Como preparar uma saudável geleia de aloe vera
O gel contido na planta de aloe vera é valorizado em muitas culturas por seu elevado teor de nutrientes e diversas aplicações terapêuticas. Hoje falaremos sobre como preparar uma saudável geleia de aloe vera.
Está comprovado que é um excelente antisséptico e depurativo natural que pode destruir vários tipos de patógenos que afetam a saúde.
Também se destaca por ser um anti-inflamatório natural, ideal para quem sofre de doenças como a artrite, a prisão de ventre ou as úlceras, entre outras.
Contém 19 aminoácidos essenciais, substâncias necessárias para a formação e estruturação das proteínas que o corpo requer para as células e tecidos.
Seu consumo regular auxilia a função metabólica e facilita a expulsão das toxinas que ficam retidas no corpo.
O melhor de tudo é que é um ingrediente muito versátil que pode ser incorporado de muitas formas em nossa dieta regular.
Por exemplo, graças à sua consistência gelatinosa, podemos usá-lo como base para fazer uma nutritiva geleia de aloe vera natural.
A receita é muito fácil e nos oferece como resultado um reconstituinte e antiácido caseiro que podemos usar com várias finalidades.
Em que consiste esta geleia de aloe vera?
A geleia natural de aloe vera é um produto 100% orgânico que, em troca de pouquíssimas calorias, oferece diversas propriedades para a saúde.
Diferentemente de muitas geleias de frutas, esta é livre de açúcares refinados e outros compostos químicos não saudáveis.
Ela é preparada a partir da combinação de gel de aloe vera com pectina, um tipo de fibra dietética encontrado na maçã e que serve como gelatinizante.
A pectina é muito fácil de preparar em casa e é fundamental para conseguir a coagulação da geleia de aloe vera.
Como preparar pectina caseira?
Para preparar este ingrediente é importante conseguir maçãs orgânicas e uma peneira de nylon forrada com gaze que ajude a conseguir a filtragem correta.
Ingredientes
- 900 g de cascas e corações de maçãs
- 1,7 litros de água
Instruções
- Coloque as cascas e corações das maçãs em uma panela grande, acrescente a água e deixe-as em fogo médio até que se transformem em um purê.
- Após este passo, deixe repousar por alguns minutos e coe usando uma peneira de nylon.
- Reserve em um recipiente e comece a preparar a geleia de aloe vera.
Receita de geleia de aloe vera
Outro dos ingredientes que iremos acrescentar a esta receita caseira é o maravilhoso suco de limão. Neste caso ele não apenas proporcionará mais nutrientes, mas também atuará como conservante natural para prolongar a vida útil da geleia.
Leia também: Conheça os benefícios do suco de limão
O gel de aloe vera não deve ser submetido a temperaturas muito altas, já que isso reduziria suas qualidades nutricionais e propriedades.
A chave para evitar que chegue à ebulição é combiná-lo com a pectina antes de proceder a usar os demais ingredientes.
Você vai precisar de:
- 2 xícaras de gel de aloe vera (500 g)
- 1 ½ xícara de açúcar orgânico (350 g)
- 1 ½ xícara de água (350 ml)
- 1 colher de sopa de pectina (20 g)
- 2 colheres de sopa de suco de limão (20 ml)
- 1 frasco de vidro
Preparo
- Coloque a água em uma panela e aqueça-a junto com o açúcar para formar um xarope.
- Mexa de forma contínua com uma colher de madeira e assegure-se de que fique bem dissolvida.
- Você deve levar em conta o tempo de cocção, já que se deixar tempo demais no fogo ela se transformará em um caramelo.
- Uma vez obtido o xarope, retire-o do fogo, espere repousar por alguns minutos e acrescente o gel de aloe vera, a pectina e o limão.
- Continue mexendo para que tudo fique bem integrado e aqueça em fogo baixo para que se funda por completo.
- Após obter a consistência desejada, armazene em um frasco de vidro com tampa.
Modo de consumo
- Esta geleia de aloe vera natural pode ser ingerida sozinha ou acompanhada de frutas e sucos naturais.
- O consumo deve ser de uma colher pela manhã e outra no meio da tarde.
- Tome uma colher adicional em caso de acidez estomacal, úlceras ou infecções.
- Evite ingeri-la em excesso pois ela contém propriedades laxantes que podem causar efeitos não desejados.
Você gostou desta receita? Agora que já sabe como preparar a geleia de aloe vera em casa, não deixe de usá-la como complemento em sua alimentação.
Sua ingestão regular irá melhorar a digestão, ajudará a perder peso e evitará o desenvolvimento de vários tipos de problemas de saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hu, Y., Xu, J., & Hu, Q. (2003). Evaluation of Antioxidant Potential of Aloe vera (Aloe barbadensis Miller) Extracts. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf034255i
- Radha, M. H., & Laxmipriya, N. P. (2015). Evaluation of biological properties and clinical effectiveness of Aloe vera: A systematic review. Journal of Traditional and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1016/j.jtcme.2014.10.006
- Rajeswari, R., , M. Umadevi, C. S. R., & , S. Selvavenkadesh, K. P. Sampath Kumar, D. B. (2012). Aloe vera: The Miracle Plant Its Medicinal and Traditional Uses in India. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry.