Como preparar um cuscuz vegetariano?

Vamos ensinar a preparar um prato de cuscuz muito saboroso e cheio de nutrientes, para garantir uma boa saúde. Aproveite esta deliciosa receita vegetariana.
Como preparar um cuscuz vegetariano?

Última atualização: 23 Novembro, 2021

Hoje mostraremos como preparar um delicioso cuscuz vegetariano cheio de nutrientes essenciais. Deve-se ter em mente que, no contexto de uma dieta à base de vegetais, é necessário garantir a diversidade dos alimentos consumidos.

Por outro lado, deve-se mencionar que o cuscuz possui diversas formas de elaboração. Pode ser combinado com diferentes ingredientes e molhos para gerar características organolépticas muito diversas. Embora seja um prato de origem oriental, hoje pode ser consumido em quase todos os países.

Ingredientes de cuscuz vegetariano

Vamos ensinar a preparar um cuscuz vegetariano com curry. Para isso, você deve ter os seguintes ingredientes:

  • Sal e pimenta do reino moída na hora, cominho e salsa.
  • 2 colheres de sopa de leite de aveia.
  • Azeite de oliva virgem extra.
  • 150 gramas de cuscuz seco.
  • 200 gramas de abóbora.
  • 1 cebola média.
  • 1/2 pimentão vermelho.
  • 2 dentes de alho.
  • Curry em pó.
  • 1 cenoura
  • 1 tomate.

Um dos detalhes que você deve levar em consideração nesta receita é a qualidade do curry. Existem vários tipos disponíveis no mercado que oferecem diferentes resultados finais. É melhor evitar os baratos ou aqueles sem marca.

Quanto à bebida de aveia, deve-se observar que será necessário examinar atentamente a lista de ingredientes. Aquelas com açúcares adicionados devem ser evitados.

Leite de aveia para cuscuz vegetariano.
Nem todos os leites de aveia são da mesma qualidade. Você tem que verificar os ingredientes.

Passo a passo para a elaboração

Você tem que começar cortando bem todos os vegetais. Primeiro a cebola é descascada e cortada em cubos muito pequenos. O alho também deverá ser picado bem fino. Uma vez que os legumes estão prontos, eles são reservados em um prato para mais tarde.

Depois, você terá que lavar o pimentão e tirar as sementes de dentro. O mesmo processo é aplicado com o tomate, cortando os dois ingredientes em cubos. Ambos os vegetais serão guardados para mais tarde.

Quando os legumes estiverem todos prontos, será necessário aquecer o azeite de oliva extra virgem em uma panela, incorporando primeiro a cebola. Adicione uma pitada de sal e tampe, deixando um tempo de cozimento de cerca de 10 minutos para que a cebola fique transparente.

Nesse momento, será necessário adicionar o alho e a cenoura. Continue cozinhando e quando todos os legumes estiverem cozidos, retire-os, tomando cuidado para não ficar sem azeite no fundo da panela.

A partir daqui, você terá que cozinhar o pimentão junto com a abóbora. Para isso, aumente um pouco o fogo e espere os legumes ficarem macios, mexendo de vez em quando.

Quando ambos tenham atingido uma textura ideal, os vegetais que foram reservados são reintroduzidos e o curry é adicionado junto com o restante das especiarias. Também adicione o tomate. Só será necessário cozinhar mais alguns minutos antes de adicionar o leite de aveia, mexendo tudo muito bem.

Resta adicionar o cuscuz seco para finalizar o prato. Tem que começar a dourar ele por 2 minutos para que se misture bem com o molho que preparamos. Em seguida, adiciona-se água quente na mesma proporção do cuscuz e é cozido por cerca de 5 minutos até a evaporação. É importante que esta etapa seja realizada com a panela parcialmente coberta.

Para finalizar, basta mexer bem a preparação para evitar que o cuscuz endureça. Você também pode adicionar um pouco de azeite de oliva extra virgem.

Você também pode estar interessado em:  Guisado de grão de bico com espinafre

Benefícios de cuscuz vegetariano

A seguir, apresentaremos os principais benefícios de incluir esta receita de cuscuz vegetariano no contexto de uma alimentação variada e equilibrada.

Ajuda a prevenir o desenvolvimento de patologias complexas

A receita que acabamos de mostrar concentra uma grande quantidade de fitonutrientes com capacidade antioxidante. Eles estão presentes em vegetais e o curry. Esses elementos são essenciais para neutralizar a formação de radicais livres.

Conforme evidenciado por pesquisas publicadas no European Journal of Medicinal Chemistry, é vital fornecer antioxidantes regularmente para prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e problemas neurodegenerativos.

O consumo regular de frutas e vegetais em grandes quantidades tem sido associado a uma menor mortalidade por todas as causas. Isso se deve, em parte, à presença de fitonutrientes.

Fornece energia

A receita do cuscuz vegetariano é ideal para quem faz exercícios de alta intensidade. Gera uma digestão simples e rápida, pois não contém muitas gorduras. Por outro lado, consegue fornecer uma quantidade significativa de carboidratos complexos.

De fato, afirma-se a necessidade de garantir um consumo de carboidratos de qualidade antes das mais exigentes sessões de treino e competições. Isso pode atrasar o início da fadiga e reduzir o risco de lesões

Facilita os processos digestivos

O curry é um tempero que contém pimenta. Este composto se caracteriza por fornecer capsaicina, elemento com certa capacidade irritante no trato digestivo. No entanto, essa propriedade não é negativa; muito pelo contrário. Ela pode aumentar a velocidade do trânsito intestinal, ajudando a prevenir a constipação. Ressalta-se que as pessoas com doenças inflamatórias estomacais ou intestinais devem ter cuidado com o consumo de alimentos condimentados.

Por outro lado, a capsaicina é um elemento eficaz para promover a perda de peso, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition. Nesse sentido, pode causar um ligeiro aumento da temperatura corporal, o que afeta o número de calorias gastas durante o dia.

Pó de caril.
O curry tem capsaicina. Este irritante digestivo aumenta o gasto calórico e promove a perda de peso.

Melhora a imunidade

Tanto a cenoura quanto o pimentão e o tomate concentram uma quantidade significativa de vitamina C. Essa substância tem poder antioxidante e é essencial para estimular a função imunológica. Graças a ela, reduz-se a incidência de doenças infecciosas, principalmente as respiratórias. Isso é afirmado, por exemplo, pela pesquisa publicada em Nutrients.

Prepare o cuscuz vegetariano

O cuscuz vegetariano é simples de preparar e constitui uma receita com magníficas características organolépticas. Quase todos os membros da família gostam dele. Além disso, admite variações. É possível evitar adicionar curry ou introduzir outros vegetais diferentes na preparação.

Lembre-se que para garantir a manutenção da saúde é imprescindível o consumo de vegetais em grande quantidade. Além disso, será necessário aliar uma boa alimentação à prática de exercícios físicos regulares, priorizando as atividades de força.

Pode interessar a você...
Brownie de batata doce vegano e sem glúten
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Brownie de batata doce vegano e sem glúten

O brownie de batata doce vegano é fácil de preparar, possui excelentes características nutricionais e é delicioso. Experimente!



  • Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
  • Varghese, S., Kubatka, P., Rodrigo, L., Gazdikova, K., Caprnda, M., Fedotova, J., Zulli, A., Kruzliak, P., & Büsselberg, D. (2017). Chili pepper as a body weight-loss food. International journal of food sciences and nutrition68(4), 392–401. https://doi.org/10.1080/09637486.2016.1258044
  • Carr, A. C., & Maggini, S. (2017). Vitamin C and Immune Function. Nutrients9(11), 1211. https://doi.org/10.3390/nu9111211