10 habilidades de comunicação e a sua importância

Ter boas habilidades de comunicação pode moldar significativamente as nossas vidas. A seguir, compartilharemos algumas das mais importantes.
10 habilidades de comunicação e a sua importância

Última atualização: 23 Outubro, 2021

Habilidades de comunicação são aquelas habilidades que permitem nos comunicarmos com outras pessoas. Graças a elas, transmitimos a nossa mensagem de uma forma muito mais eficaz. Alguns exemplos conhecidos da maioria são a capacidade de argumentar ou de nos expressarmos de forma clara e concisa.

O desenvolvimento de boas habilidades de comunicação é essencial em muitas áreas da vida. É essencial saber se comunicar de forma adequada com os outros no trabalho. Pensemos também na importância da comunicação na convivência com nossos amigos e familiares.

Gostemos ou não, os seres humanos são seres sociais e estão em constante comunicação. Mesmo se não dissermos nada, a linguagem não verbal fala por nós. Portanto, é importante estarmos cientes de que a comunicação representa um fator importante e é interessante promovê-la o máximo possível.

As habilidades de comunicação mais importantes

Embora existam diferentes habilidades de comunicação, vamos falar sobre as 10 que consideramos mais interessantes para desenvolver.

1. Escuta ativa

Para ser um bom comunicador, você precisa ser um bom ouvinte. Portanto, preste atenção ao seu interlocutor, interaja com ele, seja paciente, seja respeitoso e reflita sobre como a outra pessoa se sente.

Ouvir o outro é uma habilidade de comunicação
Saber ouvir é fundamental. Parte da empatia é ouvir atentamente a mensagem da outra pessoa.

2. Comunicação assertiva

Pessoas assertivas expressam suas opiniões de maneira adequada, defendem seus interesses sem agressividade, esclarecem mal-entendidos, sabem dizer “não” e admitir seus erros.

3. Empatia

Para desenvolver sua empatia, nada como manter em mente a visão do mundo do outro. Você tem que estar perto, perguntar com delicadeza e expressar seus próprios sentimentos.

4. Adequação ao receptor

Os melhores comunicadores sabem adaptar suas palavras ao seu interlocutor. Por exemplo, um médico não vai usar a mesma linguagem em uma palestra em um congresso e no consultório com seu paciente.

5. Comportamento verbal

Nossa fala não é representada apenas pelas palavras que usamos. Existem outros aspectos muito importantes, como o uso do tom adequado, um volume médio de voz e o respeito à vez de falar.

6. Linguagem não verbal

Um bom uso da comunicação não verbal melhorará a nossa fala. Você deve manter contato visual direto, mas não desafiador, gestos abertos e uma postura relaxada que traga coerência às suas palavras.

7. Confiança

Ser um bom comunicador implica transmitir a sua fala com segurança. Isso estará tão longe da arrogância quanto da indecisão. Uma pessoa confiante fala com calma, com um tom firme e focado no que deseja transmitir.

8. Seja conciso

Um bom comunicador usa a linguagem de maneira quase cirúrgica e vai direto ao ponto. Falar excessivamente sem um objetivo claro e estruturado distrai e aliena nosso interlocutor, então a máxima de que “menos é mais” pode ser muito útil.

9. Abra sua mente para melhorar suas habilidades de comunicação

Se você quer dominar suas habilidades de comunicação, um bom ponto a ter em mente é não julgar seu interlocutor e ser capaz de entender seu ponto de vista, mesmo que você não o compartilhe. O respeito pela opinião do outro ampliará sua concepção de mundo e o ajudará a se comunicar melhor.

10. Use o meio certo

Atualmente, existem muitos meios pelos quais podemos nos comunicar. No entanto, é muito importante sabermos escolher a pessoa certa para comunicar o que queremos dizer.

Por exemplo, se tivermos que anunciar uma redução salarial, será muito mais adequado comunicá-la pessoalmente do que por e-mail ou WhatsApp.

Que impacto as habilidades de comunicação têm em nossas vidas?

Ser um bom comunicador pode abrir as portas para uma vida profissional de sucesso. Primeiro, porque seremos mais decisivos em qualquer entrevista de emprego e processo de seleção de pessoal.

Em segundo lugar, porque muito provavelmente, quando ocuparmos nossa posição, resolveremos os conflitos com mais eficiência. A má comunicação, por outro lado, levará a mal-entendidos e frustração.

Isso não ocorre apenas no local de trabalho. A comunicação deficiente pode nos afastar dos entes queridos e pode levar a consequências negativas.

Por exemplo, alguém que expressa suas opiniões de forma ofensiva pode fazer os outros se afastarem dele. Outro exemplo seria a pessoa que não ouve o que lhe é explicado, porque não se interessa e nem sequer esconde isso. É muito provável que alguém assim acabe sendo rejeitado.

Comunicação assertiva do casal
As relações humanas são baseadas na comunicação; portanto, a assertividade é a forma de melhorar o vínculo.

Melhorar suas habilidades de comunicação é possível

Dada a importância das habilidades de comunicação, queremos incentivá-lo a desenvolver as suas o máximo possível. Ser um bom comunicador não é algo que possamos aprender da noite para o dia, mas felizmente podemos melhorar com o passar dos anos.

Como começar? Foque em uma única habilidade, aquela que é mais fácil para você. Pode ser a escuta ativa, prestar mais atenção à sua linguagem não-verbal ou melhorar a sua assertividade.

Concentre-se em apenas uma e esteja ciente de como você a usa ao interagir com outras pessoas. Leia livros, assista a vídeos online ou participe de uma palestra sobre o tema. Coloque seus conhecimentos teóricos em prática e você verá como, em poucos meses, suas habilidades de comunicação vão melhorar.

Você certamente observará como o progresso em uma das suas habilidades de comunicação o tornará mais consciente das outras. Continue colocando a teoria em prática.

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