Dez alimentos que fortalecem os rins

· 4 de outubro de 2014
Por serem um dos órgãos mais importantes do corpo humano, merecem muita atenção. Uma boa forma de cuidar dos rins é através da alimentação.

Os rins são um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Desse modo, seu trabalho é prevenir muitas enfermidades e manter um bom funcionamento geral do organismo. Entre suas funções mais importantes está a eliminação, por meio da urina, de toxinas contidas no sangue e de resíduos. Conheça 10 alimentos que fortalecem os rins neste artigo. Muitos fatores podem adoecer nossos rins e, como consequência, começamos a ter doenças renais que, inclusive, podem ser graves. Por isso, é muito importante ter hábitos saudáveis para manter uma boa saúde dos órgãos e assim garantir que suas funções aconteçam sem nenhum problema.

Sendo assim, um dos fatores que mais influenciam na saúde renal é a alimentação. Apesar de existirem alimentos que podem afetar a saúde dos rins, por sorte, também existem alimentos que ajudam a fortalecê-los. A seguir, vamos indicar quais alimentos devem ser incluídos na sua dieta, caso você queira fortalecer os rins.

Alimentos que fortalecem os rins

Beterraba

A beterraba é um alimento repleto de propriedades diuréticas e desintoxicantes bastante favoráveis à saúde renal. Posto que é rico em potássio, esse alimento é recomendável para fortalecer e limpar não só os rins como também o fígado e a vesícula biliar. É recomendado preparar um suco de beterraba com cenoura, assim como também pode ser incluída nas saladas, etc.

Mirtilos

Os mirtilos são alimentos que fortalecem os rins Os mirtilos são desintoxicantes renais que também possuem um efeito limpador da bexiga. Suas propriedades fortalecem o funcionamento dos rins e previnem infecções, já que evitam o desenvolvimento de bactérias. Assim, recomenda-se beber suco de mirtilos preferencialmente antes do café da manhã.

Cereais integrais

Conhecidos por ser uma grande fonte de fibra, esses alimentos também promovem a eliminação de toxinas e resíduos. Os cereais ajudam a diminuir a retenção de líquidos e, por isso, acabam desintoxicando os rins.

Aipo

Aipos são alimentos que fortalecem os rins Este é um alimento formado por água, sais minerais e vitaminas como Alfa-tocoferol ou vitamina E, betacaroteno, ou provitamina A , vitamina C, folatos, entre outros.

Por apresentar compostos e propriedades diuréticas, é recomendado para limpar naturalmente os rins e promover a eliminação de resíduos. Sendo assim, pode ser preparado como suco, infusão ou inclui-lo em saladas.

Cebola

Rica em flavonoides, principalmente um chamado quercetina, a cebola é um poderoso antioxidante que favorece órgãos como os rins e o coração. Com suas propriedades, não só regula o metabolismo, mas também ajuda a eliminar as toxinas que o corpo não precisa.

Morangos

Morangos são alimentos que fortalecem os rins Os morangos são poderosos antioxidantes que ajudam a proteger as estruturas do corpo celular e previnem os danos oxidativos. Incluir mais morangos na dieta favorece a saúde dos rins, evita as inflamações e ajuda a limpá-los naturalmente, já que promovem a eliminação de resíduos do organismo.

Aprenda a fazer um delicioso bolo de queijo e geleia de morango.

Melancia

A melancia é um dos melhores alimentos para fortalecer os rins e combater enfermidades das vias urinárias. Esta fruta, além de ser deliciosa, é composta por 93% de água e contém somente 20 calorias por cada 100g.

É, além disso, um potente antioxidante e uma fonte rica de vitaminas e sais minerais como o potássio e o magnésio. Grande aliada dos rins, a melancia é recomendada para tratar e prevenir incômodos como cistite, litíase renal, uretrite e retenção de líquidos, por exemplo.

Abacaxi

O abacaxi é um dos alimentos que fortalecem os rins O abacaxi é um dos diuréticos mais poderosos e, além disso, possui muitas propriedades, por isso é um dos alimentos que fortalecem os rins.

Esta exótica fruta é uma fonte rica de vitamina C, potássio e enzimas bromelina que,  juntas, ajudam a combater as infecções, diminuem a inflamação, estimulam a digestão e reduzem o risco de sofrer de cálculos renais.

Batatas

As batatas são um alimento cheio de vitaminas e minerais que ajudam a prevenir e a tratar os cálculos renais.

A iguaria é conhecida por ser uma fonte de amido, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas B, vitamina C, componentes que atuam poderosamente para fortalecer os rins, assim como para dissolver os cálculos renais e purificar esse importante órgão. Para consumi-la, é recomendável ferver as batatas com casca ou então preparar uma bebida com sua casca. Também é possível comer a casca crua ou assada.

Agrião

O agrião é um dos alimentos que fortalecem os rins

O agrião tem propriedades diuréticas que o tornam um dos alimentos que fortalecem os rins. Por isso, ele previne e evita a formação de pedras nos rins e na vesícula.

Além disso, combate a retenção de líquidos e favorece a eliminação de toxinas. Para consumi-la, a melhor forma é extrair o suco do agrião e beber sem adição de açúcar.