6 dicas para acertar ao comprar roupas de segunda mão

Comprar roupas de segunda mão é uma tendência que nunca deveria sair de moda. Os seus benefícios para o meio ambiente e para a economia são enormes.
6 dicas para acertar ao comprar roupas de segunda mão

Última atualização: 02 Julho, 2021

Comprar roupas de segunda mão é algo positivo sob diversos pontos de vista. Em termos ambientais, isso contribui para a redução e para a diminuição do desperdício de têxteis, bem como do descarte de roupas que ainda são úteis.

Da mesma forma, muitas pessoas podem ter acesso a roupas de qualidade por preços acessíveis. Além disso, o nicho como um todo gera diversas possibilidades de trabalho.

Comprar roupas de segunda mão se tornou popular graças ao conceito de sustentabilidade que está se tornando cada vez mais necessário no mundo. Ele se refere à capacidade de satisfazer as nossas necessidades sem comprometer os recursos que podem ser necessários para as gerações futuras.

Assim, atualmente, encontramos vários empreendimentos que se dedicam à recuperação de roupas de segunda mão para revendê-las em melhores condições e preços. A eles, juntaram-se marcas reconhecidas, que apostaram em prolongar o ciclo de vida das peças de roupas que comercializam.

4 razões pelas quais você deve comprar roupas de segunda mão

Sabemos que há muitas dúvidas sobre por que devemos estender o ciclo de vida das roupas. Aqui, deixamos 4 razões para esclarecer essas dúvidas.

1. Roupas únicas e sonhadas

Entrar em uma loja de roupas de segunda mão é como entrar em uma loja cheia de tesouros! Com o crescimento desse mercado, é possível encontrar peças da moda e de grife a preços incríveis.

Por outro lado, se você é amante do vintage, você vai sentir que está sonhando. Nessas lojas, existem roupas de valor inestimável e que não estão mais disponíveis nas lojas comuns. Então, tome o seu tempo para escolher.

dicas para acertar ao comprar roupas de segunda mão
As roupas vintage geralmente são as estrelas das lojas de segunda mão. Se este for o seu estilo, você vai adorar.

2. Apoiar a economia local

A maioria das lojas de roupas de segunda mão é constituída por pequenas empresas. Ou seja, são pessoas que sonharam em abrir uma empresa e estão em processo de crescimento. Portanto, ao comprar nesses locais, você está apoiando o crescimento da economia local.

Nessas lojas, geralmente encontramos pessoas atenciosas e dispostas a ajudar. Na sua maioria, são vendedores com amplo conhecimento em moda e em marcas que podem enriquecer o seu look e também a sua sabedoria em termos de moda e estilo.

3. Liberar espaço em aterros sanitários

Ao comprar roupas de segunda mão, liberamos espaço em aterros sanitários de várias maneiras. Em primeiro lugar, ao dar uma nova chance às roupas que estão em bom estadovocê evita que elas acabem saturando os espaços de descarte de resíduos.

Em segundo lugar, você estará comprando roupas que, na sua maioria, foram projetadas para durar, ou seja, foram feitas com matéria-prima de qualidade. Isso evita que você adquira roupas baratas e de baixa qualidade, que acabam no lixo com pouco uso.

4. Cuidar dos recursos ambientais

Não é porque deixamos esta razão por último que ela seja menos importante. O consumo sustentável de roupas evita a exploração de recursos naturais, tais como algodão, água, terra e diferentes fibras naturais, usados para fabricar cada vez mais roupas.

O principal fator de contaminação está no processo de tingimento dos têxteis, sejam eles de origem natural ou artificial. Os últimos, de fato, são mais difíceis de tingir e geralmente requerem uma grande quantidade de metais pesados ​​e tóxicos. Esses componentes, por sua vez, requerem grandes quantidades de água.

Dicas para acertar ao comprar roupas de segunda mão

Certamente, você já entendeu por que devemos comprar roupas de segunda mão e, por essa razão, quer saber como fazer isso. A seguir, vamos deixar 6 dicas para te ajudar a escolher as melhores roupas de segunda mão.

1. Procure com tempo e paciência

Conforme mencionamos anteriormente, para comprar roupas de segunda mão, é preciso primeiramente se encher de paciência. Quer você faça as suas compras por meio de uma plataforma virtual ou em uma loja presencial, é melhor ter tempo para pesquisar.

Essas lojas geralmente têm grandes quantidades de roupas. Portanto, se você quiser escolher as melhores peças, você terá que procurar, procurar e procurar. Dessa forma, você evitará levar para casa algo com o qual não se sente totalmente confortável.

2. Abra a sua mente

Essas lojas de segunda mão geralmente têm roupas vintagePor isso, você deve ter uma mente aberta. Se tiver gostado de uma peça, livre-se de preconceitos como “será que isso está muito fora de moda?”.

O importante aqui é ajudar o planeta e, ao mesmo tempo, obter roupas únicas que não estão mais disponíveis nas lojas comuns.

3. Lembre-se de que é sempre melhor fazer compras com uma boa companhia

Uma das dicas que queremos deixar, principalmente ao comprar em lojas físicas, é ter uma boa companhia. Uma boa amiga pode te ajudar a procurar as peças mais valiosas e vai te ajudar a decidir se elas combinam com você ou não.

Além disso, dessa forma, você poderá fazer com que mais pessoas se apaixonem pelas roupas de segunda mão e a ideia vai se espalhar entre os seus amigos.

4. Examine muito bem as roupas

Embora as lojas de segunda mão geralmente tenham protocolos de aceitação e de cuidados com as roupas, não custa nada examinar muito bem as roupas que você vai levar para casa. Verifique se os botões estão em boas condições, assim como os zíperes e fechos.

Verifique a entreperna das calças. Se estiver muito desgastada e você tiver pernas grossas, talvez a peça não seja a melhor opção. Também verifique se não há manchas ou partes muito descosturadas.

Roupas de segunda mão
Examinar as roupas é essencial para que não seja necessário voltar para fazer uma devolução ou troca.

5. Experimente tudo que escolheu

Isto é muito importante! Não leve as roupas para casa sem experimentar. Aproveite o fato de ter companhia para considerar uma segunda opinião.

Não leve as roupas que não cabem perfeitamente. Você certamente terá preguiça de arrumá-las ou voltar para fazer a troca. Em alguns meses, a peça vai parar no lixo. Você terá perdido tempo e terá impedido a oportunidade de estender a vida útil dessa peça.

6. Lave as roupas antes de usá-las

Lavar as roupas, novas ou usadas, é essencial. Assim como você, muitas pessoas tocaram nas roupas e as experimentaram. Dessa forma, você evitará o contágio de diferentes microrganismos.

De fato, os órgãos responsáveis apontam que a melhor maneira de lavar as roupas, para fins de desinfecção, é usar o modo mais quente na máquina de lavar e o ciclo de secagem.

Comprar roupas de segunda mão é um mundo a ser descoberto

Conforme você pode perceber, comprar roupas de segunda mão traz grandes benefícios. Todos ficam contentes, especialmente o nosso planeta.

Como última dica, sugerimos que você se deixe seduzir por estes espaços repletos de tesouros. Vá em frente e venda ou troque as suas roupas, contribuindo assim para o crescimento desse mercado.

Pode interessar a você...
9 dicas que irão ajudá-lo a identificar roupas de qualidade
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
9 dicas que irão ajudá-lo a identificar roupas de qualidade

Quando queremos comprar roupas novas, muitas vezes temos que escolher entre preço e qualidade. Saiba mais detalhes neste artigo.



  • Cleaning and Disinfecting Your Home. Centers for Disease Control and Prevention. 2021.
  • Manual para el consumo responsable de ropa y complementos. Gobierno de Aragón.
  • Zarta Ávila, P. (2018). La sustentabilidad o sostenibilidad: un concepto poderoso para la humanidad. Tabula Rasa, (28), 409-423. Doi: https://doi.org/10.25058/20112742.n28.18