Controle o nervosismo preparando estes 7 remédios com plantas

· 20 de setembro de 2018
Se  devido ao nervosismo temos uma dor de estômago, podemos aproveitar as propriedades do manjericão ou até preparar um molho pesto com esta erva, para nos beneficiar de seu efeito. 

O nervosismo é um distúrbio que pode ser acompanhado por sintomas como a ansiedade, o estresse, a irritabilidade, ou até mesmo problemas de taquicardia. Se o sofrermos com frequência podemos padecer, a longo prazo, de sérios problemas de saúde.

Neste artigo compartilhamos 7 remédios feitos com ervas, que nos ajudarão a equilibrar nosso sistema nervoso. Desta forma, podemos viver com mais alegria e tranquilidade, descansar melhor, e direcionar nossa energia para aquilo que nos traz coisas positivas.

Remédios para o nervosismo

1. Lavanda

Controle o nervosismo com óleo de lavanda

A lavanda é uma planta que tem sido usada como remédio calmante desde os tempos antigos. Na realidade, foi adicionada aos banhos quentes, para que a pessoa fosse impregnada com seu aroma, enquanto se beneficiava de todas as suas propriedades. Além disso, também nos ajuda a aliviar diferentes tipos de dor.

Podemos preparar pequenos sacos feitos de gaze ou outro material poroso, e enchê-los de flores de lavanda. Eles são excelentes para serem colocados ao lado do travesseiro, ou também para serem introduzidos na banheira. Além disso, também podemos adquirir seu óleo essencial para maior comodidade.

2. Manjericão

O manjericão é uma planta aromática e culinária, bem conhecida por suas propriedades digestivas. No entanto, neste artigo o destacamos porque tem a virtude de fortalecer o sistema nervoso. Nesse sentido, é muito útil para todas as pessoas que sofrem dos nervos e do estômago.

  • Podemos tomá-lo como uma infusão, ou usá-lo cru para cozinhar (saladas, molhos, cremes, sucos, batidos, vinagretes, etc…).
  • Além disso, também podemos preparar o famoso molho pesto, e até mesmo congelá-lo para tê-lo sempre à mão.

Descubra: 5 estratégias que toda mulher deve seguir para acabar com o estresse e a ansiedade

3. Bergamota

O óleo essencial de bergamota, que é usado em colônias e perfumes, é obtido a partir da casca da laranjeir20a amarga. Por este motivo, destaca-se por um aroma cítrico e refrescante, que traz alegria e bem-estar.

Este óleo nos ajuda a combater o nervosismo e a depressão leve, naturalmente. Por este motivo, se gostarmos do seu aroma, podemos usá-lo no nosso dia a dia para nos perfumar, adicioná-lo ao amaciante, ou em aromatizadores.

4. Orégano

O orégano é popular em todo o mundo como especiaria, embora sua origem seja a região do Mediterrâneo. Na medicina antiga era usado principalmente como um remédio digestivo e também como um antibiótico natural. Hoje em dia é consumido em muitos países, mas seu uso como tratamento natural não é tão comum.

A infusão de orégano é uma boa solução natural para acalmar o nervosismo, a ansiedade ou o estresse de forma gradual, e sem efeitos colaterais à saúde. Se optarmos por usar o seu óleo essencial, podemos combiná-lo com a lavanda para melhorar seus efeitos relaxantes.

5. Laranja

A laranja, com seu delicioso cheiro doce e refrescante, é um aroma excelente para melhorar nosso humor e combater a depressão e o nervosismo. De fato, as frutas cítricas em geral são muito benéficas a esse respeito.

  • Recomendamos o uso de casca de laranja, pois contém uma grande quantidade de nutrientes concentrados, e é muito aromática.
  • Podemos preparar infusões, sucos ou batidos com ela. Nós também podemos ralá-las e congelá-las para usar a qualquer momento.

6. Camomila

Controle o nervosismo preparando estes remédios com plantas: Camomila

Uma infusão de camomila é sempre uma boa opção quando estamos nervosos, e não temos remédios disponíveis. Esta infusão acalma os nervos e nos descansa, enquanto alivia a dor leve. Portanto, é uma excelente opção para sempre levar em sua bolsa.

  • Nós também podemos usar o óleo essencial de camomila para aromatizar a nossa casa.
  • Se o misturarmos com um pouco de óleo vegetal (coco, amêndoa, azeitona, gergelim, jojoba), podemos realizar uma massagem agradável com um alto poder tranquilizante.

Conheça as 5 estratégias que toda mulher deve seguir para acabar com o estresse e a ansiedade

7. Angélica

A angélica ou erva do Espírito Santo se destaca por suas virtudes digestivas e relaxantes. No entanto, devemos garantir que seja a variedade angélica chinesa (Angelica sinensis), que é a que tem propriedades medicinais. Como curiosidade, na Índia, a raiz desta planta foi usada para tratar distúrbios nervosos, como a epilepsia.

  • Suas propriedades sedativas fazem dela um excelente remédio para tratar o nervosismo, a ansiedade, o estresse, a insônia, e até mesmo a enxaqueca.
  • Para maior eficácia podemos prepará-la em infusão, juntamente com a camomila e a casca de laranja.
  • Além disso, se adoçado com mel (especialmente o mel de abelhas), conseguiremos um resultado muito mais reconfortante.