Couve-de-Bruxelas com creme de abobrinha
Existem diferentes maneiras de preparar a couve-de-Bruxelas com creme de abobrinha. Neste caso, a imaginação e criatividade do cozinheiro é a chave. Embora existam alguns passos básicos, você também pode incorporar ingredientes que você gosta na receita.
Receita de couve-de-Bruxelas com creme de abobrinha
ingredientes
- 1 quilo de couve-de-Bruxelas
- 2 abobrinhas grandes
- 2 xícaras de leite (500 ml)
- 5 colheres de creme de leite (75 ml)
- 1 colher de sopa de azeite extravirgem (15 ml)
- Sal e pimenta a gosto
- Água (quantidade necessária)
Confira também: Variedade de alimentos que as dietas devem ter
Preparação
- Em primeiro lugar, lave, descasque e pique as duas abobrinhas em pequenos pedaços.
- Logo, em uma panela, adicione muita água. Quando a água começar a ferver, adicione as couves-de-Bruxelas e uma pitada de sal. Cozinhe por cerca de 10 minutos.
- Por outro lado, cozinhe a água e uma pitada de sal com as duas abobrinhas até ficarem macias. Quando estiverem prontas, escorra e bata no liquidificador junto com um pouco da água de cozimento. Reserve.
- Assim que as couves-de-Bruxelas estiverem prontas, drene bem e adicione à uma panela com o leite quente por 20 minutos. O creme de abobrinha que foi liquefeito também deve ser incorporado.
- Logo após 20 minutos, retire a panela do fogo e adicione as colheres de creme de leite, assim como o azeite. Tempere a gosto e mexa muito bem até que todos os ingredientes estejam integrados.
- Finalmente, tempere com sal ou pimenta. Se estiver de acordo com o seu gosto, sirva quente e aproveite.
Couve-de-Bruxelas com creme
Ingredientes:
- 1 quilo de couve-de-Bruxelas
- 2 copos de leite (400 ml)
- ½ copo de creme de leite (100 ml)
- 2 colheres de sopa de manteiga (20 g)
- Água
- Sal e pimenta a gosto
Preparação
- Em primeiro lugar, coloque a água com uma pitada de sal em uma panela em fogo alto. Quando a água estiver fervendo, adicione as couves-de-Bruxelas e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até que estejam macias. Após esse tempo, escorra e reserve.
- Por outro lado, descarte a água na qual as couves-de-Bruxelas foram cozidas. Na mesma panela, aqueça o leite e, quando começar a ferver, adicione as couves e reduza o fogo.
- Além disso, mexa constantemente e cozinhe até que as couves estejam macias, mas firmes. Neste ponto, adicione a manteiga, o creme, o sal e a pimenta. Misture todos os ingredientes muito bem.
- Finalmente, retire do fogo quando a manteiga derreter completamente. Tenha muito cuidado para que a mistura não ferva novamente. Reserve.
Não deixe de ler ademais: A couve e seus benefícios
Couve-de-Bruxelas com creme de alho e cebola
Ingredientes
- 1 quilo de couve-de-Bruxelas
- 1 dente de alho
- 1 cebola média
- 1 xícara de creme de leite (250 ml)
- 1 colher de sopa de azeite (15 ml)
- Sal e pimenta (a gosto)
Preparação
- Em primeiro lugar, lave as couves-de-Bruxelas. Posteriormente, corte a parte mais dura do caule, assim como para remover as folhas externas. Lave novamente, escorra e reserve.
- Logo coloque as couves-de-Bruxelas em uma panela de pressão com um pouco de água e sal, aproximadamente o equivalente a um dedo no fundo.
- Posteriormente, a partir do momento em que a válvula indicar a pressão máxima, cozinhe as couves por 15 minutos. Depois, elas devem ser drenadas e temperadas a gosto. Reserve, assim como o líquido de cozimento.
- Por outro lado, pique a cebola em fatias finas e o dente de alho bem fininho.
- Além disso, em uma panela, coloque a colher de sopa de azeite e refogue em fogo médio o alho e a cebola por 10 minutos ou até dourar. É importante ficar muito atento para que esses dois ingredientes não queimem.
- Assim que eles estiverem dourados, abaixe o fogo e adicione o creme. Mexa por mais cinco minutos até formar um creme suave.
- Finalmente, adicione as couves-de-Bruxelas à panela e mexa por mais alguns minutos com muito cuidado para não estragar as couves. Se o molho estiver muito espesso, dilua com algumas colheres de sopa do líquido que sobrou do cozimento. Sirva e aproveite.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fundación Española de Nutrición. Col de Bruselas. http://www.fen.org.es/index.php/alimentacion/alimento/col-de-bruselas
- Fundación Española de Nutrición. Calabacín. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/calabacin.pdf
- Fundación Española de Nutrición. Ajo. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/ajo.pdf
- Fundación Española de Nutrición. Cebolla. http://www.fen.org.es/mercadoFen/pdfs/cebolla.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.