Mejor con Salud
 

Como fazer uma cura depurativa para combater os parasitas intestinais

A infecção por parasitas intestinais pode fazer com que você queira comer alimentos ricos em açúcar. No entanto, é aconselhável evitá-los, pois não contribuem para o alívio nem para o tratamento da doença como tal.
Como fazer uma cura depurativa para combater os parasitas intestinais

Última atualização: 30 Setembro, 2020

Segundo algumas crenças populares, quando o diagnóstico de infecção por parasitas intestinais é confirmado, é possível complementar o tratamento prescrito pelo médico com uma bebida natural à qual são atribuídas propriedades curativas.

Embora seja verdade que isso não está cientificamente comprovado, o consumo dessa bebida, dentro de uma dieta equilibrada, pode ser admissível. No entanto, os pacientes são aconselhados a consultar o médico antes de começar a tomá-la.

Bebida depurativa para combater os parasitas intestinais

Considera-se que, como as sementes de mamão em pó são utilizadas como remédio natural contra parasitas intestinais, ingerir a fruta em uma bebida junto com um pouco de kefir pode ser igualmente benéfico.

Além disso, não se deve esquecer que também são frequentemente atribuídas a essa fruta várias propriedades medicinais, pois além de ser rica em fibras, contém vários nutrientes essenciais, como o cálcio, segundo especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição.

Em particular, afirma-se que o consumo de mamão pode ajudar a aliviar desconfortos digestivos leves, a sensação de peso no estômago e a prisão de ventre.

O mamão é uma fruta que promove a saúde gastrointestinal.

Ingredientes

  • ½ copo de kefir (100 g)
  • 1 xícara de mamão descascado (140 g)
  • Água (quantidade necessária)

Preparo

  • A primeira coisa que devemos fazer é escolher um mamão que esteja no ponto, não maduro demais.
  • Em seguida, descasque e corte o mamão em cubos pequenos, descartando as sementes.
  • Acrescente um pouco de kefir líquido ou em grânulos (embora o líquido seja mais fácil de misturar nesses casos).
  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe até homogeneizar.
  • Se a mistura ficar muito grossa, adicione um pouco de água e misture bem. Caso contrário, podemos adicionar mais mamão.

Modo de consumo

  • De acordo com as crenças populares, essa bebida deve ser ingerida diariamente durante o tratamento da infecção pelos parasitas intestinais. Isso pode levar cerca de 10 dias.
  • Não é recomendável consumir essa bebida com açúcar ou adoçantes, pois eles “alimentam” os parasitas.
  • Essa bebida nunca deve substituir o tratamento farmacológico prescrito pelo médico. De qualquer forma, seria um complemento à dieta.

Conheça as propriedades curativas do limão

Alimentos para combater parasitas intestinais

Embora sejam atribuídas algumas propriedades antimicrobianas e antibacterianas aos seguintes alimentos, não está comprovado que seu consumo proporcione um efeito direto nos parasitas ou que contribua especificamente para o alívio dos sintomas.

Além disso, do ponto de vista médico, eles podem ser consumidos como complementos de uma dieta equilibrada, mas não são uma “cura purificadora” para parasitas ou qualquer outro patógeno. Portanto, consuma-os dentro de uma dieta balanceada para aproveitar seus benefícios.

Dentes de alho

O alho é um alimento de múltiplas utilizações na cozinha. Além disso, lhe são atribuídos efeitos positivos na saúde.

Afirma-se que o consumo de dentes de alho pode ajudar a matar parasitas intestinais. Por isso, é recomendável consumi-los regularmente dentro de uma dieta saudável. A fim de evitar o mau hálito, você pode recorrer às pastilhas vendidas em farmácias.

* Existem pessoas que consomem 1 dente de alho inteiro, cru, com o estômago vazio, mas não está comprovado que isso traga algum tipo de benefício à saúde intestinal.

Chá de erva-doce e de gengibre

  • O chá de erva-doce: dizem que, beber o chá, alivia a dor de estômago, regulariza a diarreia e combate os parasitas intestinais.
  • O chá de gengibre: beba a qualquer hora do dia, especialmente após as refeições. Afirma-se que o gengibre e seu óleo essencial têm efeitos anti-helmínticos, ou seja, ajudariam a destruir parasitas e vermes intestinais.

Sementes de abóbora

Embora faltem evidências, alguns estudos sugerem que as sementes de abóbora são benéficas para a próstata e os intestinos.

Por fim, , graças ao seu de cucurbitina, também se afirma que as sementes de abóbora – naturais, não torradas nem fritas – podem ajudar a acabar com os parasitas intestinais. Para isso, seria necessário consumir cerca de 20 gramas por dia, em saladas, com um pouco de iogurte ou em vitaminas.

A nutrição é essencial para obter melhoras

Uma boa alimentação é fundamental para ter saúde e bem-estar. E em caso de doença, torna-se imprescindível poder obter uma verdadeira melhora.

Portanto, é importante consultar seu médico sobre o tipo de dieta que é melhor para você durante o processo de recuperação e mesmo depois. O profissional vai indicar os aspectos aos quais você deve prestar especial atenção e o que é bom para você.

Caso tenha dúvidas ao longo do processo, lembre-se de que você sempre poderá esclarecê-las com o profissional por telefone ou em consulta, conforme sua preferência.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que é recomendável consultar seu médico antes de consumir qualquer tipo de remédio caseiro contra parasitas intestinais. Também é recomendável evitar consumir vários ao mesmo tempo, pois isso pode ser contraproducente.

5 remédios caseiros para parasitas intestinais

5 remédios caseiros para parasitas intestinais

O principal sintoma de parasitas intestinais é a coceira anal, e todos os membros da família estão expostos ao contágio. Saiba como eliminá-los!