Diabetes e hipertensão: o que posso comer?

· 28 de outubro de 2016
Se você sofre com a diabetes ou com a hipertensão, é importante incluir em sua dieta alimentos que ajudem a controlar os níveis de ambas, e evitar aqueles que podem ser prejudiciais.

Muitas pessoas sofrem com a diabetes e a hipertensão e podem pensar que é muito difícil seguir uma dieta que não inclua sal ou açúcar.

No entanto, é possível ter uma alimentação saudável e de acordo com as necessidades das duas condições. Neste artigo contaremos o que você pode comer se sofre com a diabetes e a hipertensão.

Conselhos para diabéticos e hipertensos

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É muito importante respeitar as recomendações dos médicos especialistas em relação ao que se pode comer e o que não, e quais alimentos é melhor evitar ou reduzir o consumo.

Além da alimentação, existem hábitos que podem fazer a diferença entre ter uma vida saudável e uma em que os sintomas da diabetes ou da hipertensão não nos permitam realizar nossas atividades.

Algumas recomendações que devemos levar em conta:

  • Evitar os maus hábitos, como o sedentarismo e o cigarro. Não consumir álcool, pelo seu elevado teor de açúcar.
  • Não comer alimentos processados com salmoura ou defumados.
  • Reduzir o sal dos alimentos e evitar manter o saleiro na mesa. Usar ervas, como o orégano ou o alecrim, para temperar.
  • Beber dez copos de água por dia (os cinco primeiros, ao longo da manhã).
  • Elaborar um plano de alimentação com a ajuda de um especialista. Mastigar lentamente cada garfada de comida e aguardar 30 minutos para terminar de comer.
  • Realizar 3 refeições por dia a cada 6 horas e um pequeno lanche entre elas. Medir as quantidades e porções ingeridas diariamente.
  • Ser disciplinado na rotina e estilo de vida. Ter uma agenda, caderninho ou blog de alimentação e relacioná-las com estados de ânimo e sintomas.
  • Medir o nível de glicose ou a pressão na mesma hora todos os dias (por exemplo, depois do café da manhã, antes do almoço).

O que uma dieta adequada para a diabetes e a hipertensão deve conter?

Já que as duas doenças podem aparecer juntas, mas em momentos diferentes, seria bom que você se acostumasse a ter uma dieta equilibrada.

No caso de você sofrer de diabetes e hipertensão, deverá ter mais cuidado com os alimentos e bebidas que consome, e, sobretudo, com as quantidades.

Seu regime deve ser caracterizado por ser baixo em sódio, gorduras e carboidratos. Essa seria a regra geral. Quanto aos alimentos que você não deveria esquecer, encontramos:

Não se esqueça de ler: O que evitar quando sofremos de hipertensão?

Ricos em fibras solúveis

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Eles mantêm os níveis de gordura estáveis e muitos deles podem ser usados como substitutos do sal. Ao mesmo tempo, a fibra permite evitar a prisão de ventre e equilibrar a pressão arterial.

Entre os alimentos que oferecem alto teor de fibras e de ácido graxos ômega 3 (também recomendados para diabéticos e hipertensos) estão:

  • Cereais (grão integrais, aveia, cevada, farelo de aveia e de trigo, trigo integral)
  • Feijões e ervilhas
  • Maçãs
  • Cenouras
  • Nozes
  • Salmão
  • Óleo de linhaça
  • Tofu

Vegetais

Uma boa dieta sempre deve conter verduras, sobretudo se temos diabetes e hipertensão. Devem ser cozidas sem sal (ou com muito pouco). Evite fritá-las.

Melhor consumi-las cruas, ao vapor ou ao forno, temperadas com ervas.

Não deixe de consumir:

  • Alho e cebola
  • Alface, couve e brócolis
  • Rabanete
  • Acelga e espinafre
  • Berinjela

Frutas

Existe a ideia equivocada de que os diabéticos não podem comer frutas porque são doces. No entanto, salvo exceções, como a banana, que deve ser consumida com moderação, todas as demais são permitidas.

Recomendamos que você coma:

  • Laranja
  • Tangerina
  • Toranja
  • Morango
  • Maçã
  • Pera
  • Melancia

Peixes

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Comer peixes três vezes por semana é muito bom para a saúde e perfeito para diabéticos e hipertensos.

Os melhores são aqueles chamados “azuis”, pois possuem ácidos graxos ômega 3 que reduzem os problemas cardíacos e oferecem vitaminas, antioxidantes e minerais.

São recomendados para que todas as células e órgãos se mantenham em bom estado.

Entre os mais recomendados, encontramos:

  • Salmão
  • Sardinha
  • Cavalinha
  • Merluza
  • Mero

Quer saber mais? Leia: Benefícios de comer peixe

Laticínios desnatados

São uma boa fonte de cálcio e, ao não conterem tanta gordura como os produtos integrais, evitam o sobrepeso e controlam o açúcar no sangue.

Por isso, não hesite em consumir (sempre desnatado):

Tenha muito cuidado com as comidas prontas e congeladas, porque na maioria dos casos elas contêm muito sal.

Inclusive, você também deve prestar atenção naqueles alimentos com baixo teor de açúcar, porque, em sua composição, apresentam sódio (como no caso de certos produtos à base de aveia para o café da manhã.).

Preste muita atenção no momento de fazer suas compras e leia bem a tabela nutricional de cada item que escolher. Vai levar algum tempo no início, mas depois você saberá o que é permitido e o que não.

Para começar, vá primeiro à seção de frutas e verduras, antes das demais, e será mais fácil escolher alimentos saudáveis.

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Não se esqueça de que, além de ter uma dieta saudável, é essencial fazer exercícios três vezes por semana.

Sem a necessidade de realizar exercícios muito árduos ou intensos, deixe o sedentarismo e os maus hábitos de lado se você deseja viver bem, ainda que tenha diabetes e hipertensão.

Por último, realize todos os exames recomendados pelo médico (ou profissionais que você consultar regularmente).

Faça as perguntas que quiser, inclusive aquelas que você considerar óbvias ou sem razão. Leve uma lista do que você come para que o médico avalie se os alimentos são os mais adequados.