Como preparar seu filho mais velho para receber o irmãozinho?

· 30 de maio de 2018
A chegada de um novo integrante na família, um bebê, constitui um acontecimento familiar que traz consigo grandes mudanças para todos. Aprenda como preparar seu filho mais velho para receber seu irmãozinho.

A chegada de um novo membro à família é um acontecimento que implica em mudanças importantes para todos no núcleo familiar.

Principalmente, para o pequeno da casa, que encara toda a nova situação como um mistério. Por isso, deve preparar seu filho mais velho para receber o irmãozinho. E essa costuma ser uma tarefa fácil!

Para o pequeno, serão muitas as mudanças em pouco tempo, visto que passará de filho único a ter que compartilhar a casa, seu tempo e seus pais com outra pessoa ainda menor e desconhecida que tomará (por um bom tempo) grande parte da atenção, especialmente da mãe.

Por esta razão, é fundamental que prepare seu filho previamente. Pouco a pouco ele irá entendendo o que irá acontecer quando o bebê nascer e quais são as coisas novas às que terá que se adaptar.

Quais são as reações que seu filho pode ter diante da chegada de seu irmão menor?

Isso depende, principalmente, da idade da criança e da relação prévia que tenha com a mãe. Você deve se preparar para qualquer tipo de comportamento e saber levá-lo da melhor maneira.

  • Pode ser que seu filho se mostre indiferente à notícia, mas depois comece a ter atitudes que nunca tinha demonstrado; se torna uma criança mal criada, por exemplo. Pode ser que comece a fazer coisas para chamar a atenção que sente que vai perder com a chegada do novo membro da família.
  • Seu filho pode demonstrar que entende a situação. Porém, quando o bebê já estiver em casa, pode ser que revele que não gosta do que está acontecendo e se sinta deslocado.
  • Também pode acontecer de seu filho se sentir feliz com a notícia e, quando o pequeno irmão nascer, se sentir orgulhoso de desempenhar o papel de irmão mais velho, ajudando a cuidar da criança e contando a novidade para todos.

Conheça: Conheça o método Ramzi para descobrir o sexo do bebê

Como dar a notícia se for uma criança pequena?

Mãe conversando com sua filha sobre receber o irmãozinho

Se seu filho tiver menos de 4 anos, explique-o que em sua barriga se encontra seu pequeno irmão; que em algum momento sairá e será tão pequeno quanto quando ele era bebê. Mostre-lhe fotos de quando ele nasceu para que vá criando uma relação com o novo integrante da família.

Também pode contar a ele uma história. De forma que lhe anuncie de uma maneira amena as mudanças que acontecerão na família. Igualmente, é uma boa ideia entrar em contato com uma família que já tenha um bebê. Assim ele poderá observar como será a situação em sua própria casa.

Como dar a notícia se for uma criança grande?

Se seu filho for maior, é muito provável que entenda a situação. Porém, são muitas as perguntas que você terá de respondê-lo. Explique-lhe as etapas da gravidez na medida em que sua barriga for crescendo. Desta maneira, poderá preparar seu filho maior para receber o irmão, evitando que sua chegada o pegue de surpresa.

Faça com que participe do processo. Leve-o com você para comprar as coisas do bebe, explique porque o novo integrante vai precisar de mais atenção e de que forma ele vai poder ajudar você. Deste modo não se sentirá deslocado.

Conselhos para preparar seu filho mais velho para receber ao irmão

Mãe preparando seu filho para receber o irmãozinho

Ajude seu filho mais velho a se preparar para a chegada de seu irmão e facilite-o as coisas da seguinte maneira:

  • Durante a gravidez, explique-o cada parte do processo com palavras simples e diga-o que ele também se formou assim.
  • Anime-o a sentir os chutes de seu pequeno irmão em sua barriga.
  • Faça com que se envolva no processo e também se sinta parte deste projeto. Deixe que te ajude a arrumar o quarto do bebê, deixe-o participar da escolha do nome, que dê sua opinião sobre a roupa da criança e leve-o com você às ultrassons.
  • Ele pode contar a sua professora e as pessoas mais próximas a ele que ele vai ganhar um irmãozinho. E essas pessoas serão um grande apoio, já que poderão fazê-lo ver a situação como uma grande experiência.
  • Assegure-se de deixar claro para ele que a nova situação familiar não vai afetar o amor incondicional que sente por ele.
  • Explique-o que seu irmão é um bebê e que requer muitos cuidados e atenção.
  • Pergunte-o como se sente com a notícia e o que quer fazer com seu novo irmão.
  • Comente com ele sobre as vantagens de ter um irmão e o quanto desfrutarão do fato de serem uma família maior. Ensine-lhe o valor de compartilhar e ajudar.

Reflexão

As crianças têm o coração tão grande e nobre que uma notícia como esta sempre será uma alegria para elas.

Preparar seu filho mais velho para receber seu irmão não tem porque ser algo complexo, só inclua-o e converse com ele. Desta forma o processo será mais fácil do que acredita.