Dente-de-leão, o grande limpador para limpar o corpo

As propriedades diuréticas do dente-de-leão ajudam a combater a retenção de líquidos o que ajuda a prevenir doenças. Além disso, é ideal para limpar o corpo.
Dente-de-leão, o grande limpador para limpar o corpo

Última atualização: 14 janeiro, 2022

O dente-de-leão é uma planta medicinal cujas propriedades ajudam a limpar o corpo das toxinas que se acumulam por uma alimentação inadequada, estilo de vida sedentário e exposição a poluentes. Por que ele é tão recomendado?

Nesta ocasião, explicamos porque é benéfico realizar uma purificação com esta planta, pelo menos de vez em quando. Além disso, contamos como beneficia a quem sofre de hipertensão, gota, doenças de pele, entre outras.

Deve-se lembrar que também é conhecida  em latim como Taraxacum officinale. Muitas vezes cresce à beira de campos e jardins e é caracterizada por suas folhas serrilhadas e flores amarelas. Descubra como você pode tirar proveito disso para sua saúde!

Dente de leão para limpar o corpo

Benefícios do dente-de-leão para limpar o corpo

Para limpar o corpo, é necessário adotar hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática regular de exercícios físicos. No entanto, os suplementos naturais com ação diurética, como o dente-de-leão, também podem ser levados em consideração.

Esta erva destaca-se pelo alto teor de vitaminas A, B e C, ácido fólico, potássio, taninos e outros elementos nutricionais que beneficiam a saúde. Além disso, possui princípios ativos com efeitos anti-inflamatórios que melhoram a saúde articular e cardiovascular. Outros benefícios são:

Efeito diurético poderoso

O que ajuda a combater a retenção de líquidos nos tecidos e, por sua vez, a inflamação. É especialmente recomendado para pacientes obesos e aqueles com doenças comuns, como artrite reumatóide, gota e pedras nos rins.

Protege o fígado

Alho para desintoxicar o fígado.

Ao estimular a eliminação de toxinas, o dente-de-leão melhora a função do fígado e da vesícula biliar. Isso, entre outras coisas, é benéfico em casos de hepatite e distúrbios como o fígado gorduroso.

Melhora a função renal

Para limpar o corpo, é necessário apoiar o funcionamento dos rins. Nesse sentido, o dente-de-leão apresenta ótimas propriedades, pois estimula a produção de urina e previne dificuldades como cistites, uretrites e infecções.

Atua como um laxante suave

Pessoas com prisão de ventre podem melhorar sua saúde digestiva consumindo dente-de-leão regularmente. Devido aos seus componentes, melhora o peristaltismo intestinal e favorece as evacuações.

Melhora a circulação

Outra qualidade desta planta para limpar o corpo é o seu efeito na saúde circulatória. Seus antioxidantes criam uma barreira protetora contra os radicais livres e promovem a saúde arterial. Por sua vez, apóia a eliminação de substâncias residuais e colesterol.

Como consumir dente-de-leão para limpar o corpo?

A maneira mais comum de ingerir dente-de-leão para limpar o corpo é por infusão. No entanto, também pode ser usado na forma de extrato, cápsulas e suplementos naturopáticos. Agora, alguns preferem adicioná-lo a saladas, omeletes e outras receitas.

Apesar disso, deve-se destacar que é necessário fazer algumas mudanças nos hábitos alimentares para uma purificação mais completa. Portanto, durante o tempo de desintoxicação, se devem evitar alimentos como:

  • Carnes vermelhas.
  • Laticínios inteiros.
  • Frios.
  • Óleos e manteigas.
  • Pão e produtos de panificação industrial.
  • Açúcar Refinado e derivados.
  • Bebidas alcoólicas e refrigerantes

Sabendo que todos os excessos são ruins, a limpeza com dente-de-leão é feita por 2 ou 3 semanas, a cada 3 ou 4 meses. Opcionalmente, pode ser ingerido em suplementos seguindo as indicações de um especialista. A infusão é preparada da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 copo de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de dente de leão (15 g)

Preparação

  • Leve um copo de água para ferver e, quando chegar ao ponto de ebulição, acrescente a colher de sopa de dente-de-leão.
  • Retire do fogo e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
  • Após este tempo, filtre com uma peneira e beba.
  • Beba até 2 xícaras por dia.

Contraindicações

Apesar de seus múltiplos benefícios para a saúde, o dente-de-leão tem algumas contraindicações que devem ser levadas em consideração antes do consumo. É fundamental estar atento a elas, pois ignorá-las pode levar a complicações de saúde. Evite tomá-lo em caso de:

Seu consumo também é desencorajado em pacientes em tratamento com medicamentos ou suplementos diuréticos. Isso ocorre porque sua combinação com os componentes do dente-de-leão pode causar efeitos indesejáveis.

This might interest you...
Propriedades e usos do dente-de-leão
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Propriedades e usos do dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta que goza de grande popularidade devido às suas contribuições para a atividade hepática e seu efeito diurético.



  • Jeon, H.-J., Kang, H.-J., Jung, H.-J., Kang, Y.-S., Lim, C.-J., Kim, Y.-M., & Park, E.-H. (2008). Anti-inflammatory activity of Taraxacum officinale. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2007.09.006
  • Yarnell, E., & Abascal, K. (2009). Dandelion (Taraxacum officinale and T mongolicum). Integrative Medicine. https://doi.org/10.1016/j.jep.2011.02.027
  • Clare, B. A., Conroy, R. S., & Spelman, K. (2009). The diuretic effect in human subjects of an extract of Taraxacum officinale folium over a single day. Journal of Alternative and Complementary Medicine (New York, N.Y.). https://doi.org/10.1089/acm.2008.0152