Complemento natural com babosa para tratar as úlceras varicosas

· 23 de agosto de 2016
A babosa tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de contribuir com a produção de colágeno e elastina para regenerar os tecidos. Também é antimicrobiana, por isso evita infecções.

As úlceras varicosas são chagas abertas que aparecem quando a circulação sanguínea nas pernas não é impulsionada com força suficiente para chegar ao coração de forma adequada.

O sangue se acumula nas veias, a pressão aumenta e se acumula um líquido que, pouco a pouco, vai dando forma as úlceras varicosas.

São processos dolorosos e também perigosos que requerem sempre um tratamento médico adequado.

Para complementar o que os médicos nos prescrevem, nunca é demais usar em casa algum remédio natural que pode ajudar a acelerar a cura.

Entretanto, devemos ter sempre consciência de que as úlceras varicosas que aparecem acima do tornozelo demoram bastante para curar. 

Convidamos você a conhecer esse simples complemento natural. Confira!

Úlceras varicosas, um problema muito comum em mulheres

úlceras varicosas

O problema da insuficiência venosa é uma doença muito comum em mulheres. Muitas vezes, as causas são genéticas.

Assim, são passadas de mães para filhas e, chegada uma certa idade, é comum ver como o problema se torna tão clássico.

Leia também: Remédios naturais para tratar as varizes

  • Uma alimentação incorreta e o sedentarismo também são fatores relevantes. Por isso a importância de manter os hábitos de vida o mais saudáveis possível para lutar contra o desenvolvimento desse problema.
  • Devemos levar em consideração que as úlceras aparecem devido a uma hipertensão venosa.
  • Essa acumulação de fluídos faz com que os tecidos fiquem sem oxigenação e sem nutrientes. Dessa forma, ocorre morte celular que danifica o próprio tecido, o qual vai se destruindo.
  • É um processo perigoso no qual a mais leve batida ou arranhão podem provocar o aparecimento de uma ferida e sua consequente infecção.

As úlceras varicosas são uma doença que geralmente só aparece a partir dos 50 anos, afetando, sobretudo, mulheres ou pacientes de idade mais avançada devido à falta de mobilidade.

Que situações podem originar também o aparecimento das úlceras varicosas?

  • Ter varizes
  • Gravidez
  • Ter antecedentes genéticos, ou seja, familiares que tenham sofrido coágulos sanguíneos nas pernas.
  • Ser fumante
  • Altura, pois pessoas muito altas podem sofrer úlceras varicosas a partir dos 50 anos.
  • Passar muito tempo sentado.

Qual a forma mais comum de tratar as úlceras varicosas?

É normal que as pessoas que têm uma ou mais úlceras varicosas utilizem emplastros para proteger essas áreas tão sensíveis de possíveis batidas e agentes externos que podem causar infecção.

Estes curativos ou emplastros terapêuticos nem sempre ajudam a acabar com a úlcera. Por isso, em ocasiões, é preciso recorrer a cirurgias.

Costuma-se aplicar a “escleroterapia com micro espuma”, um procedimento ambulatorial que reduz a hipertensão venosa e consegue fechar a úlceras em algumas semanas.

Contudo, devemos lembrar mais uma vez que o processo de cura das úlceras varicosas leva bastante tempo. Além disso, pode ser um processo muito longo e doloroso.

Por isso, vale a pena complementar as recomendações médicas com este simples tratamento natural.

Remédio caseiro com babosa para as úlceras varicosas

úlceras varicosas

Devemos considerar que as úlceras varicosas são quase sempre chagas abertas.

Dessa forma, temos que ter cuidado com os componentes que aplicamos sobre a pele ferida e, por isso, recomendamos sempre seguir a prescrição médica.

O remédio que indicamos é uma bebida medicinal à base de babosa para favorecer o processo de cicatrização da úlcera varicosa. Não é um tratamento externo, e sim interno.

  • babosa é conhecida principalmente por sua capacidade de regenerar os tecidos da pele, já que estimula e fortalece as fibras de colágeno e elastina. É o recurso natural mais potente que podemos usar para acelerar a cura das úlceras varicosas.
  • A babosa também tem propriedades antimicrobianas, as quais evitam que agentes infecciosos piorem o estado da chaga.
  • A polpa dessa planta é rica em antraquinonas, acemanana, carboidratos, substancias minerais, oligoelementos, vitaminas, enzimas, ácidos graxos, numerosos metabólitos secundários e ácido salicílico, que potencializam a cicatrização e combatem a inflamação.

Leia também: 5 benefícios de tomar suco de aloe vera diariamente

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de babosa (o gel interior da planta) (15 g)
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de chá de mel (7,5 g)

Preparo

  • A primeira coisa a ser feita é retirar o gel interior da folha da babosa com ajuda de uma faca ou uma colher.
  • O passo seguinte é igualmente simples. Utilizaremos o liquidificador, no qual adicionaremos um copo de água natural, o mel e a colher de babosa.
  • Bata até obter um líquido homogêneo e está pronto!

Devemos tomar essa bebida natural todas as manhãs ao longo de dois meses. Dessa forma, aceleraremos a cicatrização da úlcera varicosa e a reparação dos tecidos.

Trata-se de um simples complemento natural que vale a pena levar em consideração.