6 dicas para ensinar matemática para as crianças

2 de março de 2019
Para ensinar matemática para as crianças você pode aproveitar elementos cotidianos e transformar as operações em um jogo para que aprendam sem pressões e não enjoem da matéria.

A matemática inclui um conjunto de operações que provavelmente seja custoso de entender para seu filho. Apesar disso, ensinar matemática às crianças não é algo impossível nem para a mãe e nem para o pai. Só é preciso se valer de métodos que sejam lúdicos, criativos e divertidos, para estimular seu interesse pelos números, se apoiar em atividades diárias e ter paciência.

Definitivamente, a matemática é de muito proveito para o desenvolvimento eficaz das crianças. Pode ajudá-las a serem racionais e lógicas. Também traz conhecimento sobre quantidade e espaço. A matemática pode dar a seu filho ferramentas para uma formação integral que lhe será benéfica na escola e na sociedade.

Ainda, a linguagem matemática é a base de muitos outros ramos de conhecimento. A matemática é relacionada à física, química, contabilidade, economia, engenharia, biologia, aritmética, geometria e outras mais. Quem diria que ensinando seu filho sobre números você poderia abrir portas a um gênio?

Como ensinar matemática às crianças?

É melhor ensinar matemática para as crianças brincando

Ensinar matemática às crianças é um desafio para muitos pais. Alguns não se sentem preparados para exercer este trabalho e pensam que os falta a empatia de um professor. Outros ousam empreendê-lo, mas se frustram por considerar que não obtêm resultados satisfatórios.

Mas se existe uma certeza, é que ensinar matemática às crianças é uma tarefa muito importante para seu bom desempenho na escola e na vida. E é crucial que tenham um acompanhamento adequado por parte da mãe e do pai.

Você está disposto a educar seu pequeno sobre os números, mas tem dúvidas e não sabe como? Não precisa se preocupar. Ensinar é uma tarefa muito fácil. Aqui estão 6 dicas muito úteis para que você cumpra esta missão de forma eficaz e divertida.

Leia este artigo: Descubra uma música para fazer os bebês rirem

 1. Use a diversão

Uma das chaves para ensinar matemática às crianças é usar métodos com os quais o pequeno aprenda e se divirta. Lembre-se que seu filho está em uma idade na qual se entreter é parte importante do seu desenvolvimento. Por esta razão, jogos e atividades lúdicas são altamente recomendados como instrumentos de ensino.

Tire proveito de todos os jogos que você conhece e relacione-os com números e operações matemáticas. Se você não conhece nenhum, pode criá-los para o seu filho. Trate de que estes jogos envolvam tanto a você quanto a ele e, se for possível, a toda a família. É relevante que os jogos sejam dinâmicos porque seu filho sentirá que aprender matemática é um processo lúdico. E a melhor coisa de tudo é que você estará se entretendo enquanto o educa.

 2. Estimule o gosto das crianças pelos números

Raramente uma criança sentirá interesse de forma espontânea pela matemática. Para essa razão, a parte crucial de seu trabalho será estimular na criança o gosto pelos números. Não somente deve tratar de educá-lo com exercícios e práticas, mas também deve despertar sua paixão pela matemática.

Como fazer isto? Uma opção é alimentar a curiosidade em seu filho por esta matéria. As crianças são, geralmente, muito curiosas. De fato, estão interessadas naquilo que lhes gera certa inquietude. Você poderia se valer disso.

Outra alternativa é fazê-la compreender o valor que a matemática tem para a sua vida. Neste ponto, é fundamental que você faça dos números algo atraente para o seu pequeno. Principalmente, se não se sente muito atraído por eles ou os rejeita.

 3. Métodos originais e criativos

Não há nada melhor do que ensinar matemática às crianças através de métodos originais e criativos. Se desfaça das estratégias monótonas e chatas! As crianças gostam de criatividade e de novidade. Por essa razão, sugerimos que você coloque sua imaginação para voar e encontre táticas com as quais seu filho sinta que aprender é uma aventura. Uma aventura inovadora.

As canções são recursos que podem lhe servir muito para ensinar sobre a linguagem matemática. Através delas a criança será capaz de aprender, memorizar e praticar de forma divertida e fácil. Você pode, por exemplo, usar uma canção para ensinar a tabuada ou operações simples de adição e subtração. Acredite, seu filho vai te agradecer por isso.

Desenhos ou placas coloridas também são muito úteis. A pintura por si só é muito benéfica. Deixe os quadros para a escola. Criar cartazes para ensinar matemática para as crianças irá ajudá-las a entender de maneira mais prática e rápida. Você não deve esquecer que as crianças são seres muito visuais. Além disso, tudo o que tenha cor as encanta.

Você sabia? 5 benefícios de pintar para a nossa saúde

 4. Se apoie nas atividades diárias

É melhor ensinar matemática para as crianças brincando

Sem dúvida alguma, a matemática está em tudo. Quando você vai à loja, quando está na rua ou quando assiste televisão, provavelmente encontra alguma referência aos números. É por esta razão que você deve se apoiar nas atividades diárias para ensinar a seu filho sobre soma, subtração, multiplicação e divisão.

Você poderia, por exemplo, lhe pedir ajuda para resolver as operações fáceis relacionadas ao dia a dia. Também poderia pedi-lo para identificar os números ou fazer contas simples usando os móveis da casa. Os utensílios da cozinha, os vegetais ou as frutas são outros aliados que você poderia usar para que seu pequeno resolvesse exercícios simples.

5. Implemente a prática com exemplos

Definitivamente, a aprendizagem é reforçada com a prática. E não há prática melhor do que aquela que acontece com exemplos. Procure exemplificar para seu filho tudo o que você ensina com relação à matemática. Faça isso regularmente e você verá os resultados antes do que imagina. Isso o ajudará a entender de forma mais clara e precisa.

A teoria é importante no processo de ensino de qualquer pessoa. No entanto, para uma criança ela pode ser algo abstrata. Portanto, você deve implementar a prática com exemplos. Use animais, dias da semana, meses do ano… Tudo o que lhe ajudar a ilustrar o conhecimento ao seu filho.

Ao mesmo tempo, sugerimos que você o motive a criar ou encontrar seus próprios exemplos e partilhá-los contigo. Você poderia ter uma ideia de quanto do que você o ensina ele está realmente entendendo. Vocês podem aprender juntos e compartilhar muitos momentos de sabedoria. Ele também irá guiá-lo para detectar problemas de aprendizagem que possa ter.

6. Seja paciente

Ensinar matemática para as crianças pode ser um processo árduo. No entanto, você não deve se frustrar nem se sentir mal se considera que não está obtendo os resultados esperados em determinado período de tempo. Pelo contrário, deve ser paciente. Não se esqueça de que eles são pequenos e que, portanto, a aprendizagem deles não é tão rápida e eficaz quanto à de um adulto.

Se você perceber que seu filho tem dificuldade de entender certas operações numéricas, não desanime ou desista. Isto é normal. Você simplesmente deve compreendê-lo e dar-lhe confiança. Cada um aprende em um ritmo e seu filho não é uma exceção.

Conclusões

A matemática é uma das ciências que poderia ser amais custosa para o aprendizado de seu filho. Trata-se de um conjunto de operações numéricas que provavelmente exigem grande esforço mental de sua parte. No entanto, existem muitos métodos que você poderia implementar para transformar seu filho em um ás dos números. Há alimentos que, por exemplo, ajudam a aumentar a concentração.

O fundamental é entender que você está ensinando a uma criança. Portanto, você precisa saber combinar a aprendizagem e a educação com entretenimento e diversão. As crianças não são seres mecânicos ou automáticos. Portanto, você deve ser tolerante e confiar em suas habilidades. Em alguns casos, atingir ao objetivo costuma demorar mais do que em outros. Saiba que você não está sozinho. O professor sempre será um grande aliado.