O que é gastrite erosiva? Sintomas, causas e tratamento

Se os sintomas ocorrerem por mais de uma semana, é aconselhável ir a um especialista para realizar os exames adequados para diagnosticar ou descartar uma possível gastrite erosiva e obter tratamento.
O que é gastrite erosiva? Sintomas, causas e tratamento

Última atualização: 19 Dezembro, 2021

Muitas pessoas sofrem de problemas digestivos de vez em quando, como gases, flatulência, azia, refluxo ou indigestão. No entanto, quando esses sintomas são experimentados com freqüência, é necessário consultar um médico para um check-up. O diagnóstico precoce permite descartar ou detectar uma doença digestiva, como gastrite erosiva.

Neste artigo, explicamos o que é esse transtorno e quais são seus sintomas e causas. Também detalhamos a forma de diagnosticar e o tratamento que o médico pode prescrever.

O que é gastrite erosiva?

A gastrite erosiva é um distúrbio digestivo que afeta o revestimento interno do estômago. Este sofre inflamação e subsequente erosão ou desgaste.

O referido “forro” desempenha um papel fundamental na proteção do estômago da alta acidez dos sucos gástricos. Quando está danificado, os sintomas começam a aparecer.

Como o Dr. Vakil aponta : “Geralmente a gastrite é aguda, manifestada por hemorragia, mas pode ser subaguda ou crônico, com poucos ou nenhum sintoma.”

Sintomas de gastrite erosiva

Aqui estão os sintomas mais comuns em pessoas que sofrem de gastrite erosiva:

  • Azia.
  • Falta de apetite.
  • Indigestão.
  • Perda de peso.
  • Arroto e flatulência.
  • Mudanças nas fezes.
  • Distensão abdominal.

Os sintomas menos frequentes são os seguintes:

  • Sangramento do estômago, que é evidente em vômitos ou fezes.
  • Dor ao comer ou beber.

Causas Possíveis

Para determinar as possíveis causas da gastrite erosiva, devemos diferenciar as agudas das crônicas. Em primeiro lugar, detalhamos as causas da gastrite erosiva aguda:

  • Estresse e ansiedade.
  • Infecção pela bactéria E. coli.
  • Uso abusivo de esteróides em pouco tempo.

Aqui estão as causas da gastrite erosiva crônica:

  • Alcoolismo.
  • Estresse continuado.
  • Cólicas frequentes e não tratadas.
  • Hiperacidez gástrica persistente.
  • Patologias autoimunes, como a doença de Crohn.
  • Intolerâncias alimentares não diagnosticadas, por exemplo lactose ou glúten.

Descubra: Doença de Crohn

Diagnóstico

Se os sintomas que mencionamos persistirem por mais de uma semana, ou ocorrerem vômitos com vestígios de sangue, é importante ir ao especialista o mais rápido possível. O médico levará em consideração os sintomas, bem como a história, e também fará um exame físico.

Se houver probabilidade de você ter gastrite erosiva ou outro distúrbio digestivo, o médico pode pedir um exame de sangue ou de fezes. Esses exames ajudariam a confirmar ou descartar uma infecção. Você também pode realizar uma endoscopia digestiva ou um raio-X do estômago.

Tratamento de gastrite erosiva

Se o médico confirmar gastrite erosiva, a gravidade do distúrbio determinará o tipo de medicamento.

A opção mais suave são os medicamentos antiácidos, enquanto os mais fortes são os bloqueadores de ácido. Também existe a possibilidade de ele prescrever um inibidor da bomba de prótons, medicamento que reduz o suco gástrico.

Se a gastrite for causada por uma infecção bacteriana, o tratamento será baseado em antibióticos. Em alguns casos de gastrite erosiva grave, a cirurgia pode ser necessária.

Tratamento da esquizofrenia.
As classificações da doença têm como objetivo aprimorar a abordagem, fornecendo ferramentas aos profissionais de saúde.

A importância de mudar hábitos

O tratamento deve sempre ser acompanhado por orientações dietéticas. Por exemplo, opte por várias pequenas refeições por dia e escolha alimentos macios e de fácil digestão. Também é aconselhável evitar especiarias e estimulantes como café, álcool ou tabaco.

O médico geralmente proíbe o consumo de drogas como aspirina e outros anti-inflamatórios semelhantes. É muito importante seguir essas diretrizes para um tratamento e melhora eficazes. Caso contrário, o tempo de recuperação será prolongado e o desconforto poderá causar outras complicações.

Gastrite antral erosiva, outro distúrbio a ser considerado

A gastrite antral erosiva é outro tipo de gastrite. É rara e se caracteriza por afetar a área do antro, que é a parte inferior do estômago. Este está localizado muito perto da saída e quase no início dos intestinos.

As causas e sintomas são iguais aos do resto da gastrite erosiva. Portanto, será o exame médico que poderá confirmar se ela afeta aquela região do estômago.

Pode interessar a você...
4 maus hábitos que você deve evitar em caso de gastrite
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 maus hábitos que você deve evitar em caso de gastrite

Saiba quais maus hábitos que você deve evitar em caso de gastrite, para impedir que ela se transforme em uma doença digestiva crônica.



  • Zhang, C., Yamada, N., Wu, Y. L., Wen, M., Matsuhisa, T., & Matsukura, N. (2005). Helicobacter pylori infection, glandular atrophy and intestinal metaplasia in superficial gastritis, gastric erosion, erosive gastritis, gastric ulcer and early gastric cancer. World Journal of Gastroenterology. https://doi.org/10.3748/wjg.v11.i6.791
  • Miller, T. A., Tornwall, M. S., & Moody, F. G. (1991). Stress erosive gastritis. Current Problems in Surgery. https://doi.org/10.1016/0011-3840(91)90030-S
  • Albertus, J., Rani, A., Simadibrata, M., Makmun, D., Abdullah, M., & Syam, A. F. (2012). Helicobacter pylori infection in superficial gastritis, erosive gastritis and gastric ulcer. Journal of Gastroenterology and Hepatology.
  • Martínez Echavarría, M., & Noa Pedroso, G. (2009). Infección por Helicobacter pylori en pacientes con mucosa sana y con gastritis erosiva. Revista Cubana de Medicina, 48(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75232009000200001&lng=es&tlng=pt.