4 tratamentos naturais para o frizz do cabelo
Para muitas mulheres, lidar com o frizz do cabelo pode ser um verdadeiro desafio. Para evitar essa característica tão comum de ambos cabelos lisos e crespos, são necessários muitos cuidados.
Para isso, existem alguns produtos naturais muito efetivos que ajudam a manter o cabelo hidratado, nutrido, suave e com um aspecto agradável, realmente lindo.
Neste artigo, damos algumas dicas de como tratar o frizz do cabelo de maneira natural, sem danificar o cabelo.
Tratamentos naturais para o frizz do cabelo
1. Banana
Um dos tratamentos caseiros mais efetivos para diminuir o ressecamento e, portanto evitar o frizz do cabelo, é utilizar uma máscara à base de banana.
Para isso, basta simplesmente preparar um “purê” com várias bananas e aplicá-lo em todo o cabelo. Deixe agir durante meia hora e depois lave o cabelo como de costume.
Essa máscara pode ser aplicada de duas a três vezes por semana. Já com o primeiro tratamento será possível notar a diferença, pois o cabelo ficará mais suave e maleável.
Leia também: Mistura de banana e cerveja para um cabelo fabuloso desde a primeira semana
2. Abacate com maionese para o cabelo
Para preparar essa máscara, triture um abacate – que deve estar maduro – e faça uma pasta leve.
Depois, adicione à pasta aproximadamente duas colheres de sopa de maionese. Aplique o creme obtido em todo o cabelo e deixe atuar de quinze a vinte minutos.
Por último, lave muito bem. Seu cabelo ficará com um aspecto mais suave e brilhante.
Pode te interessar: Cabelo suave e escuro com óleo de alecrim
3. Vinagre de maçã
Sempre que lavar o cabelo, você pode dar o último enxágue usando uma mistura de meio litro de água e três colheres de sopa de vinagre de maçã. Dessa forma, ajudará a reduzir o frizz e deixará o cabelo mais brilhante.
4. Óleo de coco
O óleo de coco deve ser aplicado morno e em todo o cabelo. Depois é aconselhável usar uma toalha umedecida em água morna/quente, para envolver o cabelo, com a finalidade de manter uma temperatura estável e permitir que o óleo penetre. Podemos deixá-lo agir por vinte minutos.
Esse tratamento deve ser feito duas vezes por semana. Ajudará a manter o cabelo hidratado, o que evitará a formação do frizz.
Considerações finais
- Evite ao máximo usar o secador, pois resseca o cabelo. É uma das principais causas do frizz do cabelo.
- Pode-se utilizar a chapinha para reduzir frizz. No entanto, é recomendável utilizar sempre um umectante de boa qualidade, preferencialmente natural.
- Deve-se evitar os produtos que deixam o cabelo pesado ou muito gorduroso, como alguns cremes para pentear encontrados no mercado.
- A escova deve ser de cerdas suaves e naturais, evitando a todo custo os pentes metálicos ou de plástico.
- Os produtos escolhidos para o cuidado com os cabelos devem ser de boa qualidade e, principalmente, não devem conter álcool. Por exemplo, no caso de shampoos, géis, cremes para pentear, etc.
- Lave o cabelo preferencialmente com água fria, ou levemente morna. A água muito quente resseca o cabelo, fragilizando-o, o que o torna quebradiço e aumenta o frizz.
- Cabelos crespos devem ter as pontas cortadas com certa frequência. Também é preciso usar bons cremes para umedecer quando estiver molhado, assim será mais fácil desembaraçar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sinclair, R. D. (2007). Healthy hair: What is it? In Journal of Investigative Dermatology Symposium Proceedings. https://doi.org/10.1038/sj.jidsymp.5650046
- Goldberg, L. J., & Lenzy, Y. (2010). Nutrition and hair. Clinics in Dermatology. https://doi.org/10.1016/j.clindermatol.2010.03.038
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.