Conselhos para ter um cérebro saudável

· 26 de maio de 2017
Não podemos esquecer que um cérebro saudável é fundamental para desfrutar de uma vida plena, e que tanto o álcool quanto o cigarro, assim como o estresse, o prejudicam muito.

Todos sabemos da importância de ter um cérebro saudável. No entanto, muitas vezes nos concentramos em cuidar do fígado, estômago, pulmões ou de qualquer outro órgão, e deixamos o cérebro de lado.

A razão disso é que poucas pessoas veem a necessidade de cuidar dele, ou esquecem que ele também pode ser afetado. O que você não deve subestimar é que este é um dos órgãos mais importantes de nosso corpo.

O cérebro é basicamente o que te faz ser você. Sem ele, diferentemente de muitos órgãos, não podemos viver.

É tão importante que qualquer dano poderia significar um problema para toda a vida. Por isso, aqui lhe daremos alguns conselhos para ter um cérebro forte e saudável.

1. Alimente-se de maneira adequada

alimentacao-saudavel

Poucas são as pessoas que veem a relação entre o cérebro e o sistema digestivo, pois nem sempre veem como podem ser afetadas pelas más decisões ao escolher alimentos.

A realidade é que o cérebro é sumamente afetado por tudo que comemos. Por isso, você precisa se alimentar bem para poder ter um cérebro saudável.

É preciso entender que, toda vez que você alimenta seu corpo, passa por reações químicas que afetam todo o seu organismo.

  • Se sua dieta diária é rica em farinhas refinadas, como massas ou pão, você terá mais tendência a dormir, pois eles geram hormônios de cansaço e sono.

Por isso, você deve comer poucos alimentos com um alto teor de farinhas e aumentar o consumo de vegetais, proteínas e frutas.

Não estamos dizendo que não volte a comer sua pizza favorita, mas que entenda que a melhor maneira de ter um cérebro saudável é manter uma dieta equilibrada e longe dos excessos.

Leia também: 9 alimentos para evitar o cansaço e a dor de cabeça

2. Tenha uma rotina diária de exercícios

O exercício realizado de maneira constante não apenas diminui o risco de sofrer de doenças neurodegenerativas, mas também pode ajudar a retardar o curso de doenças existentes, como o Alzheimer.

  • O exercício pode melhorar seus níveis de energia, sensação de bem-estar, de sono e da saúde do cérebro.
  • Além disso, diminui o risco de depressão e ansiedade.

Para ter um cérebro saudável, comece por criar uma rotina esportiva. É tão simples quanto começar com caminhadas de 30 minutos e ir aumentando gradualmente.

3. Diga adeus aos vícios para ter um cérebro saudável

como-ter-um-cerebro-saudavel

As substâncias que alteram o estado de ânimo, como as drogas e o cigarro, podem afetar o funcionamento do seu cérebro. Também diminuem sua motivação, prejudicam seus processos cognitivos e alteram suas emoções.

  • Tudo isso prejudica seus pensamentos ao reduzir o foco, a atenção, a memória e a capacidade de executar planos.
  • Se você acredita que fumar é um hábito que não lhe afetará, é importante lembrar que o cigarro afeta diretamente seus neurônios.
  • Como se isso não bastasse, é uma das principais causas do surgimento do câncer, como o de pulmão, de boca, estômago ou fígado.

4. Exercite sua mente

Nosso mundo está repleto de tecnologia, filmes, reality shows, redes sociais e milhares de coisas mais.

Por isso, desconectar-se de tudo isso para ler um bom livro, resolver palavras cruzadas ou montar um quebra-cabeças pode não ser algo fácil.

Sabemos que as pessoas com os níveis mais baixos de educação têm mais chance de desenvolver problemas cerebrais, como o Alzheimer.

Essas possibilidades diminuem à medida que adquirimos hábitos que obrigam a mente a focar.

Por isso, hoje lhe convidamos a, assim como você presta muita atenção em sua dieta e exercícios físicos, também se deixe levar pelas aventuras que um bom livro tem a oferecer.

Aprenda a se divertir com:

  • Palavras cruzadas
  • Quebra-cabeças
  • Uma boa partida de xadrez
  • Sudokus

Talvez, de início, pareça algo chato e você queira deixar abandonar a atividade depois de alguns minutos. Não faça isso! Com um pouco de esforço, você encontrará o passatempo que o relaxe da rotina e das preocupações da vida.

5. Faça pausas para descansar da vida agitada

relaxar-apos-um-dia-estressante

Nossa sociedade está evoluindo num ritmo cada vez maior, deixando-nos pouco tempo para relaxar e processar nosso meio ambiente.

Por isso, você deve dar tempo ao seu cérebro para processar a informação profundamente, para obter mais benefícios de nossas experiências diárias.

No momento de descansar, você pode escolher entre várias opções:

  • Viajar um dia, um fim de semana ou algumas semanas para algum lugar que lhe permita se desconectar.
  • Sair das redes sociais por um tempo.

Quer saber mais? Leia: 7 maneiras de melhorar o seu humor de forma natural

6. Respeite as horas de sono

Dormir não é apenas um prazer, também é uma necessidade para o nosso corpo e mente.

Quando você dorme, seu cérebro realiza uma série de reparos e processos para se manter saudável, tanto física quanto mentalmente.

Durante o sono, seu cérebro tem a chance de organizar as vivências e aprendizagens do dia, criando as lembranças, ao mesmo tempo em que os neurônios se fortalecem.

Na próxima vez em que pensar em diminuir suas horas de sono, lembre-se de que estaria infligindo um dano a seu corpo e a sua mente.