Ervas para dormir e relaxar

O melhor das infusões e das ervas para dormir é que não criam vício, como pode ocorrer com os comprimidos e medicações para o mesmo fim 
Ervas para dormir e relaxar

Última atualização: 24 dezembro, 2018

Você sofre de insônia? Ao invés de usar pílulas para poder dormir, considere algo mais natural como usar ervas para dormir e relaxar.

Durante séculos as pessoas fizeram uso de diferentes ervas medicinais para combater a insônia. Siga lendo e escolha a mais indicada para você.

A maioria destas ervas tradicionais da selva amazônica ajudam a relaxar os músculos e acalmam os nervos, reduzindo a ansiedade e os sentimentos de preocupação.

A melhor parte é que estas ervas fazem tudo isso sem nenhum tipo de efeitos secundários nem são viciantes. Conheça quais são as melhores e as mais populares.

Valeriana para dormir e relaxar

A valeriana é um remédio de grande tradição entre as ervas para dormir e relaxar. Foi demonstrado que esta erva ajuda a conciliar o sono mais rápido e prolonga o sono. 

A raiz da valeriana tem uma longa história de uso como sedativo suave. Tomada como suplemento, reduz a quantidade de tempo para cair em um sono profundo.

O recomendado é tomá-la logo antes de deitar. Diferentemente de outras ervas para dormir, funciona imediatamente para algumas pessoas, mas outras precisam esperar pelo menos um mês antes de ver os resultados.

Camomila

A camomila é uma das ervas para dormir mais populares. Acredita-se que é calmante e pode ter efeitos sedativos suaves; é ideal para espasmos estomacais e cólicas menstruais, mas este último efeito não é recomendado para grávidas. 

O chá de camomila tem um sabor agradável, tornando-o fácil de ser consumido, além de ser a forma mais comum de consumir a erva, mesmo que também esteja disponível em cápsulas orais.

Bálsamo de limão

O bálsamo de limão vem sendo utilizado como relaxante desde a idade média na medicina popular europeia. Tem um cheiro fresco de cítricos, ideal para ser desfrutado como um chá ou como suplemento.

Além disso, é uma das ervas que pode ser adicionada ao seu travesseiro enquanto dorme.

O bálsamo de limão é também chamado de nootrópico, ou um suplemento que pode melhorar o rendimento cognitivo, assim como estimula o sono. melhorando o humor.

Passiflora

A maioria dos remédios com ervas para dormir contém a passiflora. Esta planta tem origem nas regiões tropicais da América, onde foi amplamente utilizada pelos astecas.

São poucos os estudos revisados, mas a passiflora está na verdade catalogada como um tranquilizante natural. Esta planta pode ser utilizada sozinha ou em combinação com outras ervas como o lúpulo.

Mulungu

Mulungu é uma árvore de tamanho mediano que cresce até uma altura de 10-15 metros e se encontra normalmente no Peru e no Brasil. O mulungu reduz a pressão arterial e atua como um sedativo.

A casca e a raiz do Mulungu são utilizadas para o estresse, alivio de dor e para induzir o sono. Também é utilizada para o tratamento de asma, bronquite e doenças hepáticas.

Ervas para dormir e relaxar

A maioria destas ervas estão disponíveis em três formas: pó, cápsulas ou pastilhas e chá. Escolha a erva e a apresentação que mais goste e prepare-se para dormir e relaxar como nunca.

Pode interessar a você...
Vença a insônia com estes 5 conselhos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Vença a insônia com estes 5 conselhos

A insônia pode ser um dos problemas mais incômodos no final de um dia. Depois da jornada de trabalho, qualquer pessoa espera poder descansar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bent, S., Padula, A., Moore, D., Patterson, M., & Mehling, W. (2006). Valerian for Sleep: A Systematic Review and Meta-Analysis. American Journal of Medicine. https://doi.org/10.1016/j.amjmed.2006.02.026
  • Flausino, O., Santos, L. D. Á., Verli, H., Pereira, A. M., Bolzani, V. D. S., & Nunes-de-Souza, R. L. (2007). Anxiolytic effects of erythrinian alkaloids from Erythrina mulungu. Journal of Natural Products. https://doi.org/10.1021/np060254j
  • Akhondzadeh, S., Naghavi, H. R., Vazirian, M., Pharmd, A. S., Pharmd, H. R., & Khani, M. (2001). Passionflower in the treatment of generalized anxiety : a pilot double-blind randomized controlled trial with oxazepam. Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics. https://doi.org/10.1046/j.1365-2710.2001.00367.x

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.