Conheça todos os benefícios e utilizações de uma pistola massageadora

A pistola de massagem é freqüentemente usada para relaxar os músculos e estimular a circulação. Quer saber mais sobre seus usos? Continue lendo!
Conheça todos os benefícios e utilizações de uma pistola massageadora

Última atualização: 13 Janeiro, 2022

A pistola massageadora tornou-se um dos dispositivos mais populares nos últimos anos. Não poderia ser por menos, pois oferece quase as mesmas vantagens de um massagista, mas sem o desconforto de ter que se deslocar para fora de casa.

Em particular, é recomendada para relaxar os músculos tensos e reduzir o estresse. Acredita-se mesmo que ajude a melhorar a circulação e a promover a mobilidade. Quer saber mais sobre ela? Continue lendo!

O que é uma pistola massageadora?

A pistola massageadora é um dispositivo portátil, semelhante a uma furadeira elétrica. Na verdade, às vezes parece um.

Normalmente é sem fio. Possui cabeça vibratória que permite ajustar a velocidade, frequência e força com que é aplicada. A frequência se refere ao número de impactos por minuto; intensidade é a profundidade que as vibrações alcançam. Por sua vez, o torque é a quantidade de pressão que ele exerce.

O dispositivo funciona colocando-o em um músculo para permitir que vibre. Diz-se que funciona porque a vibração faz com que o cérebro se concentre na tensão dessa área para relaxá-la. No entanto, não está totalmente claro por que esse método, assim como a massagem, funciona no combate à dor.

As cabeças de uma pistola massageadora podem ser de vários tipos. Nós os detalhamos abaixo:

  • Cônico Foca a percussão e faz pressão direta em uma área específica. É usado no tendão de Aquiles, nos pés, nos braços ou em regiões específicas das costas.
  • Em forma de cogumelo. É mais plano e curvo, por isso é indicado para músculos grandes, como os das costas, tórax ou pernas.
  • Esférico Em geral, é usado para ativação e aquecimento muscular em grandes áreas como abdômen, nádegas e pernas.
  • Em «U». Ele se concentra em dois pontos específicos, simultaneamente. Geralmente é usado na coluna, cervical e ombros.
O que é uma pistola de massagem?
A pistola massageadora é frequentemente usada para recuperação muscular após o exercício.

Usos e benefícios da pistola de massagem

Uma pistola de massagem fornece rajadas de pressão e vibração no tecido muscular. Dessa forma, estimula o fluxo sanguíneo, linfático e de oxigênio, o que pode ajudar a reduzir a tensão muscular e a inflamação. Quase sempre é usada como meio de recuperação após um treino intenso.

Embora faltem pesquisas para corroborar suas propriedades, outros efeitos atribuídos a ela são os seguintes:

  • Contribui para a liberação de histamina e acetilcolina, duas substâncias envolvidas no alívio da dor.
  • Atua nas articulações e melhora a amplitude de movimento da área afetada.
  • Aumenta a sensibilidade do sistema nervoso central.
  • Estimula o sistema nervoso autônomo para aliviar a dor.
  • Melhora a absorção de nutrientes pelos tecidos, o que leva a uma recuperação mais rápida.
  • Diminui a fadiga muscular.
  • Promove a absorção de fluidos.
  • Reduz o estresse.
  • Reduz a tensão muscular. Relaxa os músculos superficiais e profundos.
  • Ajuda a eliminar nós musculares.
  • Ajuda a melhorar o volume muscular.
  • Facilita a regeneração e cicatrização de tecidos.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Aumenta a drenagem linfática.
  • Energiza o corpo.

Como usar uma pistola massageadora?

Uma pistola massageadora é projetada para ser muito simples e prática de usar. Mesmo assim, é importante usá-la corretamente e sem erros. O indicado é completar os seguintes passos:

  • Selecione a cabeça do aparelho apropriada. É necessário identificar a cabeça correta, dependendo do efeito desejado.
  • Configure. Tem a ver com ajustar a intensidade, frequência e força, para que o que você realmente procura seja alcançado.
  • Massagem. Quando tudo estiver pronto, a pistola de massagem é levada até a área afetada e massageada. O indicado é aplicar na pele, sem roupa, nunca por mais de dois minutos.

É aconselhável se educar bem antes de usá-la, pois esses dispositivos também podem causar danos. Mulheres grávidas e pessoas com trombose venosa profunda ou sensibilidade nervosa devem consultar um médico antes de usar uma pistola de massagem.

Como usar uma pistola de massagem?
O uso prudente deste dispositivo é importante para evitar possíveis lesões.

O que você deve ter em mente?

Em geral, uma pistola massageadora é considerada um dispositivo de baixo risco; no entanto, não deve ser usada em demasia. Em caso de lesão, é melhor consultar seu médico antes de usá-la. Em particular, deve-se ter cuidado ao usá-la nas costas.

Seu uso nunca deve causar dor ou outro desconforto. Se houver dor ou a área ficar vermelha, isso significa que o elemento está sendo mal utilizado. Quando isso ocorrer, deve ser interrompido imediatamente. Também não é aconselhável o uso deste dispositivo em áreas da pele que apresentam lesões, pois pode agravá-las.

Esses dispositivos nunca devem ser aplicados no pescoço, pois podem causar ferimentos. Também não é recomendada para pessoas que tomam anticoagulantes ou com neuropatias.

Recomendações finais

Qualquer pessoa pode comprar uma pistola massageadora na Internet. Porém, é necessário conhecimento prévio em anatomia e fisioterapia para realizar massagens de maneira adequada e sem riscos.

Em suma, esses aparelhos podem ser usados em casa, desde que fique claro como e em que medida. Caso contrário, é possível que nenhum benefício seja realizado e, em vez disso, danos sejam gerados.

Pode interessar a você...
O que é uma massagem de tecido profundo e quais são seus benefícios?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que é uma massagem de tecido profundo e quais são seus benefícios?

Você sabe o que é a massagem de tecido profundo? Quer saber os benefícios e contraindicações que ela apresenta? Continue lendo.



  • Legleu, C. C., Candia-Luján, R., Fierro, L. G. D. L., Sánchez, O. U., & Candia-Sosa, K. F. (2016). La vibración como terapia preventiva y tratamiento del dolor muscular tardío. Una revisión sistemática. Archivos de medicina del deporte: revista de la Federación Española de Medicina del Deporte y de la Confederación Iberoamericana de Medicina del Deporte, 33(173), 194-199.
  • Trachonitis, C. (2011, 3 noviembre). A Quantative Investigation on the Effects of Tapotement (Sports Massage) on Physical Performance (Agility T-Test). Cardiff Metropolitan University. Recuperado 7 de noviembre de 2021, de https://repository.cardiffmet.ac.uk/handle/10369/2994.
  • Konrad A, Glashüttner C, Reiner MM, Bernsteiner D, Tilp M. The Acute Effects of a Percussive Massage Treatment with a Hypervolt Device on Plantar Flexor Muscles’ Range of Motion and Performance. J Sports Sci Med. 2020;19(4):690-694. Published 2020 Nov 19.
  • Saco-Mera, E. (2019). Pistola de masaje muscular Masaje de tejido profundo masaje inalámbrico Gun Gun2 fraccionado en fototipo de piel alto. Revista de la Facultad de Medicina Humana, 19(3), 60-68.