O que é a consciência espacial e como podemos desenvolvê-la?

Andar, dirigir, praticar esportes, ler um livro... são muitas as atividades que você não poderia fazer se não fosse pela consciência espacial. Saiba mais sobre ela a seguir.
O que é a consciência espacial e como podemos desenvolvê-la?

Última atualização: 04 Novembro, 2021

Você acorda de manhã e sabe que está deitado na sua cama. Você se levanta e caminha pelo corredor, evitando esbarrar no ar condicionado do lado direito. Uma cena simples e cotidiana como a anterior não seria possível se você não tivesse consciência espacial.

Após o café da manhã, você se veste, escolhe uma bolsa pequena para guardar seus pertences e sai de casa. Você vai até a padaria, atravessa a rua, vira à esquerda e entra no estabelecimento. Nem todas as pessoas têm uma percepção espacial igualmente desenvolvida.

Você provavelmente conhece alguém que é bom em desenho técnico ou tem um talento especial para colocar a bagagem no carro antes de uma viagem. No entanto, a menos que haja uma lesão ou doença, todos nós temos capacidade suficiente para funcionar no ambiente que nos rodeia.

O que é a consciência ou percepção espacial?

A consciência espacial é uma habilidade cognitiva complexa que nos permite ter consciência de nós mesmos e da posição relativa dos objetos no espaço. Portanto, tem a ver com a forma como percebemos, identificamos e processamos as informações do ambiente.

Por meio dos dados que recebemos dos sentidos (especialmente da visão), criamos uma representação mental do ambiente que nos permite navegar por ele. Vários conceitos entram em jogo:

  • Localização: qual é a localização dos objetos.
  • Distância: qual é a sua posição em relação a mim.
  • Propriocepção: onde estou e como devo proceder para me mover no ambiente.
Malas empilhadas
Fazer as malas é uma questão de consciência espacial, e alguns são melhores do que outros nesta tarefa.

Por que é importante desenvolver a percepção espacial?

A consciência espacial é essencial no dia a dia, pois nos permite nos relacionar e interagir com os objetos e pessoas do ambiente e realizar as atividades mais básicas e necessárias.

Entre outras funções, graças à percepção espacial, podemos fazer o seguinte:

  • Identificar o tamanho e a forma de um objeto, vê-lo em três dimensões e reconhecê-lo de diferentes ângulos. Conhecemos sua posição no espaço, reconhecemos se está estático ou em movimento e a que distância está.
  • Ler e escrever, compreender a estrutura e a gramática dos textos.
  • Usar conceitos matemáticos e executar operações numéricas.
  • Manter uma distância social adequada ao interagir com outras pessoas.
  • Estar atento ao corpo e saber como usá-lo para se mover no ambiente.
  • Diferenciar esquerda e direita, seguir um caminho, praticar esportes, se vestir, dirigir…

Como a consciência espacial se desenvolve?

Essa consciência espacial é uma habilidade inata, mas que deve ser desenvolvida ao longo do crescimento. Está relacionada ao hemisfério cerebral direito e começa a se manifestar muito jovem.

Conforme o bebê interage com seu ambiente, ele começa a construir e entender conceitos básicos, como forma, tamanho, profundidade e localização. Assim, sua consciência espacial é fortalecida e desenvolve diferentes sistemas:

  • A aquisição do esquema corporal é essencial. A criança começa a ter consciência de si mesma, do seu corpo e dos seus componentes. O sentido proprioceptivo permite que ela receba informações por meio de receptores na pele, músculos e articulações. Por exemplo, envolvendo-a com um cobertor, fazendo-lhe uma massagem ou pegando e manuseando seus brinquedos.
  • O sistema vestibular fornece informações sobre a sua posição (se está sentada ou deitada), bem como se está parada ou se movendo e em que velocidade.
  • Uma vez que a criança conhece seu corpo e suas diferentes posições e funções, ela começa a relacioná-lo com seu ambiente externo por meio dos sentidos. Ela recebe informações sobre os objetos e pessoas ao seu redor. Usando a memória, começa a planejar seus movimentos pelo ambiente.

Exemplos de consciência espacial

Para entender melhor a importância da percepção espacial, mostramos alguns exemplos do cotidiano em que sua relevância é revelada:

  • Quando você visita uma nova cidade e deseja conhecer os principais pontos turísticos, a percepção espacial permite interpretar o mapa para chegar ao destino.
  • Se você quiser colocar uma mala de viagem no compartimento do avião e ele estiver quase cheia, a consciência espacial ajuda a identificar a melhor posição para fazê-la caber.
  • Permite calcular os ângulos e o espaço ao estacionar ou encontrar um objeto dentro da casa seguindo instruções como “está dentro de uma bolsa, embaixo da mesa, à direita do sofá”.
Compreender um mapa
Compreender um mapa seria impossível sem a consciência espacial, que nos permite navegar por cidades e lugares desconhecidos.

Esta habilidade pode ser desenvolvida

Embora a consciência espacial seja uma habilidade inata, existem diferentes maneiras de aumentá-la, como resolver quebra-cabeças, jogar xadrez ou jogar videogames como TetrisMinecraft.

Da mesma forma, fazer um passeio mental pelos cômodos da sua casa ou desenhar vários objetos de diferentes perspectivas pode ser útil. Como qualquer outra habilidade, quanto mais você a pratica, mais ela melhora.

Pode interessar a você...
11 estratégias que vão te ajudar a ser mais inteligente
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
11 estratégias que vão te ajudar a ser mais inteligente

Se você quiser ser mais inteligente, terá que trabalhar uma grande variedade de habilidades. Neste artigo, conheça algumas estratégias



  • Fernández, J. C., Mercado, F. & Sánchez, M. D. (2003). Teoría y práctica psicomotora de la orientación y localización espacial.
  • Gutierrez, A. (1991). Procesos y habilidades en visualización espacial. In Memorias del 3er Congreso Internacional sobre Investigación Matemática: Geometría (pp. 44-59).
  • Álvarez, N., de la Fuente, D., Gallego, M., & Gutiérrez, C. B. (s. f.). Percepción espacial. Recuperado marzo de 2021, de http://files.sensacion-y-percepcion.webnode.es/200000042-bdd20bfc9f/percepcionespacial.pdf