Como estimular a memória do bebê

· 7 de agosto de 2018
Os dois primeiros anos de vida são decisivos para um bom desenvolvimento da capacidade de memorização. Aprenda sobre os recursos que ajudam a estimular a memória nos bebês.
A memória é a capacidade que todos os seres humanos têm para reter, processar, e dispor de informação sem fim. Embora pareça incrível, é uma habilidade que surge antes do nascimento, mas não conscientemente, mas de forma evolutiva, e por essa razão devemos estimular a memória do bebê.

De fato, o período desde o primeiro momento da vida até os dois anos de idade é marcado por um significativo desenvolvimento mental. Portanto, é um momento propício para colocar em prática uma série de estímulos que permitam “melhorá-lo”.

O principal elemento para melhorar todo o processo que leva à memorização e aprendizagem são os sentidos. Por isso, os pais devem ter uma metodologia eficaz para conseguir um estímulo que marque os pequenos para toda a vida.

Como a memória do bebê evolui em cada estágio?

O bebê nasce com uma estrutura cognitiva desenvolvida o suficiente para processar os estímulos que recebe. Seus órgãos dos sentidos, especialmente visão e audição, têm a capacidade de coletar “informações” do ambiente para fortalecer a memorização.

A risada estimula a memória do bebê

Essa capacidade é fortalecida à medida que o processo de desenvolvimento ocorre, e se consolida de maneira otimizada na primeira infância, especialmente quando estimulada. E como essa evolução ocorre?

  • Após 3 meses o bebê consegue identificar os brinquedos.
  • Aos seis meses de idade, ele se familiariza com as pessoas que estão próximas, e são capazes de seguir costumes, como quando o preparam para tomar banho.
  • Com 9 meses de idade, eles podem se lembrar de informações mais específicas, como onde estão os brinquedos da casa.
  • No primeiro ano o bebê começa a usar linguagem e sons, para descrever o que quer.
  • Já aos 2 anos de idade sua linguagem se desenvolveu, lembra-se de rostos familiares, nomes, objetos e cores. Ele também repete muitas vezes histórias que foram contadas várias vezes, e começa a expressar seus sentimentos. Desde então, a memória de longo prazo se desenvolve.
  • Após 3 anos a criança já desenvolve uma memória consciente, que lhe permite lembrar de algo importante até que seja um adulto.

Você está interessado em ler: O que acontece quando não recebemos muito amor na infância?

Dicas para estimular a memória do bebê

Todos os pais podem estar envolvidos no processo de desenvolvimento de seus filhos desde que são bebês. Embora uma parte da evolução ocorra biologicamente, outra requer estímulos externos para se consolidar. Portanto, para o bebê desenvolver uma “memória de elefante”, algumas medidas devem ser aplicadas.

Fortalecer o vínculo afetivo com o bebê

Para aumentar a disposição de memorizar e aprender é importante começar a criar um “apego seguro” desde os primeiros dias de vida. Ao aumentar a autoestima e confiança, o bebê encontra a segurança necessária para aprender. Como fazê-lo?

Para estimular a memória do bebê é muito importante dar muito carinho
  • Passe o máximo de tempo possível com o bebê.
  • Faça uma massagem suave, ou estabeleça a ligação pele com pele.
  • Fale com ele constantemente, ou cante para ele.
  • Carregue-o em seus braços, sempre que possível.

Estabeleça rotinas para suas necessidades básicas

Uma maneira muito simples de estimular a memória dos bebês é estabelecer rotinas fixas para realizar suas necessidades básicas: alimentação, descanso, higiene, entre outros. Assim, o bebê começa a relacionar os horários com os hábitos.

Use livros

A partir dos seis meses de idade o bebê começa a reconhecer e identificar objetos diferentes. Por esta razão, é um bom momento para começar a mostrar-lhe histórias com desenhos e cores.

Coloque o bebê na frente do espelho

É muito provável que nos primeiros meses de vida o bebê tenha contato com o espelho. No entanto, somente após os oito meses de idade ele começa a se reconhecer. Você pode aproveitar para fortalecer sua memória ao ficar ao lado dele, e explicar o que ele vê no reflexo.

Leia também: O frasco da calma: uma artesania espetacular para os seus filhos

Como estimular a memória do bebê : coloque-o na frente do espelho

Mostrar fotos de família

O álbum de fotos da família é um excelente recurso para estimular a memória do bebê. Mostrar as imagens de pessoas próximas ajuda a relacionar rostos e nomes e, em seguida, reconhecê-los.

Outras formas de estimular a memória do bebê

  • Cante músicas e mostre vídeos musicais.
  • Brinque com diferentes objetos, e descreva suas características.
  • Escolha brinquedos de empilhar e encaixar, para favorecer sua memória visual e espacial.
  • Descreva tudo o que eles veem em seu ambiente: pássaros, casas, aviões, etc…
  • Brinque de esconder objetos.

O que mais você faz para estimular a memória do bebê? Embora você pense que ele é pequeno demais para aprender, seus primeiros meses de vida são fundamentais para desenvolver uma parte importante de suas qualidades mentais. Não negligencie isso!