5 tipos de dança que ajudam a tonificar pernas, coxas e glúteos

· 24 de fevereiro de 2017
Para tonificar as pernas, os glúteos, as coxas e outras partes do corpo quase sem nos darmos conta, podemos aproveitar diferentes tipos de dança que nos permitem fazer exercícios enquanto nos divertimos.

Fazer exercícios, em qualquer uma de suas variedades, além de ser um costume saudável, nos ajuda a melhorar nossa forma física. No entanto, a verdade é que, às vezes, a rotina de atividade física que praticamos nos desmotiva.

Por isso, aconselhamos experimentar a dança. Sim, é isso mesmo. Dançar é a melhor forma de fortalecer nosso corpo sem percebermos.

Além disso, é uma atividade divertida, relaxante, e que nos permite conhecer muitas pessoas reais, e não virtuais.

Hoje falaremos sobre alguns tipos de dança que lhe permitirão tonificar pernas, coxas e glúteos. Prepare-se!

A dança como forma de tonificar pernas, coxas e glúteos

A dança é uma atividade que beneficia todo o nosso corpo, mas é especialmente indicada para as pernas, tão maltratadas pela vida sedentária que costumamos ter. Muitas vezes nossas extremidades inferiores incham, doem, ou ficam inquietas ou cansadas.

Lembre-se de que, quando você dança, libera endorfinas. Assim, além de fortalecer seus músculos, irá se livrar de preocupações, afastar o estresse, e se sentirá muito mais feliz.

Há muitos tipos de dança. Assim, você pode escolher o que mais se adaptar a suas características e gostos pessoais. Além disso, você pode dançar sozinho ou acompanhado, na sua casa, na academia, em uma pista de dança ou no lugar que quiser.

Recomendamos a seguir cinco tipos de dança que podem ajudar a tonificar seu corpo.

1. Salsa

Dançar salsa

Se você quer queimar calorias, a salsa é a atividade ideal. Além disso, nas sequências de ritmo rápido, fortalece os glúteos, coxas e panturrilhas.

No entanto, estes não são os únicos benefícios desta mistura de sons afro-caribenhos. Além disso, ela também permite:

  • Afinar a cintura.
  • Melhorar a postura, a agilidade e a coordenação.
  • Fortalecer o tronco e os braços.

Ao dançar salsa você também ativará a circulação ao máximo, ao mesmo tempo em que conseguirá reduzir os riscos de sofrer de algum problema cardiovascular.

2. Sapateado

O sapateado é um estilo de dança norte-americano no qual movemos os pés ritmicamente.

Ele surgiu da fusão de danças irlandesas, do norte da Inglaterra, e da Escócia, e sua posterior combinação com as danças praticadas pelos afro-americanos.

O sapateado é um dos ritmos com maior trabalho aeróbico. Além disso, sua prática não apenas ajuda a oxigenar o corpo e queimar gorduras. Graças aos sons de tacos e pontas sobre o piso, você também conseguirá:

  • Tonificar especialmente as panturrilhas.
  • Fortalecer glúteos e quadríceps.
  • Melhorar o equilíbrio.

Talvez você não seja como Fred Astaire e Ginger Rogers, mas seu corpo será muito beneficiado com esta prática.

3. Flamenco

flamenco

A Espanha também tem uma dança típica que, com seus padrões rítmicos, consegue desenvolver a coordenação, a flexibilidade e a força.

O flamenco é um bom exemplo de exercício aeróbico que permite tonificar pernas e glúteos.

Além disso, graças à sua prática, podemos:

  • Exercitar o quadril e o abdômen.
  • Liberar o excesso de toxinas do corpo através da transpiração.
  • Queimar calorias e perder peso.
  • Melhorar a coordenação pelo uso de castanholas, leques e xales.

4. Tango

tango

A música e a dança que representam a Argentina em todo o mundo também é um exercício ideal para fortalecer as pernas. Com suas típicas quebradas, tonificamos especialmente:

  • As panturrilhas
  • Os quadríceps
  • Os glúteos

Além disso, é uma dança que favorece o equilíbrio e a boa postura, modela a cintura e fortalece a parte lateral do abdômen.

Um dado interessante é que cardiologistas e geriatras recomendam que as pessoas da terceira idade também o pratiquem.

5. Zumba

Trata-se, na realidade, de uma disciplina fitness que combina, dentro de suas rotinas, os principais ritmos latino-americanos.

Por exemplo:

  • Salsa
  • Merengue
  • Cumbia
  • Reguetón
  • Samba

Foi criada pelo colombiano Alberto ‘Beto’ Perez no final do século passado. A zumba, além de ser divertida, é um treino que, por sua intensidade, permite queimar muitas calorias.

Além disso, nos permite tonificar os músculos abdominais, as coxas e os glúteos.

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