Quais são as vantagens e desvantagens do casamento civil?

Casar ou não? Este artigo pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas e entender as vantagens e desvantagens do casamento civil.
Quais são as vantagens e desvantagens do casamento civil?

Última atualização: 24 Janeiro, 2021

Hoje em dia muitos casais decidem optar pelo casamento civil. Este tipo de união consiste em se casar participando de um evento diante de um juiz, onde é assinado um documento que confirma legalmente a união conjugal.

Além disso, os casais costumam fazer uma celebração com seus entes queridos. Sem dúvida, trata-se de um dia muito especial.

No entanto, por que alguns casais decidem se casar e outros não? Para responder a essa pergunta, descobriremos algumas vantagens do casamento civil, mas também suas desvantagens.

Vantagens do casamento civil

Há uma série de vantagens no casamento civil das quais muitos casais podem não estar cientes. Nem todo mundo quer se casar, mas alguns o fazem pelos motivos que veremos abaixo. Vejamos alguns desses benefícios para entender por que esse tipo de união pode ser conveniente em alguns relacionamentos.

Dedução na declaração do imposto de renda

Declarar imposto de renda
O casamento civil pode ter algumas vantagens legais relacionadas à declaração de bens no imposto de renda.

Devemos fazer a declaração do imposto de renda todos os anos, embora existam pessoas que não precisam apresentá-la se cumprirem determinados requisitos.

Quando um casal se casa no civil, pode apresentar uma declaração do imposto de renda conjunta. Esta é uma boa oportunidade, especialmente se um dos membros não trabalhar, uma vez que existem certas deduções nestes casos.

Além disso, ao casar no civil e ter filhos, isso também representa uma oportunidade de deduzir uma certa quantia em dinheiro na demonstração do imposto de renda.

Quanto mais filhos o casal tiver, maior o percentual de dinheiro que os pais podem deduzir. Além disso, a isto se acrescem ainda os auxílios estatais.

Outra oportunidade para deduzir dinheiro está na venda de uma casa. Se o casal comprou o imóvel e, depois de alguns anos, decide vendê-lo, não precisa devolver o que foi deduzido.

Herança e pensão de viuvez

Outra das vantagens do casamento civil é que, se um dos membros do casal morre, o outro recebe uma pensão de viuvez. Se não fossem casados, isso não aconteceria, a não ser que comprovassem ter união estável.

Além disso, em matéria de herança, os filhos do casal podem deduzir uma porcentagem bastante alta quando tiverem que pagar pelo imposto sobre a herança. Esta taxa é obrigatória para poder receber o patrimônio correspondente.

Desvantagens do casamento civil

Já vimos algumas das razões pelas quais muitos casais se casam no civil. Há várias vantagens legais bastante atrativas.

No entanto, mesmo que tudo pareça ser benéfico, na realidade existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração. Vamos entender por que, em algumas circunstâncias, casar no civil pode ser uma desvantagem.

Casal assinando divórcio
As desvantagens do casamento civil podem ocorrer após a união, principalmente se houver um processo de divórcio.

Problemas no divórcio

Os divórcios entre casais costumam ser problemáticos, algo que não aconteceria se esse enlace civil nunca tivesse ocorrido.

Se não somos casados ​​com nosso parceiro e não queremos mais continuar com ele, é necessário apenas romper o relacionamento, pegar tudo o que está em nosso nome e pronto. Mas quando nos casamos, a situação fica mais complicada.

  • Questões de guarda: a escolha entre guarda compartilhada ou total pode prolongar o processo de divórcio, além do mal que as crianças acabam passando.
  • Problemas com dívidas: quando existem dívidas, também é preciso ver quem ganhava mais para que possa contribuir com mais dinheiro para pagá-las.
  • Dificuldades na distribuição de bens: quando os cônjuges não concordam com quem recebe o quê e quanto.

Todos esses conflitos que podem surgir durante um processo de divórcio impedem que este flua de forma mais natural e que a situação seja resolvida o mais rápido possível. Isso não aconteceria se não houvesse casamento civil. Por isso, este é um ponto que o casal precisa ter em mente.

Conclusão

Existem algumas vantagens do casamento civil. No entanto, também existem diferentes desvantagens que podemos não estar dispostos a experimentar. Agora que conhecemos todas essas informações, é importante avaliarmos o que é melhor para nós e o que nos convêm.

Muitas vezes, não se trata de se casar para reafirmar a união do casal, mas de obter algum tipo de vantagem. Mas, no caso de um divórcio (algo que não podemos prever que vá acontecer ou não), a situação pode ser muito mais complicada. Portanto, nessa questão de casamento civil, cabe a pergunta: o que pesa mais para você?

Pode interessar a você...
Por que decidimos nos casar?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Por que decidimos nos casar?

Nestes tempos onde o casamento é "opcional", muitos casais continuam passando pelo altar dizendo "sim". Mas, na verdade, por que decidimos nos casar?