Como tratar a fraqueza e o cansaço ao acordar?
Muitas pessoas costumam sentir a fraqueza e o cansaço ao acordar. Isso pode ser uma resposta natural do organismo ao esforço físico, ao estresse emocional, ao tédio, à falta de horas de sono, à má alimentação e a muitos outros fatores que diminuem os níveis de energia necessários para permanecer ativo durante o dia.
É muito importante prestar muita atenção a este problema, pois se não o tratarmos, poderá chegar a se converter em um transtorno físico ou mental mais grave. Hoje vamos mostrar a maneira como você pode cuidar deste problema de uma forma natural e com bons hábitos.
Conselhos para reduzir a fraqueza e o cansaço
A fraqueza e o cansaço ao acordar podem estar sendo causados devido aos maus hábitos que temos todos os dias e que talvez não estejamos conscientes. Esses conselhos o ajudarão a identificar os hábitos que você deve melhorar para reduzir este problema.
- Durma bem todas as noites; o recomendado é dormir ao menos 8 horas por dia sem interrupções.
- Mantenha uma dieta equilibrada e saudável.
- Beba ao menos dois litro de água por dia.
- Faça uma rotina de exercícios de pelo menos meia hora.
- Faça intervalos durante o trabalho e descanse principalmente em situações estressantes.
- Evite o consumo de álcool, nicotina, drogas e bebidas energéticas.
- Consulte o médico para descartar anemias, diabetes, hipoglicemia e/ou outras doenças que podem estar causando a fraqueza e o cansaço.
- Evite comer açúcar refinado, pois ele é nocivo para o sistema nervoso e consequentemente leva à depressão e ao cansaço extremo.
Dieta recomendada para tratar a fraqueza e o cansaço
A alimentação é um dos principais fatores que influenciam no estado físico e emocional que temos diariamente. Existem certos alimentos que, devido às suas vitaminas e minerais, são perfeitos para tratar o problema da fraqueza e do cansaço que podemos sentir diariamente.
A seguir, falaremos sobre uma dieta ideal para que você trate deste problema de uma maneira natural, sem que te custe muito e com muitos benefícios para a sua saúde.
- Jejum: pelo menos uma hora antes do café da manhã, é recomendável consumir frutas cítricas, ácidas ou mamão; este tipo de alimento é muito energético e com ótima qualidade nutricional.
- Café da manhã: o café da manhã é uma refeição muito importante que não podemos pular por nada; para esta ocasião, o que recomendamos são os cereais integrais nas combinações que você preferir. Você pode consumir um prato de aveia com pão integral ou um sanduíche vegetariano.
- Almoço: complemente o seu almoço tradicional com um suco de vegetais frescos; você pode escolher dois ou três vegetais para combiná-los a cada dia. É recomendável ter sempre presente a cenoura e os tomates vermelhos, pois estes dois oferecem uma boa quantidade de energia que será muito benéfico para você.
- Meio da tarde: para quem sente a necessidade de petiscar alguma coisa entre o almoço e o jantar, podem optar em comer saladas de frutas ou barras de cereais.
- Jantar: complemente a sua refeição tradicional com uma salada de verduras, sopa de verduras e/ou arroz integral.
Leia também: 5 hábitos noturnos para aliviar a sensação de cansaço
Receitas que vão proporcionar energia
Como uma alternativa à dieta, você também pode optar em complementar a sua alimentação normal com algumas receitas especiais que o ajudarão a ter energia para reduzir a fraqueza e o cansaço.
Batida de banana e amaranto
Esta batida você pode consumir nas primeiras horas do dia e, inclusive, pode usar para substituir o café da manhã.
Você vai precisar:
- 1 banana madura cortada
- 1 colher de açúcar mascavo ou mel de abelha
- ½ colher de sobremesa de linhaça
- ½ colher de sobremesa de pólen
- 1 xícara de leite de amêndoas
Como fazer?
Coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata durante uns minutos até que tenham se misturado por completo. Procure consumir de imediato e evite guardá-lo.
Energético cítrico
Uma maneira de combater o cansaço pela manhãs é consumindo um bom energético que nos ativa para o restante das funções do dia. Para a saúde, as bebidas energéticas vendidas no mercado não são de forma alguma recomendadas, portanto, preste atenção a esta alternativa natural.
Você vai precisar de:
- Um limão fresco
- Duas laranjas
- Uma colher de mel
Como fazer?
Em um copo, esprema o limão e as laranjas, misture muito bem e adoce com mel de abelhas. Você deve consumir antes do café da manhã.
Batida de espinafre e agrião
O espinafre é um dos vegetais mais conhecidos por suas propriedades energéticas, por esta razão, é ideal para tratar a fraqueza e o cansaço que sentimos por diferentes motivos.
Você vai precisar de:
- 500 gramas de espinafre.
- 500 gramas de agrião.
Como fazer?
Misture os ingredientes no liquidificador para extrair o suco. Beba meio copo de manhã antes do café da manhã e guarde na geladeira a bebida que sobrou para consumi-la depois.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Avlund, K., Rantanen, T., & Schroll, M. (2007). Factors underlying tiredness in older adults. Aging Clinical and Experimental Research. https://doi.org/10.1007/BF03325206
- Bellisle, F. (2004). Effects of diet on behaviour and cognition in children. British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1079/BJN20041171
- Steenbruggen, T. G., Hoekstra, S. J., & Van der Gaag, E. J. (2015). Could a change in diet revitalize children who suffer from unresolved fatigue? Nutrients. https://doi.org/10.3390/nu7031965
- Campagnolo, N., Johnston, S., Collatz, A., Staines, D., & Marshall-Gradisnik, S. (2017). Dietary and nutrition interventions for the therapeutic treatment of chronic fatigue syndrome/myalgic encephalomyelitis: a systematic review. Journal of human nutrition and dietetics : the official journal of the British Dietetic Association, 30(3), 247–259. https://doi.org/10.1111/jhn.12435
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.