Como organizar o casamento dos seus sonhos?
Escrito e verificado por a filósofa Isbelia Esther Farías López
Quando um casal decide dar um passo adiante na relação e ficar noivo, a felicidade os invade, mas também várias dúvidas e preocupações sobre como organizar o casamento dos seus sonhos, da melhor maneira possível.
Obviamente, eles querem compartilhar a notícia com familiares e amigos, e a ansiedade começa a vencer a batalha. A casa começa a se encher de revistas de casamento e folhetos de salão de festas. Fala-se de convidados, refeições, lua-de-mel, alianças… e parece que é muito trabalho.
Dicas para planejar o casamento dos seus sonhos
Em primeiro lugar, é melhor que ambos participem ativamente na organização dos preparativos. Dessa forma, toda a responsabilidade não recairá sobre um dos casais.
Além disso, ambos devem deixar claro que, em algum momento, pode ser necessário delegar tarefas. Então, eles devem tentar escolher algumas pessoas em quem confiam para ajudá-los.
Para evitar que um dos dois fique muito estressado, o ideal seria que o casal compartilhasse as diferentes tarefas a serem realizadas. Resumindo, viver o passo a passo juntos vai te ajudar a não se sobrecarregar.
1. Defina a data e o tipo de casamento
É aconselhável escolher uma data com vários meses de antecedência para ter tempo suficiente para planejar. Embora muitos tenham escolhido um dia com significado especial para o casal, há outros fatores que devem ser considerados.
Dependendo da época do ano que decidirem, outras questões serão delimitadas, como, por exemplo, vestuário. Um evento diário ou noturno não é o mesmo, com tempo quente ou com neve. É preciso pensar que tudo está relacionado a tudo para ter o melhor casamento dos seus sonhos.
Também é relevante discutir com o casal se a cerimônia será apenas civil ou se eles terão um casamento religioso. Em seguida, dirija-se aos locais indicados para reservar a data escolhida e o material para os cursos pré-nupciais.
Leia também: Quais são as vantagens e desvantagens do casamento civil?
2. Lista de convidados
Faça a primeira lista de convidados sempre juntos para adicionar ou restar convidados. Idealmente, também ela deve ser vista por familiares e amigos próximos. É uma boa medida para evitar cometer erros com esquecimentos inconscientes que costumam trazer grandes dores de cabeça.
Ter este primeiro rascunho permite avançar com as reservas posteriores, onde os custos estão relacionados com o número de pessoas.
3. O salão de festas
Você tem que escolher o tipo de celebração para escolher o lugar certo. Para isso, você deve selecionar dia ou noite, salão ou ao ar livre, clássico ou com tematica, etc. Uma vez delimitados esses fatores, vocês começam a visitar os salões possíveis e reservar uma data. Você tem que fazer isso com tempo.
Nesta mesma fase, pode ser acordado o tipo de catering a oferecer. Geralmente, as salas de eventos já possuem alternativas próprias para oferecer. A decoração é ainda personalizada para cada casal, seguindo a tendência que procuram marcar.
4. Contrate provedores externos
Em alguns casos, é necessário contratar pessoal externo para determinadas tarefas, não menos importantes. Caso não sejam serviços oferecidos pelo salão de festas, é preciso procurar determinados profissionais como:
- Fotografia e filmagem.
- Música e iluminação.
- Maquiagem e penteado.
- Shows especiais (se você decidir trazer artistas ou uma banda ao vivo).
- Decoradores extras.
- Ramo de noiva.
5. As roupas dos noivos
Escolha um designer para fazer o terno do noivo e o vestido da noiva. Assim, vocês poderão criar as peças imaginadas para o casamento dos seus sonhos.
Uma vez feita as escolhas vocês terão que voltar mais algumas vezes antes da cerimônia para fazer testes e, se necessário, algumas modificações. Também se pode optar por fazer as roupas dos padrinhos.
Descubra também: 10 ideias para um casamento de verão
6. Os anéis
Ambos devem ir e selecionar juntos os anéis que serão um símbolo de sua união para sempre. Existem cada vez mais tipos de alianças, então você pode escolher de acordo com seu orçamento e gosto.
Também precisam decidir quem será o responsável por levar os anéis ao altar.
7. Fazendo os convites para o casamento dos seus sonhos
O ideal é enviar os convites com dois ou três meses de antecedência. Assim, todos os convidados têm a possibilidade de reservar essa data para os acompanhar.
Todas as informações necessárias devem estar no convite. Tipo de casamento, tipo de vestido, hora, local, etc. Uma frase linda e romântica também é bem-vinda e atraente. O design deve coincidir com o resto dos detalhes da cerimônia.
8. Pense em convidados de outros lugares
Aqueles que viajam de longe para compartilhar esse dia mágico devem ser considerados no planejamento. Reserve hospedagem para eles e garanta que sua estadia seja agradável. As despesas serão acordadas com cada um de acordo com suas possibilidades econômicas.
9. Motorista para os noivos
Decida e prepare o carro do casamento. Em que veículo chegarão ao local, quem os levará, como decorar o transporte? Muitas das fotografias clássicas que ficarão na memória estarão com o carro.
Dicas extras para o casamento dos seus sonhos
Além disso, se o casamento for no campo, por exemplo, é preciso pensar nos meios de transporte possíveis para os convidados.
Se muitas crianças participarem da festa, podem ser contratados animadores ou jogos para seu entretenimento.
Embora muitos amigos ou parentes possam querer se oferecer para tirar fotos ou musicalizar o evento, é preferível contratar um terceiro e deixá-los aproveitar o evento.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.