Cuidado com as palavras, elas também servem para ferir

O problema com as palavras é que elas podem nos ferir muito depois de ouvi-las, pois permanecem em nosso subconsciente e minam nossa autoestima.
Cuidado com as palavras, elas também servem para ferir

Última atualização: 19 março, 2022

Você já parou para pensar no poder que as palavras carregam? Você refletiu sobre o que disse enquanto discutia? Embora as palavras não possam ser tocadas, elas podem acariciar ou arranhar a alma em poucos segundos.

 Leia também:  6 hábitos que melhorarão sua relação de casal

o que às vezes dizemos

Imagine que alguém insistentemente diga a uma criança, ou a uma pessoa, que ela não tem valor. Essa pessoa pode ser sua mãe, seu pai, seu amigo, etc… Ou um grupo de pessoas ao longo do tempo. Essa acusação pode ser injusta e exagerada. No entanto, se eles repetirem muito, o inconsciente pode ser afetado, armazenando essa informação, junto com o sentimento de raiva, depressão ou resignação.

Com o passar do tempo, podemos começar a acreditar que não valemos nada e que somos incapazes de fazer algo bem, pois nossa mente inconsciente ativaria a mensagem automática que armazenamos naquelas situações.

Poderíamos entrar em um círculo vicioso: como acreditamos que não temos valor, agiremos de acordo. Assim, a acusação inicial se tornaria verdadeira, mesmo que não fosse verdadeira no início.

Mesmo assim, nem todas as pessoas guardam a informação  com o que lhes foi dito. Há muitas respostas e interpretações, tantas quanto há pessoas. O importante é entender que quando nos comunicamos com alguém, de forma formal ou informalmente, as palavras que usamos são algo muito importante, e às quais damos pouca atenção, principalmente nas discussões. Nós tendemos a jogá-los fora sem pensar.

As palavras muitas vezes passam despercebidas quando as usamos, mas outras podem deixar traços marcados para toda a vida.

As palavras também arranham… O que podemos fazer para nos conscientizarmos disso?

Um conselho útil seria prestar atenção a esta pequena história anônima:

-Pegue uma folha de papel e amasse, aperte, dobre ou faça uma bola de papel, o que quiser. Cada um pode fazer do seu jeito.

Então tente deixar como estava antes.

Difícil né?

É impossível com as mãos deixar o papel no estado em que o encontramos. Os vincos e rugas permanecem.

O coração das pessoas é como aquele papel, a impressão que deixamos nelas será tão difícil de apagar quanto aquelas rugas, principalmente quando nos machucamos com nossas ações e palavras. Por impulso, às vezes não nos controlamos e lançamos palavras cheias de ódio e ressentimento, e quando temos um momento de reflexão nos arrependemos, mas às vezes é tarde demais.

Como seria diferente se pensássemos antes de agir.

Vamos aprender a ser compreensivos e pacientes!

Alguém disse uma vez: Fale quando suas palavras sejam tão suaves como o silêncio .

Dedos com palavras positivas
This might interest you...
Como evitar as brigas sem sentido no relacionamento
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como evitar as brigas sem sentido no relacionamento

Para evitar brigas sem sentido, temos que eliminar de nossa vida as críticas, tudo aquilo que nos fez mal algum dia, perdoar e, sobretudo, falar.



  • Portrait of crying young woman – concept photo (BW)