Como lidar com a perda e os problemas com seus entes queridos?

· 7 de abril de 2018
Ainda que você não acredite, há muitas formas de lidar com a perda de um ente querido e superar o trauma e a dor sem necessidade de recorrer aos fármacos.

Infelizmente, a dor e a perda são parte inevitável da vida e deverá enfrentá-la de muitas maneiras. Por isso, ter estratégias para sobreviver aos períodos de tristeza é fundamental para o seu bem-estar.

Há uma infinidade de opções e, se procurar bem, sem dúvidas encontrará uma que se adaptará a sua personalidade e que ajudará você a lidar com o que sente. Porém, é possível que, ainda que use muitas destas técnicas, continue sendo difícil lidar com a perda e os problemas.

É importante que entenda como aplicá-las corretamente para superar a dor da melhor maneira. Não espere que ela desapareça em poucos minutos ou dias.

Este é um processo que leva seu tempo e que deve aprender a deixar que passe pouco a pouco.

Como a dor e a perda costumam se manifestar?

Mulher triste tentando lidar com a perda de um ente querido

Estas são duas palavras que ecoam em sua cabeça quando alguém importante se vai ou você sofre uma perda. O vazio que invade depois de uma tragédia pode ter efeitos secundários diferentes em cada pessoa.

Os efeitos mais comuns são:

  • Depressão
  • Isolamento social
  • Perturbação
  • Alterações do sono
  • Falta de concentração
  • Baixo rendimento no trabalho ou na escola
  • Perda de interesse em atividades que costumava gostar

Cada pessoa tem maneiras diferentes de lidar com a perda e os problemas.

Deve lembrar que o método que escolher para enfrentar o momento é importante e pode ter um impacto a longo prazo, tanto em sua saúde quanto em sua felicidade.

Estas são algumas maneiras de superar a dor e a perda melhor.

Leia também: 5 coisas que você ainda não sabe sobre a minha depressão

Aproxime-se dos outros

Lidar com a perda e os problemas pode ser mais fácil se, ao invés de mergulhar em seu próprio ser e não mostrar seus sentimentos, abrir seu coração para as outras pessoas.

Isso pode dar uma visão externa da situação e mostrar a você que conta com uma rede de apoio. Sem dúvidas, muitos ao seu redor estão experimentando algo parecido e entendem como se sente.

Eles podem ter uma perspectiva valiosa para compartilhar com você.

Evite os produtos químicos que alteram sua mente

O esporte ajuda a lidar com a perda de um ente querido

Tomar pílulas para dormir quando é preciso lidar com a perda e os problemas, é uma solução muito pobre, que costuma causar mais complicações.

Tomar umas cervejas até esquecer tudo ou usar drogas para se afastar da realidade, são maneiras de se autodestruir que não conseguirão te fazer superar o momento ruim.

Deve procurar a forma mais saudável para canalizar o que está sentindo. Do contrário será muito difícil que o controle quando deva lidar de novo com situações dolorosas.

Tente remédios caseiros

Existem muitos remédios à base de ervas que podem ajudar a encontrar paz, ainda que sua mente esteja perturbada e sejam uma opção melhor do que os antidepressivos.

Dentro das alternativas que você pode escolher estão:

  • O chá de camomila
  • A raiz de valeriana
  • A passiflora
  • A lavanda

Você pode usá-los de várias maneiras. Desde aromaterapia ou infusões, até óleos essenciais sobre sua almofada.

Pratique a meditação

Experimentar uma tragédia e ter que lidar com a perda e os problemas, pode fazer você querer se isolar e nem sempre será da maneira mais produtiva e saudável. É aqui onde a meditação pode ajudar.

Não se trata de esquecer do resto do mundo. Trata-se de identificar o verdadeiro sentido que há dentro de seu ser.

A meditação pode ser difícil quando sua mente está embebida pela dor e pela pena. Ainda que seja muito difícil, só significa que precisa trabalhá-la um pouco mais.

Procure algum tipo de expressão criativa

Estar frustrado ou confuso com o acontecido pode fazer com que suas emoções explodam. Ter um canal criativo para pôr esta energia para fora é uma opção muito saudável que protegerá suas relações.

Além disso, conseguirá prevenir que se acumulem os sentimentos negativos até se desdobrar. Deixe que sua criatividade se expresse por você de maneiras que nunca imaginou antes.

Viaje

Algumas pessoas pensam que viajar se trata mais de “sair correndo” do que de lidar com a perda e os problemas. Uma mudança de cenário pode ajudar a entrar em uma etapa de recuperação para poder pôr sua vida de novo na direção correta.

As viagens têm a capacidade única de inspirar e lembrá-lo de que ainda há coisas boas na vida pelas quais se levantar sempre que cai. Isso é algo essencial quando está em um processo de luto.

Honre a quem você perdeu

Velas para honrar a perda de alguém

Quando um ente querido se vai, não quer dizer que sua memória deva se esquecer dele. É importante que encontre a maneira pessoal e especial na qual pode honrá-lo.

Pode se tratar de qualquer coisa:

  • Uma pequena cerimônia.
  • Um altar em sua honra em casa.
  • Um ritual diário que possa incluir em sua vida com facilidade.

Isso lhe permitirá ter uma conexão com a pessoa, e também se tornar um meio para dizer adeus pouco a pouco.

Desta forma poderá se mover para mais além da dor e da pena da perda para passar para o capítulo seguinte de sua vida sem deixar a memória dessa pessoa esquecida.