Como usar a linguagem corporal para seduzir?

Como deve ser a linguagem corporal para seduzir? Existe alguma maneira de modificá-la? Neste artigo vamos falar sobre a importância da comunicação não verbal e como podemos usá-la a nosso favor.
Como usar a linguagem corporal para seduzir?

Última atualização: 19 março, 2022

Usamos a linguagem corporal para seduzir em mais de uma ocasião sem perceber; de fato, a comunicação não verbal tem uma relevância muito alta. Podemos imaginar como seria se comunicar com alguém sem usar gestos, olhos ou movimentos corporais? O efeito não seria o mesmo; portanto, no momento de conhecer alguém, sua importância aumenta.

Muitos são os especialistas em linguagem corporal que afirmam que isso chega a ter um peso de até 70% na comunicação. Portanto, concordaremos que isso pode nos ajudar, mas também nos prejudicar. Um gesto inapropriado ou uma demonstração de nervosismo evidente podem destruir qualquer possibilidade de sedução.

Linguagem corporal para seduzir: como isso pode nos ajudar?

A linguagem corporal é de grande importância, pois oferece muitas informações sobre nós mesmos, e é claro que não podemos ignorá-la. No momento de tentar seduzir outra pessoa, pode aparecer nervosismo, além de inseguranças. Apesar de tudo isso, podemos corrigir nossa linguagem corporal.

casal tímido
A comunicação não-verbal pode fazer a diferença entre um encontro bom e um ruim.

Só precisamos estar atentos a essa ferramenta que temos e que não costumamos dar atenção. Bem, já notamos onde nossas mãos são colocadas quando falamos com uma pessoa que gostamos? Tocar o cabelo ou o queixo insistentemente, ter um tiqueestar atento é o primeiro passo para que a linguagem corporal nos ajude a seduzir.

Assim como podemos eliminar certas palavras nas quais confiamos para falar ou usar um tipo específico de linguagem (ou frases) para tentar seduzir outra pessoa, podemos fazer o mesmo com a linguagem corporal. No entanto, não é algo fácil de alcançar e é preciso praticar o que todos conhecemos como “tentativa e erro”. Depois de várias tentativas, tudo dará certo.

Chaves na linguagem corporal para seduzir

O que costumamos olhar quando alguém nos atrai? Talvez na postura do seu corpo, no seu olhar ou na segurança que transmite. Esta será a base para nos aprofundarmos em todas as chaves que a linguagem corporal tem para seduzir. Autores como Knapp, Poyatos e outros já trataram com profundidade a comunicação não verbal, embora a levemos para o campo da sedução.

Manter o contato visual

Para usar a linguagem corporal para seduzir, é essencial manter o contato visual tanto ao falar com a outra pessoa quanto ao ouvi-la. Fazer isso nos permite mostrar que nos sentimos seguros e que prestamos total atenção a quem está à nossa frente. Evitar o olhar nunca seria uma grande arma de sedução.

olhares cúmplices
O olhar é muito importante para seduzir.

O corpo deve estar orientado para essa pessoa

Além do contato visual, é importante que nosso corpo esteja orientado para essa pessoa. Às vezes, nossos nervos podem nos trair e podemos nos virar como se quiséssemos fugir da situação em que nos encontramos. Lembremos que a comunicação não verbal pode tirar o valor do que dizemos. Portanto, devemos cuidar da orientação do corpo.

Descubra:  As 4 cartas de amor mais bonitas da história

As mãos devem estar livres

Quando estamos nervosos, não sabemos realmente onde colocar as mãos. Isso nos deixa desconfortáveis e torna o uso da linguagem corporal para seduzir um desastre total. No entanto, podemos usá-las para aumentar nossa expressividade ao falar com a outra pessoa, evitando colocá-las em nossos bolsos ou mexer em um objeto que possa expor nossos nervos.

Os braços nunca devem ser cruzados

Cruzar os braços é um erro total, pois funciona como uma barreira quando o que queremos é estar mais perto da outra pessoa. Portanto, devemos evitar isso e tentar fazer com que os braços se movam livre e naturalmente. Se os colocarmos na mesa ou na barra de forma mecanizada, isso pode jogar contra nós na hora da sedução.

Nosso corpo diz mais do que nossas palavras

Embora estejamos preocupados em como usar a linguagem corporal para seduzir, estamos esquecendo que quando estamos com a pessoa que gostamos, nós mesmos estamos analisando sua comunicação não verbal.

Afinal, como diz o ditado, “as palavras são levadas pelo vento”. No entanto, o que dizemos com o corpo dura e transmite. Portanto, sua importância não deve ser subestimada.

Uma postura que transmite segurança e confiança, um olhar que mostra que essa pessoa nos interessa e que não temos medo da interação… tudo isso seduz mais do que uma frase de um filme ou alguma frase que todo mundo diz.

Cuidar da linguagem corporal para seduzir requer trabalho, mas pode ser alcançado. Resta-nos esta frase de Peter Drucker que parece muito acertada: «o mais importante na comunicação é ouvir o que não se diz».

This might interest you...
4 formas de excitar um homem sem tocá-lo
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 formas de excitar um homem sem tocá-lo

A estimulação mental é um fator chave para excitar um homem sem tocá-lo. A pele e o toque são importantes, mas não são tudo. Descubra!



  • García Alcántara, A. (2013). Cuando el cuerpo comunica. Manual de la comunicación no verbal (Doctoral dissertation, Universitat Politècnica de València).
  • Poyatos, F. (1994). La comunicación no verbal (Vol. 13). Ediciones AKAL.
  • Turchet, P. (2010). EL LENGUAJE DE LA SEDUCCION: Entender los códigos inconscientes de la comunicación no verbal. No dejes que tus gestos de delaten. Editorial AMAT.