7 benefícios do bicarbonato de sódio para o cabelo

· 28 de abril de 2018
Você sabia que o bicarbonato de sódio pode ajudar a controlar o excesso de sebo no couro cabeludo e a eliminar os restos de substâncias químicas que permanecem nos cabelos?

Você conhece os benefícios do bicarbonato de sódio para o cabelo? Este ingrediente natural presente em praticamente todos os lares tem muitas propriedades a nos oferecer.

Neste artigo apresentamos 7 contribuições do bicarbonato de sódio para o cabelo e explicamos como usá-lo da melhor forma.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um composto sólido cristalino branco com propriedades alcalinasÉ econômico e fácil de obter, e por isso é uma ótima opção para todos os tipos de remédios naturais e cosméticos caseiros.

Também é comum usar bicarbonato de sódio na cozinha.

Podemos nos beneficiar do bicarbonato de sódio se aprendermos a usá-lo da maneira correta, pois, do contrário, pode ser prejudicial.

7 contribuições do bicarbonato de sódio para o cabelo

1. Um xampu mais eficiente

Xampu a seco

Quando o nosso cabelo fica sujo muito facilmente ou as nossas raízes produzem um excesso de sebo que deixa nossos cabelos parecendo que têm óleo, podemos recorrer ao bicarbonato de sódio.

Tanto por sua capacidade esfoliante quanto por suas características alcalinas, que minimizam o sebo, o bicarbonato pode ser um complemento ideal para o nosso xampu diário.

O que deve fazer?

  • Para usá-lo desta maneira você só tem que misturar o xampu que você vai usar com a mesma quantidade de bicarbonato de sódio.
  • Depois, você pode lavar o cabelo como sempre faz. Você terá cabelos muito limpos e com volume.

2. Remédio para cabelos oleosos

Se nosso cabelo estiver muito oleoso desde as raízes até as pontas, recomendamos o uso de bicarbonato de sódio como um tratamento regulador de sebo.

Ingredientes

  • 1 copo de água (200 ml)
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (18 g)

O que fazer?

  • Misture ambos os ingredientes em um frasco com spray.
  • Dez minutos antes de cada lavagem, agite bem o frasco e aplique-o em todo o cabelo umedecido.
  • Faça uma massagem suave com as pontas dos dedos para que a mistura penetre bem e depois lave o cabelo como de costume.

3. Um condicionador mais potente

Mulher lavando o cabelo

Podemos potencializar os efeitos de equilíbrio do nosso condicionador adicionando bicarbonato de sódio. Desta forma, regulamos o excesso de ácidos ao mesmo tempo em que o condicionador sela a cutícula para que o cabelo fique macio e sem frizz.

Ingredientes

  • 1 parte de condicionador
  • 1 parte de bicarbonato de sódio

O que fazer?

  • Podemos preparar a quantidade que quisermos, respeitando as proporções indicadas.
  • Vamos sempre usá-lo após o xampu e deixar agir por 5 ou 10 minutos.
  • Depois, vamos lavar nossos cabelos normalmente.

4. Tratamento contra a caspa

Muitas pessoas sofrem com o problema da caspa. Embora tenham tentado vários tipos de xampus e produtos, ainda não encontraram uma solução definitiva, pois pode desaparecer por alguns dias e depois voltar.

A caspa é uma doença inflamatória escamosa que pode estar relacionada a diferentes fatores. Por essa razão, seu tratamento é difícil.

No entanto, devemos diferenciar a caspa verdadeira, que geralmente é de consistência gordurosa, do simples ressecamento do couro cabeludo.

Para combater a caspa, podemos aplicar qualquer um dos remédios que propusemos nos primeiros três pontos.

5. Xampu sem xampu

Mulher penteando o cabelo no banho

Muitas pessoas seguem o método de lavar os cabelos sem usar xampu. Em vez disso, combine bicarbonato e vinagre para lavar e condicionar o cabelo.

Cada cabelo é um mundo. Portanto, podemos experimentar e observar como nosso cabelo reage a esse tipo de lavagem natural.

6. Remoção de restos de produtos

É importante notar que todas essas aplicações que incluem bicarbonato de sódio em tratamentos capilares também são muito úteis para uma limpeza total do cabelo.

Ou seja, é um remédio muito eficaz para eliminar os restos de outros produtos capilares que podemos usar: tinturas, géis, espumas, ceras, etc.

7. Limpeza de dentro para fora

Bicarbonato de sódio com água

Para ter cabelos saudáveis também devemos agir por dentro, já que nossa aparência física reflete nossa saúde. Se temos o corpo sobrecarregado com toxinas, nossos cabelos também se enfraquecem, quebram ou caem.

Um método muito simples para facilitar a eliminação de toxinas é tomar a seguinte mistura:

Ingredientes

  • 1 copo de água (200 ml)
  • 2 colheres de sopa de vinagre (30 ml)
  • 1 pitada de bicarbonato

O que fazer?

Adicione o vinagre e o bicarbonato de sódio no copo de água, misture bem e consuma meia hora antes de cada uma das três refeições principais.

Você conhecia estas contribuições do bicarbonato de sódio para o cabelo? Não deixe de tirar proveito deste ingrediente maravilhoso!