7 coisas das quais você se arrependerá quando a velhice chegar

· 24 de novembro de 2016
Cedo ou tarde você se dará conta de que o mais importante não é tudo aquilo a que você está dedicando seu tempo, e se arrependerá de não ter lutado para ser mais feliz.

Essa poderia ser uma das maiores ironias da vida. Muitas pessoas vivem fazendo coisas que lhes desagradam e deixam de lado o que realmente importa para elas. Ao final de suas vidas, quando chegam à velhice, olham para trás e começam a se arrepender de não terem vivido de outra maneira.

Isso é algo mais comum do que se pensa. Muitos se lamentam por não terem passado tempo com sua família, terem trabalhado muito e não terem se divertido.

À medida que vai amadurecendo, você adquire sabedoria e começa a entender que as coisas importantes da vida são a família, o amor, a saúde e a felicidade.

Convidamos você a examinar esta lista de coisas das quais você se arrependerá na velhice se não levá-las em conta agora.

Arrependimentos que podemos ter na velhice

1. Não ser fiel a si mesmo

Esta é uma das coisas de que você se arrependerá quando envelhecer, como a maioria das pessoas.

Cumprir com as obrigações que sua família ou que a sociedade lhe impõem poderia lhe fazer desejar ter feito as coisas que queria em vez das coisas que você supunha que tinha que fazer.

Quando você faz as coisas com paixão, termina ficando orgulhoso do que faz, e isso lhe permite olhar para trás sem arrependimentos.

Leia também: Fique com quem você possa ser você mesmo, em sua essência e com liberdade

2. Permanecer num emprego que não lhe satisfaz, em vez de assumir riscos e seguir suas paixões

Estresse no trabalho

Este arrependimento anda de mãos dadas com o erro número um, mas, concretamente, tem a ver com o lugar onde você escolhe passar grande parte da sua vida.

Um trabalho, geralmente, exige 40 horas semanais de seu tempo, e provavelmente você tem entre duas e quatro semanas de férias no ano.

Se você passa a maior parte do seu tempo fazendo algo de que não gosta e que não representa um desafio, poder estar enganando a si mesmo.

Deixe de lado a ideia de ter que apresentar uma imagem ao mundo e pense no que você realmente quer e está disposto a fazer.

Não existe melhor sensação do que se sentir entusiasmado para ir trabalhar a cada dia.

3. Não passar tempo com a família

Se a família deve ser o mais importante em sua vida, por que você acaba não dando a ela o devido valor até que seja tarde demais?

Dizer não a um trabalho extra e jantar com sua família, ligar para seus pais ou irmãos, visitar sua família num final de semana ou conversar pelo Skype se você vive longe, são algumas opções para passar tempo com a família.

Existem muitas maneiras através das quais você pode se manter em contato. Não espere até ter tempo, pois pode ser que “um dia desses” seja tarde demais.

Não se dê ao luxo de esperar.

4. Não expressar seus verdadeiros sentimentos

Expressar as emoções

Não expressar o que você realmente sente é uma das coisas das quais você se arrependerá na velhice. Quando envelhecer, é mais difícil mudar seus costumes, e essa é uma das coisas que será mais complicado fazer.

Quanto antes você começar a fazer um esforço para dizer o que sente e expressar a seus entes queridos o que significam para você, muito melhor. Diga às pessoas o quanto gosta delas.

Você verá como se sente muito melhor consigo mesmo. O pior que pode acontecer é se lamentar no resto de seus dias por não ter feito isso a tempo.

5. Não manter contato com antigas amizades

Sobretudo quando você vive ou trabalha numa cidade, estado ou até país diferente, isso pode ser difícil. Se tiver passado um longo tempo, é provável que sua vida agora seja completamente diferente.

Pode ser que você pense que isso não é importante, pois o destino simplesmente o separa das pessoas que você vai deixando para trás, ou talvez você acredite que terá uma oportunidade de vê-las em algum momento.

No entanto, não deixe que esta seja uma das coisas das quais você termine se arrependendo no final da sua vida.

Contar com os velhos amigos pode ser tão simples quanto se comunicar através do Facebook e planejar tomar um café ou sair.

6. Trabalhar em excesso

Quando você envelhecer, essa será uma das coisas das quais você se arrependerá. Ainda que reservar tempo demais para descansar talvez não seja a melhor opção, distribua seu tempo livre para aquelas coisas que lhe façam feliz.

Em alguns casos um simples abraço, sentir os pés na areia da praia e até ter aulas de algo do seu interesse podem ser opções melhores do que passar horas extras no escritório ou sentando no sofá, vendo televisão.

Visite este artigo: benefícios psicológicos do abraço

7. Não viajar nem ter férias suficientes

Passar um tempo com a família

Não é tão difícil encontrar uma maneira de ter mais tempo livre. Você pode negociar férias não-remuneradas, ou até tentar trabalhar de casa e evitar que tudo se acumule em seu escritório.

Estabeleça limites de tempo e apegue-se a eles. Se seu emprego não respeita suas necessidades de uma vida pessoal, então você deveria começar a buscar um novo trabalho em que possa distribuir melhor seu tempo.

Comece a meditar sobre as cosias das quais você se arrependerá quando envelhecer e mude hoje. Não espere até estar quase morto para começar a viver.