Peláez Serrano, S. (2002). Tratamiento pie valgo. Acta Ortopédica Mexicana.