Como preparar um escalda-pés de desintoxicação em casa

Para aproveitar ao máximo os benefícios desse relaxante escalda-pés, recomenda-se fazê-lo pelo menos uma vez por semana. Desta forma poderemos esfoliá-los e eliminar a tensão acumulada.
Como preparar um escalda-pés de desintoxicação em casa

Última atualização: 22 janeiro, 2022

Escaldar os pés tem sido uma atividade terapêutica que há décadas tem ajudado a promover o bem-estar desta parte do corpo.

Essa prática é frequentemente usada para combater a inflamação e a tensão muscular. Seja após um longo dia de trabalho ou devido a longas caminhadas e treinos, os nossos pés merecem um descanso.

A aplicação de um escalda-pés ajuda a melhorar a circulação sanguínea, por isso facilita a redução na inflamação dos músculos e oferece alívio das dores que costumam estar presentes.

Além disso, o escalda-pés pode ser complementado por alguns ingredientes naturais que, devido à sua composição, ajudam a desintoxicar a pele dos agentes externos causadores de imperfeições.

Embora esse seja um método muito antigo de relaxamento, ele continua até hoje como uma prática saudável que reduz o estresse, a retenção de líquidos e outros problemas comuns nessa região. No artigo de hoje compartilharemos uma fórmula especial para você usar como parte da sua rotina de cuidados pessoais.

Aproveite!

Escalda-pés de desintoxicação para proteger e cuidar dos pés

Escalda-pés em água fria.

O escalda-pés de desintoxicação que melhora a saúde dos pés é preparado a partir das propriedades do sal do Himalaia, do sal marinho ou dos sais de Epsom. Estes últimos devem ser usados com moderação e, se você tiver alguma doença, consulte o seu médico antes de fazer uso deles.

Os efeitos desses sais se caracterizam por serem anti-inflamatórios e relaxantes. Combinados com elementos como o bicarbonato de sódio eles facilitam a eliminação das células mortas que ficam retidas na superfície da pele, deixando os pés com um aspecto seco e pouco estético.

Tanto os sais quanto o bicarbonato de sódio têm substâncias antibacterianas e antifúngicas. Essas são substâncias que, depois de absorvidas, previnem e combatem o acúmulo de fungos tanto na pele quanto nas unhas.

Esses sais contêm minerais e poderosos compostos antioxidantes que potencializam o processo de hidratação. Além disso eles evitam a formação de imperfeições como calosidades e rachaduras na pele.

Eles têm efeitos relaxantes, anti-inflamatórios e analgésicos que ajudarão a aliviar a inflamação e a dor provocadas por ficar muito tempo na mesma posição, ou por algum trauma.

O uso regular melhora a circulação nesta área. Como muitos sabem, os pés tendem a ter mais dificuldade em retornar o sangue para a parte superior do corpo.

Além disso essa prática melhora as funções do sistema linfático, estimulando a eliminação das toxinas acumuladas.

Como se não bastasse, essa é uma solução possível contra a retenção de líquidos ou edemas, distúrbios que provocam inflamação, formigamento e dor.

Como preparar este escalda-pés de desintoxicação?

Este escalda-pés é uma terapia alternativa que pode ser incorporada como parte dos protocolos de desintoxicação.

Embora essa seja uma ótima solução contra inflamações e para aliviar a tensão, o ideal é preparar esse escalda-pés várias vezes ao mês para eliminar algumas toxinas pela pele. Essa prática garante que os pés fiquem relaxados, saudáveis e com uma textura hidratada e macia.

Ingredientes

  • 6 xícaras de água (1 ½ litros).
  • 6 colheres de sopa de sal do Himalaia ou sais de Epsom (75 g).
  • 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (50 g).

Preparo

  • Despeje a água em uma panela e coloque para ferver por alguns minutos.
  • Depois de levantar fervura, retire a panela do fogo e coloque a água em um recipiente onde caibam os seus pés.
  • Em seguida adicione o sal e o bicarbonato de sódio.
  • Antes de colocar os pés na água certifique-se de que a temperatura esteja adequada (para evitar queimaduras).
  • Tenha uma toalha macia à mão para que ao terminar você possa se secar.

Modo de aplicação

  • Antes de preparar este escalda-pés, lave os pés para retirar a sujeira e as impurezas acumuladas na superfície dele.
  • As partículas de sujeira podem prejudicar a absorção dos nutrientes dos sais e diminuir as propriedades desintoxicantes.
  • Depois de molhar os pés, relaxe durante 20-30 minutos.
  • Durante este tempo massageie-os entre si para facilitar a remoção da pele morta.
  • Você também pode usar uma luva esfoliante ou uma pedra-pomes para remover as células mortas da pele que provocam calosidades.
  • Após o tempo recomendado, retire os pés da água e seque-os com a toalha.
  • Você pode aplicar um creme hidratante nos pés já secos e fazer uma pequena massagem.
  • Faça este tratamento uma vez por semana ou sempre que perceber sinais de tensão.
  • Se quiser um efeito mais relaxante você pode adicionar um óleo essencial como o de lavanda ou da árvore do chá. Outra opção é adicionar flores e ervas aromáticas, como pétalas de rosa ou alecrim.

Você está pronta para fazer isso em casa? Siga esses conselhos e dê aos seus pés um tratamento completo para mantê-los saudáveis e bonitos.

Desde a primeira aplicação você perceberá que a sua pele está mais saudável e de quebra dirá adeus à tensão.

Se você tiver uma doença dermatológica, alguma irritação ou feridas profundas nos pés, procure um especialista antes de fazer este escalda-pés.

This might interest you...
4 tratamentos caseiros para tratar os calos na pele
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 tratamentos caseiros para tratar os calos na pele

Os calos aparecem devido à fricção da pele com o calçado ou com um instrumento de trabalho. Confira receitas de remédios naturais para tratá-los