Como organizar a cozinha segundo Marie Kondo

30 de dezembro de 2019
Nesta ocasião, de mãos dadas com a guru da organização, Marie Kondo, compilamos algumas dicas para deixar a cozinha mais organizada. Te interessa? Não deixe de aplicar essas dicas em sua casa!

Quer aprender a organizar a cozinha de acordo com Marie Kondo? Hoje em dia, a guru da organização japonesa está na boca de milhares por protagonizar “Ordem na casa com Marie Kondo” na Netflix. Em 8 capítulos, a especialista oferece uma série de dicas para famílias com crianças através de seu método “Konmari“.

Agora, Kondo tem uma filosofia interessante que tentou transmitir a todos através de seus livros e seu programa de televisão: “A partir do momento em que você começa a organizar, você é forçado a reiniciar sua vida”. Aplicando isso em espaços como a cozinha, ele propõe algumas estratégias para alcançar a ordem. Descubra tudo neste artigo!

Organize a cozinha de acordo com Marie Kondo

Você é uma daquelas pessoas que tem que esvaziar todo o armário da cozinha para tirar uma panela? Você acumula recipientes pegajosos e sem tampa?  Limpar a cozinha é uma odisseia por conta do grande número de coisas?  Se suas respostas forem sim, você precisa saber como organizar a cozinha de acordo com Marie Kondo. Por isso, em seguida, daremos as dicas mais preciosas!

Pode te interessar: Ordem na cozinha com um painel organizador!

Minimalismo, a principal regra para organizar a cozinha de acordo com Marie Kondo

Classifique a cozinha de acordo com Marie Kondo

A primeira recomendação para seguir o estilo de Marie Kondo ao organizar a cozinha é optar por um estilo minimalista. Embora haja quem prefira panelas e colheres à vista, neste caso a proposta é liberar espaço para obter um ambiente mais sereno.

Kondo, em seu livro Spark Joy (que não tem edição em português), sugere evitar colocar itens nas bancadas da cozinha, em torno da pia ou perto do aquecimento. Em poucas palavras, primeiramente, as superfícies de trabalho na cozinha devem ser liberadas ao máximo.

Fazer um inventário

Para aplicar o minimalismo na cozinha, é necessário fazer um inventário de todos os utensílios que temos. Às vezes, não saber como otimizar o espaço nos faz distribuir diferentes objetos nas prateleiras da cozinha, sala de jantar ou móveis auxiliares.

Reunindo todos eles no mesmo ponto, podemos determinar o que realmente nos ajuda para assim dispensar o que não tem utilidade. Feito isso, vamos para o próximo passo.

Descartar

Depois de fazer um inventário de toda a cozinha, é possível identificar objetos úteis e aqueles que não têm utilidade ou estão danificados. Nesse momento, é hora de aplicar uma das principais recomendações de Marie Kondo para organizar a cozinha: “a eliminação”.

Um dos principais pilares do método “Konmari” é manter apenas o que nos faz feliz. Portanto, se um objeto não nos serve ou está danificado, é melhor descartá-lo. Depois de tirar todos os utensílios do inventário, o ideal é ficar só com o indispensável.  Além disso, podemos aproveitar esse momento para limpar completamente os móveis e armários da cozinha.

Limpar a bancada

Cozinha organizada

Voltando às recomendações do primeiro ponto, é importante mencionar de maneira especial a necessidade de limpar completamente a bancada. Como sabemos, essa é uma das áreas da cozinha onde trabalhamos mais ao preparar alimentos; por isso, muitas vezes acaba salpicada com resíduos de óleo ou alimentos.

Considerando isso, ter potes, recipientes, panelas ou qualquer outro utensílio pode acabar em mais sujeira e desordem na cozinha. No entanto, se estiver completamente desocupada, a limpeza pode ser feita em minutos e sem dificuldade.

Descubra: Como reformar a cozinha sem gastar muito dinheiro

Divida os objetos por categoria

Aplicando as regras de Marie Kondo para organizar a cozinha, devemos levar em consideração que cada um dos objetos deve ser dividido por categoria. Em outras palavras, você precisa dar um espaço exclusivo para colocar os talheres, outro para os potes, outro para as panelas, e assim por diante.

Armazenamento e preservação dos alimentos

A maneira de armazenar e conservar alimentos tem muito a ver com a ordem que reflete a cozinha. A este respeito, Kondo faz várias recomendações:

  • Primeiramente, organize alimentos e especiarias em potes herméticos que, se possível, sejam bem visíveis.
  • Coloque caixas na despensa para armazenar e classificar os alimentos de maneira mais ordenada. Dessa forma, sempre saberá onde encontrá-los.
  • Adquira recipientes para vegetais, de preferência em vidro, para ver seu conteúdo.

Em conclusão, organizar a cozinha de acordo com Marie Kondo…

É uma maneira de promover o bem-estar mental e o sentimento de felicidade. Embora muitos ignorem, a harmonia em cada espaço da casa tem muito a ver com humor e emoções. Nesse caso, para obter uma cozinha mais limpa e arrumada, será mais gratificante trabalhar nela. Coloque em prática!

  • Marie Kondo. (s.f.). En Wikipedia. Recuperado el 02 de julio de 2019  de https://es.wikipedia.org/wiki/Marie_Kondo
  • Kondo, M., (2016). La felicidad después del orden (La magia del orden 2): Una clase magistral ilustrada sobre el arte de organizar el hogar y la vida. Penguin Random House Grupo Editorial España.