Cuidados com os cabelos antes de dormir
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
A maioria de nós se preocupa em cuidar de seu cabelo durante o dia, já que queremos que esteja fabuloso. Mas deveríamos saber que o período da noite é o melhor para isso. Confira alguns cuidados que você deve ter com os cabelos antes de dormir.
O que é ignorado é que, apesar dos cuidados, as horas do dia são as que mais expõem os cabelos aos mais diferentes fatores que podem enfraquecê-los e danificá-los.
Os cuidados com os cabelos antes de dormir são a melhor maneira de neutralizar os possíveis danos ou alterações, pois permitem fornecer a eles nutrição e reparação.
Existem vários tratamentos e recomendações que podem ajudar a limpá-lo antes de dormir, a fim de aproveitar as horas de descanso para sua regeneração.
Vantagens dos tratamentos noturnos
Geralmente, durante a noite, temos uma rotina de beleza que inclui o relaxamento do corpo e o cuidado da pele.
No entanto, poucas vezes nos preocupamos com os cabelos, pois acreditamos que seus cuidados dever realizados em algum momento do dia.
A verdade é que, ter cuidados com os cabelos antes de dormir tem muitas vantagens para a sua beleza que valem a pena serem consideradas:
- Aplicar tratamentos em seu cabelo antes de dormir fará que os ingredientes ajam durante as suas horas de descanso.
- É uma ótima opção para quem não tem tempo suficiente para cuidar de seu cabelo durante o dia, pois na manhã seguinte as madeixas terão uma aparência esplêndida.
- Elimina as impurezas absorvidas durante o dia e o deixam limpo e sedoso.
- Ajuda a reparar os danos para evitar problemas como a queda, o ressecamento e as pontas duplas.
Saiba também: 8 maus hábitos que afetam a saúde do cabelo
O que os tratamentos noturnos podem proporcionar aos cabelos?
Durante a noite a fibra capilar tem a capacidade de absorver melhor os nutrientes para o cabelo e, por isso, é um excelente momento para tratá-lo.
Máscara hidratante
A máscara hidratante é uma ótima opção de cuidados com os cabelos antes de dormir. Após a exposição à poeira e moléculas que poluem o ar, nada melhor do que uma boa máscara para nutrir e reparar os cabelos.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de óleo de coco (25 g)
- 1 abacate maduro
O que você deve fazer?
- Primeiramente, amasse a polpa de um abacate maduro.
- Misture com uma colher de sopa de óleo de coco até formar uma pasta.
- Umedeça todo o cabelo e, em seguida, aplique o tratamento, deixando-o agir por 20 minutos.
- Enxágue com água morna e aguarde umas duas horas antes de dormir.
Leia também: 4 receitas de cremes caseiros noturnos para ter um rosto perfeito
Esfoliante natural
Como a pele, o couro cabeludo e os cabelos precisam de uma boa esfoliação para remover as células mortas e todas as impurezas que se acumularam.
Embora este tratamento não deva ser feito todos os dias, é bom ter isso em mente, pelo menos uma vez por semana.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo (28 g)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva (25 g)
- 3 gotas de extrato de baunilha
O que você deve fazer?
- Prepare uma mistura com os ingredientes.
- Aplique-a por todo o cabelo com uma massagem suave para garantir que os nutrientes penetrem bem.
- Lave o cabelo e deixe secar um pouco antes de dormir.
Séruns ou sprays
Estes tipos de produtos estão geralmente disponíveis no mercado. Existem de várias marcas, com diferentes embalagens e de vários preços.
No entanto, em casa, você também pode fazer seu próprio spray aproveitando os incríveis benefícios do vinagre de maçã.
Ingredientes
- 6 colheres de sopa vinagre de maçã orgânico (60 ml)
- ½ xícara de água (125 ml)
- 1 garrafa borrifadora
O que você deve fazer?
- Dilua o vinagre de maçã na meia xícara de água e em seguida, despeje no pulverizador.
- Borrife a mistura por todo o cabelo antes de dormir e deixe-o agir durante a noite.
Outros cuidados com os cabelos antes de dormir
- Antes de aplicar qualquer tratamento ou produto, assegure-se de desembaraçar bem todo o cabelo para facilitar sua oxigenação.
- No caso de utilizar produtos gordurosos, a melhor coisa a fazer, é evitar sua aplicação diretamente no couro cabeludo, porque na manhã seguinte podem gerar desconforto.
- Você deve evitar ir para a cama com os cabelos molhados porque isso faz com que se embaracem e acabem se tornando mais frágeis.
- Uma boa opção para evitar o emaranhamento durante a noite é prendê-lo suavemente, por exemplo, com uma trança frouxa.
- Para não molhar o travesseiro depois de realizar o tratamento, uma boa opção é cobri-lo com uma toalha para que absorva a água. Evite enrolar o cabelo porque pode ser muito desconfortável para dormir e isso também pode deixar um cheiro ruim.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Leach, E. R. (1997). Cabello mágico*. Alteridades.
- Carreño. (2017). La higiene personal. Scielo.
- Barrientos Priego, A. (2010). El aguacate. Biodiversitas.
- Sola-Ortigosa, J., Sánchez-Regaña, M., & Umbert-Millet, P. (2009). Psoriasis del cuero cabelludo. Actas Dermo-Sifiliográficas, 100(7), 536-543. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001731009719015
- De Oliveira, S. F., Lôbo, I. P., Da Cruz, R. S., Andrioli, J. L., Da Mata, C. P. S., Soares, G. A., … & Da Conceição, A. O. (2018). Antimicrobial activity of coconut oil-in-water emulsion on Staphylococcus epidermidis and Escherichia coli EPEC associated to Candida kefyr. Heliyon, 4(11), e00924. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2405844018308983
- Souza, P. A. L. D., Marcadenti, A., & Portal, V. L. (2017). Effects of olive oil phenolic compounds on inflammation in the prevention and treatment of coronary artery disease. Nutrients, 9(10), 1087. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5691704/
- Feldstein, S., Afshar, M., & Krakowski, A. C. (2015). Chemical Burn from Vinegar Following an Internet-based Protocol for Self-removal of Nevi. Journal of Clinical & Aesthetic Dermatology, 8(6). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4479370/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.