Como fazer uma cura depurativa para combater os parasitas intestinais

28 Dezembro, 2019
A infecção por parasitas intestinais pode fazer com que você queira comer alimentos ricos em açúcar. No entanto, é aconselhável evitá-los, pois eles não contribuem para o alívio ou para o tratamento da doença como tal.

Segundo algumas crenças populares, quando o diagnóstico de infecção por parasitas intestinais é confirmado, é possível complementar o tratamento prescrito pelo médico com uma bebida natural à qual são atribuídas propriedades curativas.

Embora seja verdade que isso não esteja cientificamente comprovado, o consumo dessa bebida, dentro de uma dieta equilibrada, pode ser admissível. No entanto, os pacientes são aconselhados a consultar o seu médico antes de começar a tomá-la.

Bebida depurativa para combater os parasitas intestinais

Parasitas intestinais

Ingredientes

  • ½ copo de kefir (100 g)
  • 1 xícara de mamão descascado (140 g)
  • Água (quantidade necessária)

Preparação

  • A primeira coisa que devemos fazer é escolher um mamão que esteja no ponto, não maduro demais.
  • Em seguida, descasque e corte o mamão em cubos pequenos. Descarte as sementes.
  • Acrescente um pouco de kefir líquido ou em grânulos (embora o líquido seja mais fácil de misturar nesses casos).
  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe até homogeneizar.
  • Se a mistura ficar muito grossa, adicione um pouco de água e misture bem. Caso contrário, podemos adicionar mais mamão.

Modo de consumo

  • De acordo com as crenças populares, esta bebida deve ser tomada diariamente durante o tratamento da infecção pelo parasita intestinal. Isso pode levar cerca de 10 dias.
  • Não é recomendável consumir esta bebida com açúcar ou adoçantes, pois eles “alimentam” os parasitas.
  • Esta bebida nunca deve substituir o tratamento farmacológico prescrito pelo médico. De qualquer forma, seria um complemento à dieta.

Conheça as propriedades curativas do limão

Alimentos para combater parasitas intestinais

Embora sejam atribuídas algumas propriedades antimicrobianas e antibacterianas a alguns alimentos, não está comprovado que eles tenham um efeito direto nos parasitas ou que contribuam especificamente para o alívio dos sintomas.

Além disso, do ponto de vista médico, eles podem ser consumidos como complementos para uma dieta equilibrada, mas não são uma cura purificadora para parasitas ou qualquer outro patógeno.

Dentes de alho

Diz-se que o consumo de dentes de alho pode ajudar a matar parasitas intestinais. Por isso, é recomendável tomá-los regularmente.

No entanto, você poderá usar os comprimidos vendidos nas farmácias para evitar o mau hálito.

* Existem pessoas que consomem 1 dente de alho inteiro, cru, com o estômago vazio, mas não está comprovado que isso traga algum tipo de benefício à saúde.

Chá de erva-doce e de gengibre

  • Erva-doce: diz-se que, beber o chá, alivia a dor de estômago, regulariza a diarreia e combate os parasitas intestinais.
  • Chá de gengibre: beba a qualquer hora do dia, especialmente após as refeições. Diz-se que o gengibre e seu óleo essencial têm efeitos anti-helmínticos, ou seja, eles nos ajudariam a destruir parasitas e vermes intestinais.

As sementes de abóbora

Parasitas intestinais

Finalmente, também é dito que as sementes de abóbora podem ajudar a acabar com os parasitas intestinais quando se consome cerca de 20 gramas por dia.

Nota final: é aconselhável consultar o médico antes de tentar qualquer remédio caseiro contra parasitas intestinais.

  • Okeniyi JA, Ogunlesi TA, Oyelami OA, Adeyemi LA. J Med Food. Department of Paediatrics and Child Health, College of Health Sciences, Nigeria. Effectiveness of dried Carica papaya seeds against human intestinal parasitosis: a pilot study. (2007) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17472487