10 conselhos de pessoas com mais de 60 anos para ter uma vida mais plena

15 Setembro, 2020
Ainda que possa ser difícil colocar em prática, é importante levar em conta a experiência dos mais velhos para entender a vida e aprender a desfrutá-la ainda mais.

Ao chegar à idade adulta, muitas pessoas se dão conta de que os sonhos e as ideias que tinham sobre o que constitui uma vida mais plena eram muito diferentes da realidade e dependiam muito de suas decisões.

Na velhice, começamos a ter um pensamento mais reflexivo e analisamos vários aspectos da vida que talvez tivessem nos permitido aproveitar a vida com mais plenitude em idades mais jovens. Por essa razão, é muito comum que os avôs e avós nos deem conselhos e compartilhem suas experiências para nos ajudar a tomar decisões mais adequadas.

A vida continua sem parar e, aos poucos, percebemos que tudo é muito efêmero e que tudo muda de acordo com as nossas decisões.

Mas… O que fazer para ter uma vida mais plena? Dar uma resposta concreta é complexo e quase impossível. No entanto, algumas pessoas maiores de 60 anos nos oferecem seus conselhos para viver a vida plenamente.

1. Ter um trabalho que cubra seus gastos

conselhos_mulher_no_trabalho

Milhares de vezes ouvimos dizer que o melhor trabalho é aquele que se ama e que se desfruta o tempo todo. Entretanto, você também tem que pensar de forma prática em relação à sua renda.

Embora seja muito satisfatório trabalhar com paixão e prazer, é necessário escolher um trabalho que possa cobrir os gastos.

2. Viajar em vez de adquirir bens materiais

O tempo não para. Em um abrir e fechar de olhos, terão se passado muitos anos que não poderemos recuperar. Em vez de comprar objetos que nem sequer são de primeira necessidade, é preciso se atrever a viajar, conhecer o mundo.

3. Não levar as coisas tão a sério

Na vida, sempre existirão momentos em que vai parecer que não existe saída nem soluções. Entretanto, não é preciso levar tudo tão a sério: em algum momento, tudo passa e você vai acabar rindo dos problemas.

Leia também: As 10 chaves da longevidade: vamos praticar?

4. Passar mais tempo com os filhos para ter uma vida mais plena

conselhos_passar_mais_tempo_com_os_filhos

O trabalho, as tarefas domésticas e muitos outros fatores fazem com que os pais não dediquem muito tempo aos seus filhos quando estão na bela etapa da infância.

Essa época passa tão rápido que, de repente, eles cresceram e terá passado a oportunidade de compartilhar mais tempo com eles. Se você é pai ou mãe, aproveite seus filhos.

5. Ter hábitos de vida saudáveis

Ninguém sabe se vai viver uma vida curta ou longa. Mas nem por isso se deve descuidar da saúde durante a juventude.

Embora a maioria das pessoas ignore este fato, os maus hábitos em idades jovens têm grave consequências que pioram a qualidade de vida durante a velhice.

É importante comer de maneira saudável e fazer exercícios para manter uma vida mais plena e saudável. Não importa quanto tempo vivamos, será uma vida de melhor qualidade.

6. Lutar pelos sonhos para ter uma vida mais plena

Temos apenas uma vida! Cada dia é uma oportunidade para lutar pelos sonhos e alcançar aqueles objetivos que dão sentido à existência.

7. Não se apegar ao material

Aspirar ter várias coisas materiais é uma perda de tempo. O que verdadeiramente é importante são as experiências, as pessoas e o tempo que podemos ter na vida.

Recomendamos ler: Já não vou mais perder tempo com o que me faz mal

8. Tomar suas próprias decisões

O bom conselho de um amigo ou um ente querido pode ser útil para tomar uma decisão adequada. No entanto, não deve ser considerado um mandamento nem pode ser determinante.

É sempre necessário ter consciência do que se faz e decidir segundo o que se quer de verdade.

9. Evitar o estresse para ter uma vida mais plena

Todos, em algum momento, passamos por situações que nos fazem sentir cansados, estressados e cheios de pensamentos negativos.

Diante disso, é bom se dar um tempo para pensar e buscar as formas de desfrutar o que torna a vida bela e emocionante. O segredo é respirar fundo, relaxar e buscar soluções, sem que isso cause estresse.

10. Saber quem são seus verdadeiros amigos

conselhos_verdadeiros_amigos

Os amigos são aqueles que sempre atendem uma ligação sem se importar com a hora, o lugar ou o tipo de situação. As outras pessoas são apenas conhecidos.

Por que escutar as pessoas mais velhas para ter uma vida mais plena?

É bom considerar a experiência das pessoas mais velhas para entender um pouco melhor o sentido da nossa existência. Elas acumularam uma série de experiências e conhecimentos que as permitem ver a vida de outra maneira e perceber o que realmente importa.

Por isso, pode ser positivo seguir seus conselhos para que, ao chegarmos à velhice, não lamentemos sobre os mesmos problemas que nossos avós. Embora às vezes seja complexo colocá-los em prática, sempre haverá uma maneira.

Esses conselhos estão baseados em uma pesquisa realizada por Bobby Popovic com pessoas com mais de 60 anos.